Quer curtir uma praia nas próximas férias? Aqui estão as mais encantadoras que já visitamos durante nossa viagem pelo mundo!
A lista não segue nenhuma ordem. Mencionamos aquelas que mais nos encantaram, seja pela beleza, pela história ou pela cultura do lugar.
1. Coron, Filipinas
Várias vezes escutamos que a região de Palawan, nas Filipinas, é o lugar mais bonito do mundo, pelo menos no que diz respeito às praias. Nós não vamos nos arriscar a afirmar isso, mas podemos dizer que as praias aqui são, sim, paradisíacas.
Os dois destinos mais famosos de Palawan são El Nido e Coron. Infelizmente não conseguimos visitar El Nido por conta de uma tormenta, mas tivemos o prazer de conhecer Coron em um dia de bastante sol.
Além das praias, Coron conta também com lagoas e paredões de pedras que são sensacionais.
Leia tudo sobre Coron aqui.
2. San Blas, Panamá
Ok, San Blas não é uma praia, mas sim um arquipélago, composto por várias ilhas, uma mais bonita que a outra. Deixamos assim porque é impossível escolher uma só: em sua viagem para cá, procure conhecer várias delas, pois cada uma tem seu encanto especial.
Além da beleza paradisíaca das ilhas, esta região também é o lar dos Kuna Yala, um grupo indígena que vive basicamente da pesca e do comércio de cocos. Eles são autônomos e têm um idioma e uma forma de governo próprios. Se você curte conhecer culturas diferentes, este é um bônus para o passeio.
Leia tudo sobre San Blas aqui.
3. Roatán, Honduras
As pessoas que deixam de visitar Honduras por medo da violência não sabem o que estão perdendo: no norte deste pequeno país da América Central estão algumas das ilhas mais bonitas do mundo. E o melhor: como o turismo é relativamente pequeno, os preços aqui são bem mais baixos do que em outros destinos do Caribe.
A ilha de Roatán oferece praias de mar azul, água transparente e até lugares para nadar com arraias, além de opções de hospedagem que vão desde hostels simples até hotéis luxuosos. A sua vizinha, Utila, é uma alternativa para aqueles que curtem opções mais roots. Apesar de não ter praias tão interessantes como Roatán, Utila oferece pontos excepcionais para a prática de mergulho. Se você ainda não fez o curso, tudo bem: este é um dos lugares mais baratos do mundo para tirar a certificação.
Leia tudo sobre Roatán aqui.
4. Cancún, México
Sim, Cancún. Este era um destino que até cogitamos pular, já que o estilo “resorts chiques/baladas caras” não combina muito conosco.
Mas Cancún não se tornou o principal destino do México por acaso: suas praias são realmente espetaculares, com um azul incrível e areia branca. E não é preciso ser rico para curtir: pelo AirBnb se consegue hospedagens boas por menos de 12 dólares para um casal no centro.
Além da praia, a região possui ruínas e belezas naturais impressionantes, como os imperdíveis cenotes.
De Cancún você também pode visitar a badalada Playa del Carmen, nadar com tartarugas em Akumal ou ou ver as belas ruínas de Tulum.
Leia tudo sobre Cancún aqui.
5. Galápagos, Equador
Este é um destino caro, mas que vale cada centavo. Trata-se de um grande arquipélago no meio do Pacífico, composto por várias ilhas que possuem várias praias. Aqui, também, é impossível escolher uma só, por isso te convidamos a ir lá e decidir por si mesmo. Você entenderá por que Darwin passou tantos anos nesta região.
Há tours para ver tubarões, pinguins, tartarugas e uma infinidade de outros animais aquáticos e aves. Se não quiser gastar, tudo bem: vá para a ilha de Isabela e mergulhe no cais do porto mesmo. Ali pudemos nadar com vários lobos marinhos e iguanas. De vez em quando, um pinguim ou uma tartaruga vinha nos fazer uma visita.
Nós visitamos Galápagos faz tempo, antes de começarmos nossa viagem pelo mundo, mas escrevemos este post contando detalhes de nossa experiência por lá.
6. Boracay, Filipinas
Boracay já foi eleita como a ilha mais bonita do mundo pelo TripAdvisor. Ainda que as praias de Palawan talvez a superem em beleza natural, Boracay vem com o pacote completo. Aqui você pode se hospedar em um hotel de frente para o mar, curtir a praia e no fim do dia jantar em um restaurante luxuoso (ou em um fastfood, depende do seu gosto). Nós passamos a virada do ano de 2017/2018 aqui, e foi maravilhoso.
Pouco tempo depois de nossa visita a ilha foi fechada por conta do excesso de turismo. Fizeram uma limpeza geral e agora as praias estão novamente abertas, para a alegria de todos os visitantes.
Leia tudo sobre Boracay aqui.
7. Ilhas Gili, Indonésia
Não sei quantos dias ficamos nessas ilhas, mas foi o suficiente para perdermos a noção do tempo. As ilhas Gili são três, sendo uma delas a mais badalada, outra ideal para casais e outra mais selvagem. Vai de acordo com o gosto do freguês.
Nós ficamos na Gili T, a mais badalada. Mas não se iluda, pois ela ainda assim é bastante tranquila. Em suas ruas de terra, os únicos veículos que andam são bicicletas e uma ou outra carroça. Há hotéis dos mais simples aos mais luxuosos. E suas praias são ótimas para a prática de snorkel: além de ver uma infinidade de peixes coloridos, sempre nos deparávamos com uma ou outra tartaruga nadando pela região. Este talvez seja um dos poucos lugares do mundo onde você pode nadar com tartarugas de graça.
