Nosso roteiro de volta ao mundo!

Nós não estamos viajando com um roteiro bem definido, porque gostamos de chegar nos lugares e pedir a opinião dos moradores locais. Desta forma, descobrimos cada lugar encantador que não está nos livros de turismo!

Um esboço do caminho que pretendemos fazer é este:

Nosso roteiro de viagem de volta ao mundo - RTW
Nosso roteiro de viagem de volta ao mundo – RTW

Estes são os países por onde já passamos:

Países por onde já passamos. Atualmente no México!

Se quiser ver o mapa mais detalhado de por onde passamos, acesse o link abaixo:

https://www.tripline.net/trip/Nossa_volta_ao_mundo-7730340117101011B90397F66D382642

E, para saber quanto já gastamos até agora, todo o mês atualizamos nossa planilha:

Planilha de Gastos da Viagem

Querem nos acompanhar? Sigam a gente por aqui, ou no face (http://www.facebook.com/mundosemfimoficial) e no Instagram (@mundosf)!

🙂

Salvar

Salvar

38 comentários sobre “Nosso roteiro de volta ao mundo!

  1. Boa Tarde. Eu e minha namorada estamos muito animados com a possibilidade de encarar assim como voces uma mochilada pelo mundo. Temos viagem para europa agora dia 4 de outubro porem estamos planejando cancelar e começar aqui pela america latina. Gostaria de saber se 8 mil dolares seria o suficiente para fazer essa jornada ? Obrigado abraço

    1. Boa tarde Bruno! Conforme já conversamos, pretendemos viver com menos de 30 dólares por dia, e ainda encontrar no caminho possibilidades de trabalhar em troca de comida e hospedagem. Se tiverem disposição, é possível viajar sim gastando praticamente nada!
      Vamos atualizando o blog com dicas de economia que formos aprendendo pelo caminho.
      Boa viagem para vocês! 🙂

      1. Olá Renan, acompanho a viagem de vocês assiduamente no facebook. Tenho duas dúvidas: 1) Os vistos nos países em que é necessário. Fizeram previamente? e 2) A ideia é viver com menos de 30 dólares/dia para vocês dois juntos (15 dólares/pessoa)?

        1. Fala Paulo! Muito obrigado por acompanhar nossa viagem! 🙂
          Sobre o visto, demos uma pesquisada antes e, aparentemente, em todos os países que vamos passar conseguiremos tirar o visto na fronteira ou na embaixada do país anterior. O único que tiramos com antecedência foi o dos EUA.
          Sobre a grana, a ideia era conseguir gastar menos que 10 dólares para cada um. Na Argentina e no Chile foi tranquilo, mas dali pra cima está difícil. O grande problema é o preço das entradas nos lugares que queremos conhecer – destes não dá pra escapar. Só Machu Picchu já estourou o orçamento deste mês!

    1. Olá Marcia! Por enquanto estamos seguindo este mesmo desde o início. Provavelmente começaremos a alterá-lo quando chegarmos na África e no Oriente Médio, que são lugares onde não temos muito conhecimento ainda, e que as condições de segurança mudam rápido…

  2. Boa noite Bruno!

    Iniciarei minha volta ao mundo agora em maio, porém ainda estou com várias dúvidas/receios de fazer essa viagem sem muita “programação”, assim como estão fazendo.
    Quanto a estadia, costumam chegar no lugar e procurar por algum hostel ou antes de irem para a cidade já dão uma pesquisada e reservam pelo menos com alguns dias de antecedência?

    Além disso, no caso de trabalhar em troca de comida, como já vi no Travelpackers.com ou no Workaway, vocês já esquematizam com certa antecedência nesses sites ou então como fazem?

    Muito obrigado e boa viagem!

    1. Fala Francisco!
      Então, no começo da viagem costumávamos pesquisar os hotéis e enviar pedidos de Couchsurfing com certa antecedência. Acontece que, depois que começamos a pegar carona, não sabemos ao certo que dia, que horas ou onde exatamente vamos chegar. Assim, deixamos para ver tudo quando chegar no lugar mesmo.
      O que também passa é que fazemos muita amizade no caminho (tanto com outros viajantes quanto com as pessoas que nos dão carona), assim temos conseguido muita hospedagem gratuita sem depender de Couchsurfing.
      Levar uma barraca também é uma grande ajuda. Várias vezes acampamos na estrada ou em algum canto da cidade por não ter onde ficar.
      Já aconteceu também de termos que pagar um hotel razoavelmente caro porque chegamos em um lugar tarde sem termos onde ficar, mas a economia com o transporte acaba compensando esses pequenos contratempos.
      Sobre o esquema de trabalho, pagamos o workaway e conseguimos um trabalho por ali, mas no fim das contas não achamos que vale tanto a pena. O problema é que você entra no site e vê vários trabalhos bacanas de fazer, porém depois que paga e envia os pedidos, quase ninguém te responde. Viajando recebemos mais convites de trabalho de pessoas que conhecemos no caminho do que pelo site em si (praticamente todo fazendeiro que nos dá carona oferece algum trabalho na fazenda dele). Hoje procuramos seguir uma viagem mais livre de internet. Usamos mais para trabalhar em nosso blog mesmo.
      Pode ir tranquilo que no caminho as coisas vão se “arreglando”, como dizem por aqui.
      Boa viagem para você, e no que precisar estamos aqui!
      Um abraço!

