Aproveitando nosso pequeno período de “férias” (isto é, antes de começarmos a viagem pelo mundo), demos um pulo na Serra da Canastra para passar o tempo e treinar um pouco a arte da fotografia. Vamos dividir com vocês um pouco do que vimos e aprendemos nesta viagem!
O Parque Nacional Serra da Canastra fica localizada no estado de Minas Gerais, a cerca de 550 km de São Paulo e 320 km de Belo Horizonte. É conhecido por guardar a nascente do rio São Francisco e também por abrigar alguns animais que estão em extinção, como o lobo guará e o tamanduá bandeira (embora não tivemos sorte de ver nenhum dos dois por ali).
Acesso
O acesso ao Parque Nacional (mostrado em vermelho no mapa abaixo) custa 8 reais por pessoa e pode ser feito pelas cidades de Sacramento, São João Batista e São Roque de Minas, sendo esta última mais fácil e mais próxima das principais atrações do parque.
Há também uma entrada em São José do Barreiro, porém ele é feito somente a pé. Esta entrada dá acesso à parte baixa da cachoeira Casca d’Anta.
As estradas dentro do Parque Nacional estão bem precárias e se recomenda entrar somente com veículos 4×4, embora encontramos algumas pessoas se aventurando com carros populares. Uma empreiteira está trabalhando para arrumar a estrada, e espera-se que até o fim do ano o acesso já esteja mais fácil.
De qualquer forma, se não tiver condições de entrar no parque com seu carro, a viagem ainda vale a pena. Fora da área do parque as estradas estão boas (apesar de serem de terra) e dão acesso a inúmeras cachoeiras, rios e vistas surpreendentes.
Hospedagem
Há inúmeras opções de hospedagem na área ao redor do parque (dentro do parque não é possível passar a noite). Nós acampamos no Camping da Picareta, logo ao lado da portaria do parque em São Roque de Minas. Se for acampar, o lugar é altamente recomendável, tanto pela localização quanto pela cordialidade dos donos da fazenda. O preço é de 25 reais por pessoa, e possui este visual impressionante:
Para quem não for acampar, recomendo dar uma passada na cidade de Vargem Bonita (cerca de 20km de São Roque de Minas), pois oferece mais opções de pousadas e são mais baratas que em São Roque.
O Lugar
Não há muito o que falar sobre este lugar maravilhoso. Esteja você procurando aventura, tirar fotos, observar a vida selvagem ou simplesmente relaxar em um rio ou tomar banho em cachoeiras, este lugar é perfeito.
Nas cidades há algumas agências de turismo que fazem vários tipos de roteiro, embora recomendamos que, se tiver condições, vá com seu próprio carro para ter mais liberdade.
Outra dica é ir em época de calor. Nós fomos no começo do inverno e, apesar da beleza do lugar ser a mesma, pudemos apenas observar as lindas e geladas cachoeiras do lugar.
E não deixe de experimentar o delicioso queijo canastra!
É isso pessoal!
Para mais dicas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
Dicas para a sua viagem:- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Adoro a Serra da Canastra, suas paisagens e parque, sua gastronomia e, principalmente, seus queijos. Um paraíso na Terra.