Pertinho da cidade de Cuenca está o Parque Nacional El Cajas, um dos mais bonitos do Equador, facilmente acessível e – o melhor – gratuito! Leia aqui tudo sobre como visitá-lo.
O Parque Nacional El Cajas está localizado a apenas 35km da cidade de Cuenca, e se destaca pela enorme quantidade de lagoas que possui: se destacam 178, mas se contam mais de 2000 corpos de água, que vão desde nascentes até lagos gigantescos.
A origem do nome “Cajas” tem duas versões – uma delas diz que é por conta dos poços, que parecem caixas d’água – “cajas” em espanhol. A outra diz que vem da palavra quechua “caxas”, que significa “frio” (já fica a dica para levar muito agasalho para lá!).
Além das lagoas e das montanhas, no parque também é possível ver algumas ruínas dos antigos caminhos incas e uma infinidade de espécies de aves andinas.
Há trilhas de 2h, 4h, 8h e até de vários dias pelo parque. Se você gosta de trilhas, é diversão garantida! Ah, no parque também é permitido pescar com vara ou mosca.
Quanto custa?
A entrada no parque é gratuita. Se quiser acampar por lá, o custo é de 4 dólares por pessoa.
Um ônibus desde Cuenca até a entrada do parque custa 2 dólares o trecho.
Há tours desde Cuenca que levam para lá a partir de 50 dólares, mas é melhor ir por conta própria mesmo.
Como chegar
Os ônibus que levam até lá partem do terminal de Cuenca. A empresa que leva é a Occidental, e os ônibus saem da porta de embarque 4. É possível pagar a passagem dentro do próprio ônibus mesmo (2 dólares). Além disso, é preciso pagar 10 centavos de taxa de embarque no terminal (leve dinheiro trocado, pois o pagamento é feito em uma máquina que não devolve troco).
Os ônibus partem para lá às 8h30min e às 10h20min. Peça para descer na entrada da “La Toreadora”.
Para voltar, há um ponto de ônibus na frente da entrada do parque. Pegue qualquer um que passar.
O clima
No parque faz frio – a temperatura chega a cair a até -2° pela noite, com bastante umidade. A melhor época para acampar por lá (quando faz menos frio e o céu costuma estar mais limpo) é de setembro a dezembro.
No inverno, só acampe se tiver experiência e bons equipamentos para frio.
As trilhas
Há várias trilhas pelo parque. Para um passeio de 1 dia, somente duas são recomendadas: uma de 2h (uma caminhada em volta da lagoa principal) e uma de 4-5 horas, que desce desde a portaria principal até uma outra mais abaixo. Se for fazer a de 4 horas, recomendamos pegar o ônibus das 8h30min.
Nós fizemos somente a de 2h (saímos no ônibus das 10h20min), mas já valeu a pena!
As trilhas são razoavelmente bem marcadas, mas em algumas partes você pode ficar na dúvida, principalmente se tiver chovido e o parque estiver enlameado. Se for acampar e explorar outras regiões do parque, é recomendável levar uma bússola e mapas da região, ou um GPS.
Recomendações
- Se tiver chovido nos dias anteriores, é recomendável ir com botas impermeáveis. O caminho de 2h é mais tranquilo, mas os outros costumam ficar cheios de lama.
- O parque está localizado a uma altitude razoavelmente alta: entre 3156m a 4450m. Procure caminhar lentamente e tomar bastante água para evitar os males da altitude.
- Leve roupas de frio, inclusive gorros e luvas. Como o clima é bem instável, uma capa de chuva também é recomendável.
- Antes de entrar, faça o registro no centro de visitantes e pegue informações sobre as trilhas com o pessoal de lá. Às vezes dão mapas, mas não é sempre (você pode fotografar um que está na parede).
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
2 comentários sobre “Conhecendo o Parque Nacional El Cajas, Equador, sem gastar quase nada!”
Os comentários estão desativados.