    1. Nós acabamos não indo lá porque escutamos que já não tem mais o trem normal, só o turístico mesmo. Aí não nos chamou muito a atenção!

  3. Muito legal o blog de vocês, inspirador!!
    Estou encantada!
    Ainda não tive a coragem que vocês tiveram, mas por enquanto vou curtindo meu “1 mês de férias por ano” e anotando todas as dicas pro dia que decidir pegar a estrada definitivamente!

    Abraço!

    1. Obrigado Thais!
      Ficamos muito feliz que esteja curtindo nossas dicas. Um dia a gente ainda se encontra por esse mundão afora 🙂
      Abraço!!

  4. Gostaria de saber quanto ao idioma. Vcs falam quantos idiomas fluentemente para poderem se virar nesses países??

    1. Olá Flávia!
      Por enquanto só viajamos pela América Latina, assim que o idioma não chegou a ser um problema. Não falávamos muito bem espanhol no começo, mas dava para ir se virando no portunhol. Com o tempo aprendemos e agora conseguimos nos comunicar bem.
      Além de espanhol falamos um pouco de inglês. Nos países que não sejam destes dois idiomas não sabemos como vai ser!

  5. Olá!!! Fantástica viagem…e fantásticos relatos,muito bem feitos! Parabéns!
    Tenho muita vontade de fazer essa viagem, mas chegando até Nova York de ônibus e trem…
    Minhas perguntas são: Foi bem tranquilo a viagem pelos países da America Central? Ouve algum incidente? Minhas preocupações são por passar nesses países que se ouvem muitos relatos de perigos aos turistas…
    Grande abraço!!!

    1. Fala Dárcio!
      Bacana, dá pra fazer sim! Achamos todos os países até agora bastante seguros. América Central tem muito turista dos EUA e Canadá, e por isso a segurança é ainda mais reforçada. No México até agora tudo em ordem tb! Infelizmente o Brasil tem nos parecido o país mais perigoso que já pisamos…
      Abraços!!

  6. Ola Renan!
    Eu tentei procurar o roteiro dia-a-dia de vocês com a relação de cidades x lugares que visitaram não encontrei, tem no site? obrigado.

  7. Pessoal, blz? parabéns pela viagem, vcs são incríveis! … Esse roteiro america do sul, america central, mexico.. da pra fazer, na carona no estilo couthsurfing?

    1. Valeu Antony!
      Dá para fazer parte do roteiro de carona sim. Couchsurfing não conseguimos usar, mas se tiver paciência talvez consiga.
      Escrevemos um post sobre caronas na América do Sul que dá para dar uma ideia melhor. Achamos fácil de viajar assim no Chile, Argentina e Equador. Peru e México era fácil em algumas partes. Honduras e El Salvador foram fáceis também. Nos outros países ou não tentamos ou não conseguimos.

      Abraço!

  8. Não seria interessante pular o roteiro da África por questões de segurança. Vocês já passaram por regiões problemáticas e que bom que correu tudo bem. Não deixem o cansaço e o excesso de confiança trair vocês. Tenho vergonha do Brasil, porque fazer o mesmo aqui no nosso país sem ser assaltado ou coisa pior é uma sorte perdida. Como diz o lema dos escoteiros: sempre alerta! Essa não é uma mensagem pessimista, mas de preocupação até o retorno pra casa. Quando publicarem o próximo livro, não esqueçam de indicar bons países ou regiões que seria interessante migrar para morar. O que a gente vê nos noticiários é que parece que o Mundo todo está em crise, principalmente de violência, falta de oportunidades e miséria crescente para todos os lados. Para nós que estamos ficando descrentes de viver aqui no Brasil, um feedback mundial anima e desanima em saber que está ruim aqui e pior se sair daqui rumo a outros ares. Grande abraço, e sigam em boa viagem!!

    1. Valeu Marcelo. Infelizmente o Brasil é um dos países mais inseguros dos que já conhecemos mesmo.
      Que venham melhoras para o nosso país!!

      Abração!

