Com um belo centro histórico, vários museus e eventos culturais gratuitos, Mérida é uma encantadora cidade que você precisa conhecer. Se estiver mochilando pelo México, não deixe de dar um pulo por aqui!
Câmbio oficial (setembro/2017)
1 real = 5,70 pesos mexicanos
1 dólar = 17,88 pesos mexicanos
Fundada em 1542, Mérida é uma das cidades mais antigas do México, e isso se vê em seus bonitos edifícios coloniais. É também uma das mais exemplares: com um IDH bastante elevado, esta é uma das cidades mais seguras e mais limpas do país, motivo de orgulho para seus quase 800 mil habitantes.
Em 2017, Mérida também foi nomeada pela segunda vez como a Capital Americana da Cultura, devido a seus inúmeros museus e eventos culturais gratuitos, que acontecem quase diariamente.
Quer conhecer melhor o México? Então não deixe de dar um pulo aqui!
Chegando e saindo
Mérida está na Península de Yucatán, a 300 km de Cancún, 150km de Valladolid e 170km de Campeche.
A opção mais econômica de viajar são os ônibus da Oriente ou Tame. Aqui vão alguns preços:
-
Mérida – Valladolid: 117 pesos, 3h
-
Mérida – Cancún: 235 pesos, 6h30min
-
Mérida – Campeche: 168 pesos, 3h.
Os ônibus para Valladolid e Cancún saem do terminal Noreste (calle 67 com 50), e os para Campeche do terminal TAME (calle 69 com 68).
Também há a opção de se viajar com ADO: mais confortáveis e mais rápidos, mas custam quase o dobro.
Onde se hospedar?
O melhor lugar para se hospedar é no centro histórico. Esta, além de ser a parte mais bonita e a que concentra a maioria dos museus e restaurantes, também é onde ocorrem os principais eventos culturais da cidade.
Se busca um pouco mais de luxo, recomendamos o Hotel Colonial (www.hotelcolonial.com.mx), um 4 estrelas excelente e muito bem localizado. Conta com TV a cabo, duchas com água quente, ar condicionado e piscina interna. E, apesar de luxuoso, a diária não é tão cara: o preço de um quarto de casal fica em 1150 pesos (algo como 200 reais), e sempre aparecem promoções no Booking. Se quiser ficar lá, faça uma reserva aqui.
Se busca hostel, há uma boa oferta nos arredores do Parque Plaza Grande. As camas em quarto compartilhado ficam na faixa dos 250 a 350 pesos.
Há também boas opções no AirBnb, mas as casas mais econômicas ficam um pouco mais afastadas.
Comer e Beber
Se busca economia, no Mercado San Benito há menus a partir de 50 pesos. Pelo centro também há uma série de restaurantes simples por este preço.
Para comer algo mais refinado (e caro), procure nos arredores do Parque Santa Lucía ou pelo Paseo Montejo.
Uma boa dica é comer nos Botaneros: são lanchonetes com música ao vivo onde, ao degustar uma cerveja (40 pesos), eles te servem gratuitamente com vários pratos de comida local. Uma boa opção para conhecer a culinária da região sem gastar muito. Pergunte no seu hotel por boas indicações.
Informações turísticas
O Centro de Informações Turísticas está bem em frente ao Parque Plaza Grande, no lado oposto ao da igreja. Lá é possível conseguir um mapa, informações sobre passeios na região e ver a agenda de eventos gratuitos que ocorrem na cidade. Eles também dão uma revista com o melhor da região para o mês que você estiver visitando.
O que fazer?
Mérida é fácil de ser conhecida a pé. Dentre as atrações estão uma infinidade de museus, vários deles gratuitos. Aqui listamos alguns passeios para se fazer na cidade:
-
Parque Plaza Grande
Principal praça de Mérida, é onde estão as coloridas letras que formam o nome da cidade, assim como a catedral e diversos edifícios históricos. Ocasionalmente acontecem eventos culturais por aqui.
-
Museu de Montejo
Museu criado em homenagem a Montejo, a quem se atribui a fundação da cidade. O museu é anexo a uma agência bancária do Citibanamex, e a entrada é gratuita. Expõe alguns móveis da época colonial em perfeito estado, assim como peças de arte de artistas mexicanos.
Está localizado em frente ao Parque Plaza Grande.
-
Palácio do Governo
Outro edifício de entrada gratuita, o Palácio do Governo conta com uma exposição permanente de quadros que contam a história da região, geralmente expondo o lado dos indígenas. Todos os quadros possuem uma legenda, com explicações nas línguas espanhola, inglesa e maia.
O Palácio do Governo também está em frente ao Parque Plaza Grande.
-
Museu Macay
Outro museu localizado ao lado do Parque Plaza Grande e de entrada gratuita. Este é dedicado à arte, e conta com exposições de diferentes escolas e movimentos artísticos. Ao lado do museu há uma galeria onde também se expõem peças de arte.
-
Museo de la Ciudad de Mérida
Museu dedicado à história de Mérida, com informações e peças tanto do período colonial quanto do período pré-colonial. Nos andares superiores há uma exposições de arte.
A entrada é gratuita, e o museu fica na esquina da calle 56 com a calle 65.
-
Paseo Montejo
Uma bonita avenida com um largo calçadão, ótimo para uma caminhada. Mesmo nos dias de sol é possível passar uma tarde agradável aqui, já que há muitas árvores para fazer sombra.
No Paseo Montejo, além de casas históricas, ainda há vários restaurantes e bares turísticos. No final da avenida há um bonito monumento.
Nos domingos a rua é fechada para carros, tornando a caminhada ainda mais agradável.
-
Eventos Culturais
Todos os dias há pelo menos um evento cultural gratuito, geralmente de dança, música ou folclore. Nas sextas rola um Jogo de Bola Maia, mostrando como era o esporte favorito daquela civilização.
Para conferir os eventos, locais e horários, veja o site oficial da cidade: www.merida.gob.mx/turismo
Arredores de Mérida
Izamal é uma bonita cidade colonial, famosa por ter a maioria de suas casas pintadas de amarelo. Também possui uma grande quantidade de ruínas maias. Vale a pena fazer um bate-volta para lá.
Para ler tudo sobre Izamal, confira nosso post aqui.
-
Homun
Homun é um pequeno povoado, a cerca de 80km de Mérida, que concentra uma grande quantidade de cenotes, a maioria deles barato e pouco disputado. Se você curte relaxar nessas águas sagradas, é um bom lugar para passar uns 2 dias.
Ainda que o mais comum seja usar a cidade de Valladolid como base para conhecer esta maravilha do mundo, é possível visitá-la partindo de Mérida também. Há ônibus frequentes para lá, e a viagem dura em torno de 2h30min.
É isso pessoal! Curtiram as dicas deste lugar?
Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:
Não deixem de curtir nossa página do face para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Gente,
A cada post percebo que se não ficarmos pelo menos uns 6 meses no México não teremos tempo de ver quase nada!
Que pai incrível! Não??? ❤️
Estamos planejando ficar 6 meses aqui e conhecer metade do país. O norte conheceremos na volta, quando passarmos nos EUA!!
Quanto mais viajamos, mais percebemos que tem muito mais coisa para ver!!
O site tem sido bem útil para eu montar meu roteiro que farei em maio. Um lugar que me interessou em conhecer é Campeche, mas eu penso num bate e volta quando eu estiver em Mérida. Vocês acham possível usando ônibus ou van? Têm alguma dica sobre esse trajeto pra facilitar o meu roteiro? Obrigado pelas ótimas publicações!
Fala Eros! Se sair cedinho, dá para fazer sim. Campeche é muito bonita, mas a parte histórica é bem pequena, e dá para conhecer tudo em uma tarde. Não tem segredo não – é só ir ao terminal e pegar qualquer ônibus. O terminal de Campeche fica a uns 5 quilômetros do centro. Pode pegar um táxi ou um ônibus municipal para chegar lá. O centro é cercado por uma muralha e é fácil de reconhecer. Todos os lugares de interesse estão dentro destas muralhas.
Boa viagem!!!