As ilhas Gili ficam a poucas horas de barco da famosa ilha de Bali.
8. Flores, Indonésia
Outra região repleta de ilhas com praias paradisíacas. Acho que o snorkel mais bonito de nossas vidas foi aqui: vimos uma infinidade de peixes e estrelas do mar a poucos metros de distância da praia. Era até difícil de acreditar.
Perto de Flores ainda há a famosa pink beach, uma praia pitoresca que possui areia cor-de-rosa. Ah, aqui perto estão também os temíveis Dragões de Komodo.
Recentemente o governo da Indonésia restringiu o turismo por estes lados para preservar os animais. Verifique a situação antes de viajar para lá.
Leia como foi nosso passeio por Flores aqui.
9. Parque Nacional Morrocoy, Venezuela
O Parque Nacional Morrocoy é composto por várias ilhas e uma pequena parte continental. A cidade base para visitar este parque é Chichiriviche, uma cidadezinha simples e incrivelmente barata (quando estivemos lá, conseguimos um hotel com ar-condicionado por 4 reais, e a cerveja custava o equivalente a R$0,60).
A beleza deste lugar está principalmente nas ilhas: pegue um tour de barco, visite a piscina natural de Juanes, a praia deserta de Cayo Borracho e coma uma lagosta na paradisíaca Cayo Sombrero. Não deixe de ver os flamingos rosados que existem na região.
Leia como foi nosso passeio em Morrocoy aqui.
10. Acapulco, México
Sei que muitos odeiam Acapulco, mas algo nos encantou por lá. Não sei dizer bem o que foi, já que suas praias, ainda que não sejam feias, não têm nenhum encanto especial. Talvez seja pelo fato de sermos fãs do Chaves. Talvez seja porque Acapulco ainda mantém um clima de anos 50. Talvez sejam seus penhascos à beira do mar.
Seja como for, nós adoramos este destino. Uma pena é que os traficantes parecem ter um gosto similar ao nosso: esta cidade ficou famosa pelo comércio de entorpecentes, e hoje está na lista de cidades mais violentas do mundo.
Leia nosso post sobre Acapulco aqui.
11. Playa Azul, México
Esta pequena vila de pescadores, com uma praia escura e um mar bastante agitado, dificilmente seria chamado de “paraíso” se não fosse um detalhe: é aqui que, durante o ano todo, milhares de mamães tartarugas desovam. Se você sempre sonhou em ver estes gigantes animais saindo do mar, ou os pequenininhos filhotes dando seus primeiros passos na areia, não pode deixar de dar um pulo por aqui.
Há vários outros lugares no mundo onde você pode ver a desova de tartarugas, mas raros são como Playa Azul. Aqui praticamente não chegam turistas. Você pode até acampar na praia e esperar elas aparecerem.
Leia nosso post sobre Playa Azul aqui.
12. Playa Blanca, Colômbia
Pertinho de Cartagena, Playa Blanca é um daqueles lugares que estão em sério risco de perder o título de paraíso. Não sabemos como está a praia hoje, mas quando estivemos lá (começo de 2017) a situação já começava a sair do controle. Havia muito mais turistas do que ela conseguia suportar. No fim da tarde, quando os tours começam a ir embora, a situação melhorava um pouco.
Mesmo com esses problemas, a experiência de acampar naquela praia é única. Mas se você não viaja com uma barraca, tudo bem: há algumas pousadas simples por ali. Por enquanto, nada de hotéis de luxo (repito: por enquanto).
Leia nosso post contando como foi acampar em Playa Blanca aqui.
13. Mahahual, México
Mahahual é uma joia escondida no México. Está no Caribe, a cerca de 350 quilômetros ao sul de Cancún e, apesar de ser destino de alguns cruzeiros, ainda é pouco explorado. Sua água é azul e transparente, e a cidadezinha pequena tem um charme em especial. Para mochileiros, a grande vantagem é que há campings muito econômicos por lá.
Leia nosso post completo sobre Mahahual aqui.
14. La Guajira, Colômbia
La Guajira é uma península desértica, no caribe colombiano, próxima à fronteira com a Venezuela. É lar dos índios Wayúu, famosos pelo espírito guerreiro e por terem ajudado Simón Bolívar na luta pela independência. Infelizmente esse povo nunca foi devidamente recompensado por sua bravura, e hoje La Guajira é uma das regiões mais pobres da América do Sul, com uma taxa de mortalidade infantil assustadora.
O destino mais famoso é Cabo de La Vela, no norte da península. Devido à dificuldade de acesso e ao medo que muitos têm, somente os mais aventureiros chegam aqui. Ainda que as praias não sejam espetaculares, a experiência de chegar num lugar desses e o aprendizado que se ganha no caminho valem todo o esforço.
Leia nosso post completo sobre La Guajira aqui.
15. Capurganá, Colômbia
Capurganá é uma pequena cidadezinha, quase na fronteira com o Panamá, que só é acessível em barco ou avião (o que faz com que muitos a confundam com uma ilha).
Chegar a Capurganá é quase como chegar na América que Cristóvão Colombo descobriu: sua vegetação nativa forma uma paisagem que você dificilmente verá em outro lugar.
As águas não são tão transparentes, mas são exclusivas aos poucos aventureiros que ousam viajar por estes lados. Capurganá é também a base para aqueles que querem cruzar para o Panamá sem pegar avião.
Leia tudo sobre Capurganá aqui.
É isso, pessoal! Concordam com a lista? Algum outro paraíso que esquecemos de mencionar? Comentem aí.
E não deixem de nos acompanhar em nossas redes sociais:
Dicas para a sua viagem:- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!