  9. BOA NOITE,
    ADORAMOS O CANAL DE VOCÊS, É QUASE UMA DOSE DIÁRIA DE “MUNDO SEM FIM” APÓS CHEGAR EM CASA DO TRABALHO, ADORAMOS O HUMOR DE VOCÊS E PRINCIPALMENTE O SOTAQUE, RS, ADORO TAMBÉM O QUANTO SÃO QUERIDOS E INTELIGENTES.
    UMA DICA: NA VOLTA AO BRASIL O THE NOITE PODERIA ENTREVISTAR VOCÊS, JÁ MANDEI UM EMAIL PRA ELES, MAS PODERIAM MANDAR TAMBÉM, SERIA BEM INTERESSANTE, ALÉM DO QUE DARIA UM BOOM NO CANAL E NO SITE.
    .
    .
    AHHHHHHH, A GENTE TEM O MUCUFOI ( QUE É IRMÃO DO MUVINHA), QUE É UM MACAQUINHO QUE MINHA ESPOSA GANHOU A 10 ANOS ATRÁS RS, A GENTE VAI PRO URUGUAI ESSE MÊS E VAMOS LEVAR ELE E MARCAR VOCÊS, RS.
    .
    .

    DESEJO UMA ÓTIMA VIAJEM E MUITA SAÚDE E DIVERTIMENTO PRA VOCÊS.
    ABRAÇO

  10. Vocês são maravilhosos, acompanho vocês desde os primeiros 2 mil no Youtube, e de repente “BOOOMMM”, jajá 100k, que lindo ver as pessoas gostando de suas aventuras e dicas, todo por amor ao que fazem… parabens e que consiguam todos seus objetivos… vocês merecem…

  11. Oi gente!!! Meu marido encontrou o canal de vc e me mostrou os vídeos e agora estamos apaixonados pela jornada de vcs!! Eu digo todo dia pra gente assistir “os nossos amigos”. Torcemos sempre pra que tudo dê certo na aventura de vcs! Forte abraço!

  12. Boa Noite amigos

    Me chamo Carlos e estou em São Paulo nesse momento.
    Já venho assistindo vcs a algum tempo e nessa madrugada acessei o site e irei adquirir os produtos.

    A principio meu maior desejo e venho trabalhando nisso, é justamente dar uma volta por esse mundo. Tenho para mim que uma vida plena aqui seria impossível sem poder fazer algo como vcs fazem.

    Em tese essa mensagem é justamente para pedir direção e conselhos. Sobre como devo começar e por onde no aspecto financeiro, documental linguístico e toda informação complementar possível.

    Sou divorciado e quero me dedicar a essa viagem ao mundo. De fato preciso de direção e conselhos para dar inicio em até 2021 pois quero aproveitar o próximo ano de 2020 para economizar ainda mais para uma melhor segurança. Deixarei meus contatos.

    Sucesso e parabéns por vcs dois serem unidos e estarem em todos os lugares sempre juntos. Parabéns pelo cuidado que um tem com o outro. Sucesso

  13. Meus caros conterrâneos curitibanos, minha méta de vida é viver como vocês, dando um real sentido a vida…. Parabéns, logo chego lá. Grande abraço e boa viagem sempre.

  14. Parabéns pelo trabalho, pela coragem de vocês, sou um grande admirador acompanho sempre o canal de vocês, faz parte da minha rotina! Que Deus abençoe vocês!

  15. Olá Renan e Michele! Gostaria de saber se vocês publicarão alguns detalhes da viagem para a Rússia; gastos no país, recomendações de roupas de frio, transportes etc. Grande abraço procês!

  16. Boa tarde, Michele e Renan, eu e meu marido estamos pensando em fazer uma grande viagem… assisto seu canal e vcs arrasaram na telinha do Plinplin hein … minha ideia é fazer uma Eurotrip… vcs já pensaram em rodar a Europa? já fizeram algum estudo a esse destino? Sou grata por tudo que venho aprendendo com vcs…
    Se quiser criar asas, não basta observar os pássaros, é preciso se arriscar.

  17. Ola Renan
    Sou Diogenes, sigo voces, acho muito legal essa aventura, sempre quis fazer isso mas não tive oportunidade…gostaria de saber se for possivel a sequencia dos paises que passaram…sei que esta no mapa acima mas manda a sequencia que voces fizeram…
    Abraços pra voces e boa viagem!!!

  18. Antes de tudo deixo meu agradecimento sincero e admiração pelo seu trabalho, conheci seu canal no youtube há pouco tempo porém me identifiquei com vocês de uma forma carinhosa, seja pela simplicidade de ambos , seja pela “vida loka” de nomades que levam, desejo lhes tudo de bom na sua jornada e peço que continuem com corações abertos para esse mundo lindo que muitos mal conhecem e que graças a seu belo trabalho de certa forma conhecer. Abraço gaúcho do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *