Pertinho de Mérida e de Chichén Itzá está Izamal, uma pérola colonial ainda pouco conhecida no México. Aqui damos todas as dicas para chegar até lá!
Câmbio oficial (setembro/2017)
1 real = 5,69 pesos mexicanos
1 dólar = 17,88 pesos mexicanos

Izamal – alguns a chamam de “cidade dos cerros”, por contar com 5 ruínas maias que parecem montanhas. Outros preferem chamá-la de “cidade das três culturas”, por mesclar bem a cultura indígena, a da Espanha colonial e a do México contemporâneo. Outros ainda preferem a denominação de “cidade amarela”, já que a grande maioria de seus edifícios são pintados com essa cor.
Seja como for, Izamal foi uma das cidades mais importantes do mundo maia, e hoje suas ruínas se destacam entre as casas coloniais. Ainda que não sejam tão impressionantes, elas têm seu valor histórico. E o melhor de tudo: são todas grátis.
De herança espanhola ficou a igreja e o convento, construído no século XVI sobre uma das pirâmides maias. Como contorno a esta obra está um imenso corredor de arcos, considerado o segundo maior do mundo.
Curtiu? Então não deixe de dar um pulo aqui!

Como chegar?
A forma mais fácil de chegar a Izamal é a partir de Mérida: do terminal Noreste (calle 67 com 50) saem ônibus em intervalos regulares para lá. O trajeto dura cerca de 1h30min. Se quiser fazer bate-volta, note que o último pela manhã sai às 10h. Depois, só meio-dia. O preço da passagem é 28 pesos.
Para voltar há ônibus até de noite.
Do terminal ADO também saem ônibus para lá, mas bem mais caros.

Hospedagem
Izamal oferece uma boa oferta de hospedagens a seus visitantes. Se você é daqueles que curte chegar com uma mochila nas costas e buscar lugar, não terá problemas.
Ainda assim, a cidade é pequena e dá pra conhecer tudo numa tarde. Se estiver hospedado em Mérida, vale mais a pena fazer um bate-volta de 1 dia.
Onde comer?
No mercado (quase em frente ao convento) vendem almoços a partir de 65 pesos. Há também outras opções de restaurante na cidade, mas não muitas.
O que fazer?
Uma caminhada de umas 2 ou 3 horas deve ser suficiente para conhecer toda a cidade e os principais lugares de interesse. Aqui estão alguns imperdíveis:
-
Convento de San Antonio
Esta é a construção mais imponente de Izamal, e é basicamente o símbolo da cidade. Não se paga nada para entrar na igreja ou na área do convento. Se quiser visitar um pequeno museu e o camarim da Virgem, há um custo de 5 pesos (menos de 1 real). No museu é possível ver algumas roupas e até a cadeira usada pelo Papa João Paulo II durante sua visita à cidade (1993).
-
Ruínas
Há algumas ruínas maias na cidade. Se você já passou por Palenque, Chichén Itzá ou Tulum provavelmente ficará um pouco decepcionado, mas ainda assim valem a visita. Não se paga nada para entrar em nenhuma delas.
O Google Maps não mostra todas, então colocamos aqui um mapa mostrando as faltantes:

As mais legais são as de Izamatul e a Kinich Kakmó. É possível subir a elas e ter uma bela vista da cidade.
-
Letreiro de Izamal
Este é para aquela clássica foto com o nome da cidade. Ao fundo do letreiro está o Convento de San Antonio, completando a bela paisagem.
O letreiro está bem no meio do Parque Itzamna.

É isso aí pessoal! Curtiram a dica do lugar? Leiam também nosso post sobre Mérida aqui.
Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:
Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Que cidadezinha mais fofa!!!
Estamos amando conhecer esse outro lado do México através de vcs!
Beijos desse casal aqui ❤️❤️🐒