Se você estivesse no Atacama e pudesse fazer apenas um passeio, indicaríamos os Geisers el Tatio. O encanto deste lugar não está apenas na beleza em si (é difícil escolher qual o destino mais bonito do deserto), mas sim no fato de ele ser diferente de tudo o que você já viu. Venha conhecê-lo com a gente!
Referência (abril/2016)
1 real = 185 pesos chilenos
O que é um gêiser?
“[…]é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar.[…]”
– Wikipedia.
Explicando de forma mais simples, um gêiser é um buraco no chão que cospe água fervendo. Este fenômeno ocorre somente em áreas com intensa atividade vulcânica, e são relativamente raros (há cerca de mil gêiseres em todo o planeta).
O efeito ocorre da seguinte forma: no subsolo da região dos gêiseres há uma grande concentração de lava vulcânica. Esta lava está a uma temperatura altíssima, e esquenta as pedras ao seu redor.
Quando a água gelada das montanhas escorre por rios subterrâneos, ela acaba entrando em contato com estas pedras, o que faz sua temperatura elevar ao ponto de ebulição em fração de segundos. Isso eleva a pressão e faz com que a água seja cuspida para fora pela primeira fenda que encontrar na terra. Como esta água é rica em minerais, o minério vai se acumulando na borda do buraco, dando a forma e a cor do gêiser ao longo dos anos.
Como chegar?
Os Gêisers el Tatio estão localizados a cerca de 90 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama e a uma altitude de 4300m, o que torna este passeio não recomendado para o primeiro dia. Melhor esperar uns 2 ou 3 dias para se aclimatar com a região.
É possível chegar ao local com seu veículo particular (preferencialmente 4×4) ou através de excursão contratada em San Pedro. Se for se aventurar com seu próprio veículo, certifique-se antes se não ocorreu nenhuma nevasca que tenha fechado a estrada.
As excursões saem de San Pedro todos os dias e praticamente todas as agências oferecem este tour. Nós fomos com a Ayllu Atacama, empresa especializada em atender turistas brasileiros e com quem fizemos uma parceria para fazer todos os passeios.
O que levar?
A temperatura nos gêisers é bem baixa, podendo chegar perto dos -10°C no verão e passar dos -20°C no inverno. Por isso, leve todas as roupas de frio que tiver: vá com duas calças, 3 blusas, casaco, luvas, gorro, cachecol, etc.
Como o passeio acontece muito cedo, levar uma lanterna pode ser interessante.
Também pode ser que você sinta os efeitos da altitude por lá. Levar chocolate ajuda a superar o cansaço, e mascar chicletes diminui os enjoos.
Quando se faz este passeio, geralmente é permitido se banhar em uma piscina de águas termais que há ali perto. Apesar da água ser quente, a temperatura ambiente é bem baixa. Se acha que vai aguentar ficar uns poucos segundos sem roupa antes de pular na piscina, leve um traje de banho também!
Protetor solar e água, claro, também não podem faltar!
Quando ir?
A atividade dos gêiseres ocorre durante todo o ano. Para ver o fenômeno, porém, é preciso acordar cedo: a maioria das excursões saem de San Pedro antes das 5h da manhã. Algumas poucas oferecem saídas às 6h, o que é melhor porque haverá menos pessoas e a temperatura estará um pouco mais confortável, embora as atividades não estejam mais tão intensas assim.
Depois das 10h da manhã já não se vê praticamente nenhuma atividade no local.
Entradas
As entradas aos gêiseres custam 5 mil pesos chilenos por pessoa.
Cuidados
Para ser curto e grosso: se você cair dentro de um gêiser, você vai morrer queimado. Apesar de todos os esforços e investimentos em informação e segurança, acidentes ainda acontecem. Em outubro de 2015, uma turista belga morreu depois que passou da área de segurança e o piso cedeu.
Se você se mantiver dentro da área demarcada como segura, porém, não há com que se preocupar (e as marcações são bem claras).
Os acidentes podem acontecer por imprudência ou porque a pessoa caminhou olhando para o celular e não viu a marcação. Também pode acontecer de o gêiser levantar muita fumaça e a pessoa não ver por onde está andando. Se isso acontecer, fique parado e espere a fumaça se dispersar.
Seguindo estes conselhos básicos, seu passeio será incrível!
O tour
Saímos da Ayllu pouco antes das 6h da manhã, e fomos buscar os outros passageiros em seus hotéis. Fomos somente nós e um outro casal de brasileiros.
Tivemos uma sorte muito grande: havia chovido no dia anterior (o que é raro por aqui), e isso fez a temperatura nas montanhas cair bastante. Quando seguíamos pela estrada rumo aos gêisers, nos deparamos com muita neve pelo caminho! Isso deixou a todos (inclusive ao Mike, nosso guia) de queixo caído: a beleza do local era indescritível!
Paramos várias vezes para tirar fotos, pois na volta provavelmente a neve já teria derretido. Com isso, acabamos nos atrasando um pouco, mas não importava: se o passeio terminasse aqui, já teria valido a pena.
Seguimos pela estrada de lama e, aos poucos, fomos vendo a fumaça lá longe. A medida que nos aproximávamos, o cenário se tornava cada vez mais apocalíptico. Chegamos aos gêiseres por volta das 8h da manhã, e a atividade ainda estava bastante forte.
Descemos da van e seguimos caminhando junto com nosso pequeno grupo, enquanto Mike ia explicando sobre a geografia do local.
Fazia bastante frio, mas isso não tirava o encanto do lugar.
Depois de ver todos os gêisers e de tirar inúmeras fotos, voltamos para a van e seguimos para um campo aberto, onde tomamos nosso café-da-manhã em um dos cenários mais lindos que presenciamos no Atacama.
Voltamos tranquilos, parando para tirar várias fotos na estrada, e chegamos em San Pedro por volta do meio-dia.
E aí, curtiram esta dica? 🙂
Conheçam tudo sobre o Atacama aqui!
Para continuar acompanhando nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face!
www.facebook.com/mundosemfimoficial
Dicas para a sua viagem:- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Oi lindo post, estarei indo no dia 24.05 para san pedro e com certeza farei esse passeio.
Sigo vcs, acho espetacular o que estão fazendo, força e bjs
Olá Sandra! Muito obrigado por acompanhar a nossa viagem!
Temos certeza que seu passeio por San Pedro vai ser incrível, este é um dos lugares mais bonitos que já vimos até agora. Amanhã já devemos seguir para a Bolívia, mas hoje vamos tentar fazer um post sobre San Pedro com todas as dicas para ajudar no seu passeio por aqui! 🙂
Beijos e boa viagem!
Excelente post, obrigado!!
Obrigado Marcos! Ficamos felizes que tenha gostado! 🙂
nossa, muito bom e esclarecedor. Parabéns!
Obrigado!
Olá, Renan! Primeiramente quero dizer q adoro seu blog!
Vc acha q é possível fazer o passeio ao Geyser del Tatio e a tarde fazer o passeio à Laguna Cejar? Será q ficaria muito cansativo? Como terei pouco tempo, terei q escolher entre os dois.
Olá Mariana! Obrigado!
Dá para fazer os dois sim. A maioria das agências combina esses dois passeios no mesmo dia. O da Laguna Cejar é um passeio bem light, para relaxar mesmo. Não precisa caminhar quase nada.
Obrigada, Renan!