San Pedro de Atacama – tudo o que você precisa saber sobre este lugar incrível!

Um pequeno oásis no meio do deserto mais árido do mundo, rodeado por paisagens que parecem de outro planeta: assim é San Pedro! Tivemos o privilégio de passar 15 dias nesta linda cidade, e exploramos cada canto para compartilhar todas as dicas com vocês!

Referência
1 real – 185 pesos chilenos (abril/2016)


Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

56 comentários sobre “San Pedro de Atacama – tudo o que você precisa saber sobre este lugar incrível!

  1. oi, amei o relato de vcs, estou indo no dia 24 de maio pra SPA, vcs acham que deve trocar meus reais em pesos no aeroporto de Santiago, já que pelo que sei a cotação do aeroporto é muito ruim, mas pelo visto é melhor que em SPA.

    1. Olá Sandra! Olha só, acho que você vai perder menos dinheiro se levar dólares. Se quiser arriscar levando reais, seria uma boa mandar um e-mail pra alguma agência de turismo ou algum hotel uns dias antes perguntando quanto está o câmbio. Aí quando estiver no aeroporto, você vê se é vantajoso ou não!
      Não sabemos como está o câmbio no aeroporto porque viajamos tudo por terra, mas realmente todos dizem que é ruim.
      O dólar é muito bem aceito em San Pedro. Estavam pagando 665 pesos em 1 dólar (o câmbio oficial é 660).
      No mais, faça boa viagem. Tenho certeza que vai adorar San Pedro!!

    1. Olá Livia,
      Não, este é o câmbio oficial (se você pagar no cartão, por exemplo). Em SPA o real não vale nada (estavam pagando na faixa de 150 no real). É melhor trocar tudo em Santiago (lá pagam uns 176) ou levar dólares!

  2. OLÁ SERÁ QUE DÁ PRA FAZER Geyseres del Tatyo E VALLE DEL ARCO-ÍRIS E YERBAS BUENAS
    no mesmo dia, pq vi que chega do Geyseres del Tatyo às 12:30.

    1. Olá Esther!
      Dá pra fazer sim. Outros passeios que dá pra fazer no mesmo dia dos Geysers são o Valle de la Luna e a laguna Cejar!
      Abs,

  3. Olá Renan, desculpe a pergunta, mas em media qual o gasto total em SPA?

    Considerando uma viagem sem luxo algum, no estilo mochilão mesmo…

    ”Hospedagem, passeios e alimentação!?”

    1. Olá Nicolle!
      Depende muito do que pretende fazer. Pra ter uma ideia, a hospedagem mais barata custava 8 mil por pessoa em quarto compartilhado (algo como 40 reais). Para comer, 2500 um almoço (13 reais).
      Com os passeios o preço varia muito dependendo da distância. Dá pra dizer que com uns 60 mil (300 reais) dá pra se divertir bem e fazer os mais próximos. Tem alguns que dá pra fazer de bicicleta, aí saem mais econômicos.
      Se quiser fazer todos os passeios, calcule uns 600 reais (só de tour) e uns 4 dias (160 de hospedagem + 150 de alimentação).
      Isso sempre buscando as agências mais baratas!

  4. Muito agradecida pelas dicas de vocês, me mandaram o site através de um grupo sobre o Chile no Facebook, pretendo conhecer o Atacama e Santiago em Out/2017 e vocês não tem noção de como as dicas postadas aqui foram importantes para mim, me senti tão agradecida que resolvi vir aqui deixar o meu comentário, e olha que não costumo fazer isso. Li tudo sobre o Atacama e Santiago, e já até entrei em contato com as agências que vocês indicaram. Muito obrigada mesmo, continuem postando tudo pois vocês ajudam muitas pessoas. Desejo todo sucesso do mundo e que consigam fazer mais e mais viagens! Parabéns pelo site incrível!

    1. Olá Fernanda! Nos alegra muito que nossas dicas tenham te ajudado!
      Aproveite bastante a viagem, o Atacama é um dos lugares mais lindos que já vimos 🙂
      Muito obrigado, e no que precisar é só perguntar!

