Explorando os túneis subterrâneos de Puebla

Desde sua fundação, Puebla conta com uma enorme galeria de túneis subterrâneos, que foram usados tanto para transladar o ouro da Igreja quanto por soldados na guerra contra os franceses. Percorrê-los é como voltar no tempo!

Câmbio oficial (outubro/2017)
1 real = 5,85 pesos mexicanos
1 dólar = 19,20 pesos mexicanos

Túneis de Puebla
Passagem Forte Loreto, em Puebla

Além da beleza arquitetônica que pode ser iluminada pelo sol, Puebla também guarda muitos segredos e surpresas embaixo da terra. Por ter sido uma cidade planejada e erguida exclusivamente para espanhóis, muitos túneis secretos foram construídos sob suas igrejas, monastérios, fortes e mansões. Na batalha de 5 de maio de 1862, estes túneis tiveram um papel importante para deslocar os soldados mexicanos, levando ao êxito do México contra os franceses.

Atualmente, um grande plano do governo pretende desvendar todos estes túneis que estão ocultos pelo tempo. Acredita-se que, até este momento, apenas 3% deles foram descobertos. E aqui ensinamos como visitá-los!

Quanto custa?

Há dois túneis abertos para o público: um denominado Puente Bulbas e outro chamado de Passagem Forte Loreto. O ingresso custa 20 pesos (menos de 4 reais) e dá direito a visitar os dois.

Mucuvinha nos túneis de Puebla
Entrada para os túneis de Puebla

Horário

Os túneis estão abertos das 10h às 16h, de terça a domingo. Não abrem nas segundas.

Onde ficam?

A Puente Bulbas está pertinho do centro histórico. De lá, é possível pegar praticamente qualquer ônibus na avenida Héroes del 5 de Mayo e ir até a Passagem Forte Loreto, ou simplesmente ir caminhando (não deve dar nem 30 minutos).

A localização dos dois no mapa é a seguinte:

Mapa de onde estão os túneis de Puebla
Mapa de onde estão os túneis de Puebla

Conhecendo os túneis

  • Puente Bulbas

A Puente Bulbas é uma ponte antiga. Não encontramos muita informação sobre o motivo de ela ter sido construída embaixo da terra.

A distância percorrida lá dentro é bem pequena: apenas o suficiente para cruzar uma pequena rua. Além disso, o túnel é bem amplo e iluminado – mesmo que você sofra de claustrofobia, não deverá ter problemas por aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Passagem Forte Loreto

A Passagem Forte Loreto é bem mais interessante: o percurso todo tem pouco mais de 1 quilômetro, e passa por trâmites mais estreitos (mas todos grandes o suficiente para que você possa caminhar em pé, sem precisar se encolher), além de conter alguns objetos e informações que remontam à guerra com a França.

Este túnel foi usado pelos soldados mexicanos durante a batalha de 5 de maio de 1862. Não encontramos muitos detalhes se o túnel já estava armado antes disso ou se foi construído especialmente para esta batalha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este recorrido termina pertinho do Forte de Loreto. Se você for cedo, vale a pena emendar o passeio com a visita ao forte (a entrada custa 50 pesos).

Quando for voltar, não deixe de descer pela Calle 4 Norte e arredores para ver os bonitos murais de Puebla!

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Leiam também nosso post completo sobre Puebla aqui.

Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:

Para conhecer mais lugares bacanas, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Um comentário sobre “Explorando os túneis subterrâneos de Puebla

Os comentários estão desativados.