Na província de Chubut, a cerca de 200km ao sul de Bariloche, está um dos parques mais bonitos da Argentina, mas que ainda é pouco explorado por brasileiros.
Tivemos o privilégio de recorrê-lo na caçamba de uma caminhonete, e compartilhamos aqui com vocês como foi a experiência!
Referência (março/2016)
1 real = 4 pesos argentinos
Chegamos a este belíssimo parque por acaso. Estávamos em El Bolsón pedindo carona para Esquel, e uns “gauchos” argentinos nos levaram. Comentaram que moravam na pequena cidade de Cholila, e que poderíamos dormir em sua casa e, no dia seguinte, seguir para Esquel de carona atravessando o parque. Veja a sorte que tivemos! Por pouco, não perdemos este lugar tão bonito.

No dia seguinte, conseguimos carona na caçamba de uma caminhonete até o parque e acabamos dormindo por lá.
Como chegar a Los Alerces?
O método mais normal de chegar ao parque é a partir de Esquel. Se tiver seu veículo próprio fica mais fácil; se não, é possível seguir de carona ou pegar um ônibus que leva até lá (a passagem custa em torno de 150 pesos argentinos, dependendo de onde você for descer).

Outra entrada é por Cholila, na parte norte do parque. Esta entrada tem bem menos movimento, por isso é menos recomendada para quem quiser ir para lá de carona. O mesmo ônibus que passa em Esquel passa por aqui também.
A entrada no parque é paga: 100 pesos para brasileiros (com essa entrada, pode ficar lá dentro pelo tempo que quiser).
Dentro do parque, é possível acampar em alguns lugares gratuitos, que oferecem banheiro somente durante a alta temporada (na baixa, o banheiro é na natureza mesmo). Nestes lugares também é possível fazer fogo nas churrasqueiras.

Há campings pagos também, com água quente e tudo. Estes custam entre 130 e 200 pesos.
E, por mais absurdo que pareça, em alguns lugares la dentro se cobra o estacionamento! Prepare-se paga gastar uns 50 pesos para ver algumas atrações, se não quiser caminhar e estiver de carro.
O parque
Com vários lagos de água cristalina e cortado pelo impressionante rio Arrayanes, este parque é considerado um dos mais bonitos da Argentina.

Os destaques aqui são as árvores nomeadas Alerces (que chegam a tamanhos enormes e podem ter mais de 2 mil anos) e as Arrayanes, árvores com tronco laranja que crescem somente na região andina da patagônia argentina e chilena.

Qualquer semelhança entre esta paisagem e o filme Bambi não é mera coincidência: vários pesquisadores afirmam que Disney poderia ter se inspirado nessa vegetação para fazer o desenho. As árvores laranjas dos bosques de Bambi supostamente seriam Arrayanes.

É possível percorrer todo o parque em apenas 1 dia, se tiver veículo próprio, mas o ideal é acampar pelo menos uma noite aqui. Se quiser conhecer bem cada canto do parque, reserve uns 3 ou 4 dias para fazer todas as trilhas.

Ah, certifique-se de ter um bom saco de dormir e um isolante térmico, pois a temperatura à noite cai bastante!
Se tiver uma graninha a mais, é possível dormir em algum hotel no parque, evitando assim o risco de passar frio.

No parque também há uma pequena vila, onde é possível comprar lembranças e comida. Apesar de os preços não serem exorbitantes, é melhor levar comida de Esquel.
Melhor época para visitar
Cada época tem suas vantagens, e por aqui as estações são bem marcadas.
- Verão: as temperaturas são bem elevadas, o que é ótimo para quem quiser mergulhar nos belos lagos do parque.
Aproveitando o calor do verão para tomar banho neste belo lago.
- Outono: talvez a estação mais bonita para observar a natureza. As folhas de algumas árvores mudam de cor para amarelo e marrom, deixando um colorido impressionante.
- Primavera: os bosques ficam todos floridos, deixando um colorido muito bonito. Se tiver sorte, pode pegar dias de calor para tomar banho de lago.
- Inverno: lindo para quem quer ver neve, mas o acesso fica bem complicado. Como as estradas no parque são, na maioria, de terra, fica tudo cheio de lama, com o risco de fechamento durante os dias mais complicados.
Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo! 🙂
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Chegamos pertinho e não fomos. Que lugar incrível!!!
Quase perdemos também. Nossa sorte foi que esses gaúchos nos levaram, porque nossa ideia era seguir direto para Esquel!