  5. Parabéns pelo blog.

    Estou amando!

    Eu pretendo realizar minha viagem ao aataca (de carro) em Setembro de 2018 e, tenho algumas dúvidas.

    – Esta é uma baixa ou alta temporada? Quais são as altas e baixas e porque na alta é a mais barata?
    – Estou planejando fazer os passeios de carro, como Vale da Lua, Muerte, Alma, Piedas e Salar de Tara. Será que seria possível? Pelo que ví inclusive no Google Earth/Street Views, parece algo possível, ainda mais que todos os passeios têm entrada e, pelo que aparenta, estacionamento.

    1. Fala Gustavo! Nos alegra que tenha curtido o blog!
      Em setembro ainda é baixa temporada. É uma boa época para viajar, pois vai ter mais facilidade para encontrar hospedagens baratas.
      Sobre os passeios, dá pra fazer por conta própria sim, é tudo bem seguro. Só não recomendo fazer o Salar de Tara por conta própria. Não tem estrada marcada para lá, é preciso cruzar um desertão mesmo, e a chance de se perder ou encalhar e não aparecer ninguém para ajudar é muito grande.
      O ALMA oferece transporte gratuito, melhor ir com eles mesmo. Não sei como faria para chegar lá de carro e se te deixariam entrar.
      Outro que vale a pena fazer é o Gêiser, mas é bom ter um 4×4 para ir até lá.
      Abraços!

  6. O MELHOR post que achei até agora! Gente, obrigada demais por essas informações todas!

    Que a estrada crescça com vocês. Boas viagens!

    1. Olá Camila! Nos alegra muito que tenha gostado de nossa postagem!
      Curta bastante o Atacama, é um dos lugares mais lindos que já conhecemos! 🙂

  7. Olá! Parabéns e muitoooooo obrigado por compartilhar conosco suas experiências.

    Eu gostaria de pedir uma dica, vou estar de viagem pela América do sul e vou ter 2 dias inteiros (sem contar chegada e saida) em SPA, sei que é pouco tempo, mas estarei de carro, gostaria de perguntar quais passeios são realmente imperdíveis, Que eu possa fazer em 2 dias é utilizando o carro de preferência.

    Muito obrigado!

    1. Fala Bruno! Obrigado!
      De carro dá pra fazer o Valle de la Luna e de la Muerte (ficam pertinho da cidade). O passeio mais legal de lá são os Geisers. Também dá pra chegar de carro, só recomendo ver bem o caminho, porque precisa ir cedo pra lá (de preferência chegar antes do sol nascer), e os caminhos não são bem marcados. Aí pela tarde pode visitar os Ojos del Salar e a Laguna Cejar (que são um do lado do outro).
      A Laguna só compensa se tiver calor, porque a graça dela é nadar lá (você não afunda por causa do sal).
      Se tiver numa noite sem lua pode fazer um passeio para ver as estrelas também. Não sei se dá pra ir sem agência ou não. Dá uma perguntada na agência deles em San Pedro para ver!

      Abraços e aproveite, o lugar é sensacional!

  8. Parabéns pelo post!!! Muito completo!! Obrigado mesmo..

    Queria fazer uma pergunta com relação a chegada e saída do deserto. Pretendo ir para o Atacama ano que vem.. e vou fazer Bolívia e Peru na mesma viagem.. vocês aconselhariam ir para o Atacama saindo do Chile ou da Bolívia? Já li que fazendo pelo Chile a estrutura, alimentação, enfim, as condições são melhores (mesmo o valor sendo um pouco mais caro).
    Saberiam dizer?

    Desde já muito obrigado!

    1. Olá Cleiton!
      O Atacama fica no Chile, não dá pra fazer pela Bolívia. Você vai ter que ficar em San Pedro de Atacama de qualquer forma.
      A questão talvez é se você for querer fazer o Salar do Uyuni junto. Neste caso, seria melhor contratar um tour na Bolívia e cruzar pelo Salar até San Pedro (o tour leva 3 dias). Se fizer do Chile para a Bolívia ou da Bolívia para o Chile não faz diferença, já que vão ser basicamente os mesmos hotéis e as mesmas comidas, porém viajando em sentidos contrários. A vantagem de fazer no sentido Bolívia-Chile é que vai economizar aí uns 20%.

      Abraços!

  9. Muito bom o post! Vou semana que vem e queria saber den tenho que levar saco de dormir, uma vez que vou para o Uyuni. Tem lojas lá em San Pedro que vendem sacos de dormir?
    Obrigada
    Juliana

    1. Olá Juliana!
      Olha só, quando fizemos o Uyuni não precisamos. Os lugares onde dormimos eram bem generosos com cobertores. Mas escutamos que com algumas agências precisa. Mas nestes casos elas emprestam ou alugam, assim que não precisa se preocupar.
      Pra comprar lá acho que não tem. Se tiver, vai ser caríssimo. Melhor alugar mesmo! 🙂

  10. ola meu amigo, show a postagem sobre o Atacama…
    2 questoes: junho seria uma boa epoca para conhecer o Atacama tanto pelo clima quanto pelos preços em geral?
    5 dias eu e minha esposa em torno de 1000 a 1500 reais daria para aproveitar alguns passeios junto a refeiçoes, tudo claro em estilo mochileiro?
    valeu aguardo teu retorno

  11. ola meu amigo, show a postagem sobre o Atacama…
    2 questoes: junho seria uma boa epoca para conhecer o Atacama tanto pelo clima quanto pelos preços em geral?
    5 dias eu e minha esposa em torno de 1000 a 1500 reais daria para aproveitar alguns passeios junto a refeiçoes, tudo claro em estilo mochileiro?
    valeu aguardo teu retorno

    1. Olá Filipe! Obrigado!
      Sobre a data, acredito que seja boa sim. Capaz que pegue frio. Leve casacos bons. Com sorte vai ver neve no deserto, fica espetacular!
      Sobre o dinheiro, dá pra fazer sim sem problemas. Procure ficar em um hostel econômico e buscar as agências mais baratas. Bom fazer umas cotações pela internet para ter uma noção, mas fechando o passeio na hora sai bem mais barato!
      Abs,

  12. Oi Renan! Muito bom o post! Estou indo pro Atacama em fevereiro de 2018 com meu marido e, como vocês, vamos num esquema bem mochileiro, tentando economizar para os meses que pretendemos passar entre Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia 🙂
    Você teria o contato do pessoal da Ayllu? Eu super toparia ajudá-los na agência em troca de passeios! Adoro esses esquemas. Se você puder me colocar em contato, seria maravilhoso!
    De qualquer forma, agradeço pelo post. Realmente de grande ajuda!
    Bjs

    1. Olá Roberta!! Que legal, boa viagem pra vocês!!
      Trabalhar um tempo no Atacama (não só na Ayllu) é uma boa, dá até pra ganhar uma boa graninha por lá e bancar o resto da viagem!
      Olha só, o whatsapp que eu tenho da Ayllu é este aqui:
      +56 94021 2535
      O nome do dono é Mike, mas não sei se é ele que responde o whatsapp ou se tem alguém na recepção agora. Senão procura por Mike Vadel Garay no face.
      Pode entrar em contato falando português mesmo. Ele é chileno, mas fala português fluente 🙂
      Bjs!!

  13. Ola, adorei os posts. Parabéns!
    Estou indo em outubro e gostaria de dicas de roteiros, ficando dois dias em SPA. Depois sigo com o passeio pelo salar.
    Porém, quais passeios consigo fazer em dois dias??? fazendo o máximo que der….
    Obrigada.

    1. Olá Andréia!
      Olha só, dois passeios que você com certeza deve fazer é o Gêiser e o Valle de la Luna/Muerte. Esses dois dá pra fazer no mesmo dia, e são imperdíveis.
      Para o outro dia, teria que ver como está o clima por lá. Laguna Cejar é bem legal, mas teria que fazer se tiver calor. Se tiver frio nem compensa, porque você não vai conseguir entrar na água (a não ser que encare uma água gelada). O Laguna Cejar é um passeio de meio dia, então daria para combinar ele com outro (talvez puritama ou valle do arco-íris).
      Se não, poderia ver de substituí-lo pelo Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas ou pelo Salar de Tara (nós pessoalmente gostamos mais do Salar de Tara, mas a maioria prefere o Piedras Rojas + Lagunas). Ambos são passeios de um dia inteiro.
      Se ainda tiver pique e não estiver na lua cheia, pode ver de fazer um tour astronômico pela noite que é bem legal também.

      Boa viagem!!

  14. Boa noite.Quais as tomadas (tipo de pino) vc encontrou pela América do Sul?Vou viajar ao Chile,Bolívia e Peru em fevereiro mas não encontro posts completos sobre isso.

    1. Olá, esses países usam tomadas redondas (iguais a do Brasil) e aquelas antigas de pino chato. Com um adaptador para pino redondo para pino chato vc passa tranquilo nesses países.

  15. Boa noite!
    Vamos para o Chile em outubro em um grupo para participar de um evento esportivo em Val Paraiso. Alguns participantes ficarão e pretendem viajar para o norte ou sul do Chile, ou seja, Atacama ou Bariloche. Aceitamos sugestões. Abraço!

    1. Fala Dilson!
      Os dois lugares são espetaculares. Bariloche fica na Argentina, no caso teriam que fazer uma viagem internacional, talvez saia um pouco mais caro. No Chile teria a opção de conhecer lugares como Puerto Varas, Puerto Montt e Pucón que são muito bonitos. Em outubro talvez deem sorte de pegar algo de neve por estes lados.
      O Atacama é mais desertão. Algumas das paisagens mais bonitas que já vimos estão por lá. Mas, pra quem curte montanha e frio, o sul pode ser mais interessante.
      Mas os dois lugares são espetaculares, podem decidir no cara ou coroa que não vão se arrepender!! 🙂

  16. Oi Renan, muito obrigada pelo trabalho!!! Tens dicas preciosas aqui!!! Viajo no final de Maio..inicio de junho 2019. Essa época é alta temporada?? Vou procurar contato com o Mike da agencia que sugeriste. Quando voltar passo aqui para deixar alguma atualização. abração.

  17. Oi Renan, muito obrigada pelo trabalho!!! Tens dicas preciosas aqui!!! Viajo no final de Maio..inicio de junho 2019. Essa época é alta temporada?? Vou procurar contato com o Mike da agencia que sugeriste. Quando voltar passo aqui para deixar alguma atualização. abração.

    1. Olá Sandra! Obrigado! 🙂
      Nesta época ainda não é alta temporada não. Leve bastante roupa de frio – é possível que veja algo de neve no deserto. A paisagem fica muito bonita!
      Se mudou alguma coisa em relação aos valores ou aos passeios, avisa que atualizaremos o post.
      Abraço e boa viagem!!

  18. Olá pessoal, uma dica sobre o câmbio. Realizei uma viagem na seguinte ordem: Uruguay( Punta e Montevidéu), Bolívia (Lá Paz e Uyuni), São Pedro de Atacama, Calama, Santiago, Montevidéu e de volta ao Brasil. De Montevidéu a Lá Paz fiz escala de 4 horas em Santiago! Minha dúvida foi se iria realizar câmbio no aeroporto ou não de Santiago. Sei que nos aeroportos a cotação é mais baixa, contudo, encontrei as seguintes cotações: Aeroporto de Santiago cotação de 180 pesos chilenos para cada real. Já em São Pedro nas casas de câmbio na rua Caracoles foi de 150. Procurando um pouco mais em ruas perpendiculares a Caracoles consegui uma cotação de 170 pesos. Assim, caso vc não tenho tempo de trocar dinheiro na rua Augustina em Santiago, para mim em Janeiro de 2020 obtive a melhor cotação no aeroporto de Santiago. Espero que tenha ajudado pois essa informação não descobri em nenhum lugar em tempo real.

  19. Ola! Estou adorando as dicas do Atacama. Queria saber, mesmo ciente da diferença, no que mais chamou atenção no vcs no deserto e no salar, se tivessem que escolher somente um, qual seria?
    Obrigado!

Os comentários estão desativados.