Visitando o bairro Pablo Escobar, em Medellin

Quem acompanha a história do maior traficante colombiano já deve ter ouvido falar que ele construiu um bairro inteiro para abrigar pessoas pobres de Medellín. Nós fomos visitá-lo, e compartilhamos aqui um pouco da experiência com vocês!

Mucuvinha na entrada do bairro Pablo Escobar
Mucuvinha na entrada do bairro Pablo Escobar

Antes de mais nada, este post não tem o objetivo de santificar Pablo Escobar. Não podemos esquecer que, durante sua guerra contra a polícia e contra o cartel de Cali, milhares de civis inocentes foram mortos, e Medellín chegou a ser considerada a cidade mais perigosa do mundo.

Apenas compartilharemos o depoimento de pessoas que, por razões óbvias, possuem grande admiração pelo narcotraficante.

O bairro, chamado oficialmente de “Medellín sin Tugurios” (em uma tradução forçada, “Medellín sem Barracos”), ficou popularmente conhecido como “Bairro Pablo Escobar”.

Desde que se tornou milionário com o tráfico de drogas, Escobar esteve bastante ligado a projetos sociais, construindo centros esportivos, praças, escolas e doando roupas e outros bens para as comunidades mais pobres.

Bairro Pablo Escobar, em Medellín
Caminho até o letreiro onde diz “Bienvenido al Barrio Pablo Escobar”

Uma vez, uma favela denominada “Moravía” se incendiou por completo. Escobar visitou a região para levar doações às famílias que perderam tudo. Rodeado por dezenas de pedidos de ajuda, ele teria decidido construir um bairro inteiro para aquelas pessoas.

Ao voltar para casa, convocou uma reunião com outros narcotraficantes, expondo o plano e pedindo ajuda para o projeto. Com isso, conseguiu financiar a construção de 300 casas. Além destas, ele teria contribuído sozinho com mais 143.

A obra foi concluída às pressas, devido ao medo de que soldados tomassem as vivendas. Em 1984, as casas foram entregues, e Escobar recomendou aos moradores que “corressem com o que tivessem e ocupassem as casas”.

Outro fato interessante, que nos contou uma moradora dali, é que Pablo Escobar colocou todas as casas nos nomes das mulheres. Assim, caso fossem abandonadas pelos maridos, poderiam seguir vivendo com dignidade com seus filhos.

Hoje o bairro Pablo Escobar abriga mais de 16 mil pessoas, e possui em torno de 4 mil casas.

Os moradores

Como em toda a Colômbia, os moradores do bairro Pablo Escobar são pessoas muito simpáticas. Fomos almoçar em um bar na região e não demorou para que estivéssemos no meio das conversas. Chamou muito a atenção deles o fato de estarmos ali sozinhos, sem tour e sem guia, pois a maioria dos estrangeiros tem medo da periferia.

Bar onde almoçamos.
Bar onde almoçamos.

Dissemos que estávamos ali para conhecer melhor a história do bairro, e inevitavelmente o assunto logo caiu em Pablo Escobar.

“Ele foi um monstro” – disse um taxista que almoçava por ali.

“Monstro foi o governo” – rebateu uma senhora de uns 70 anos. – “Se não tivessem se metido com ele, ninguém teria morrido, e hoje não teríamos mais pobreza na Colômbia”.

“Graças a ele tenho onde dormir” – comentou um rapaz de uns 15 anos que trabalhava no bar. – “Minha mãe ganhou uma das casas que ele construiu”.

Dá para entender aquelas pessoas. Por elas, Escobar fez muito mais do que o governo teria feito.

Se a intenção dele era realmente ser solidário, ou se apenas queria votos (lembrando que ele estava metido na política) e ampliar seu exército, jamais saberemos de fato.

Na entrada do bairro, a frase “Bienvenidos al Barrio Pablo Escobar. Aquí se respira paz” deixa bem claro em qual versão os moradores dali acreditam.

Como chegar ao bairro Pablo Escobar?

De todos os locais de Medellín que percorremos, este bairro foi o mais difícil de encontrar. Assistimos a vários vídeos, vimos fotos e lemos explicações do tipo “está perto do bairro X”, “ao lado do bairro Y”, mas o endereço mesmo foi bem complicado.

Depois de muita pesquisa finalmente encontramos, e aqui indicamos para vocês como chegar!

A localização exata de onde está o letreiro de “Bienvenidos” é esta:

Mapa para chegar ao bairro Pablo Escobar
Mapa para chegar ao bairro Pablo Escobar

O nome da rua é Calle 38b, e o Google Maps identifica o bairro como Palmas de Cataluña.

Para chegar até lá em transporte público, vá até a estação de metrô chamada Exposiciones. Dali, siga por 1 quadra pela avenida que passa embaixo do metrô, sentido centro, e procure um ônibus chamado C6 004 – Reserva. Este ônibus custa 2 mil, e não aceita dinheiro, somente o cartão de transporte. Você pode obtê-lo no próprio metrô, ou levar o dinheiro contado, pagar para alguém e pedir que passem o cartão para você (nós fizemos isso).

Desça no ponto que está na Calle 40 – Carrera 25. Dentro do ônibus há um letreiro indicando o endereço do próximo ponto! Assim fica fácil, né?

Se tiver dúvidas, peça para o motorista te avisar.

A partir daí basta localizar a Carrera 26c (que mais tarde vira Calle 38b) e caminhar 2 quadras até o letreiro. Escadaria acima está o bairro.

Para voltar, basta pegar o mesmo ônibus na mesma avenida, em sentido contrário.

Ônibus que leva ao bairro de Pablo Escobar, com letreiro indicando o nome das próximas paradas.
Ônibus que leva ao bairro de Pablo Escobar, com letreiro indicando o nome das próximas paradas.

Segurança

Este bairro cresceu descontroladamente, e acabou se transformando no que chamamos de favela no Brasil. Ainda que a maioria absoluta das pessoas que vivem nestes lugares sejam pessoas honradas e trabalhadoras, delitos podem ocorrer, principalmente com quem não é dali. Evite exibir câmeras (tanto por segurança quanto por respeito) e itens de valor, assim como visitar o local pela noite.

A rua principal é bastante movimentada, com táxis e ônibus passando o tempo todo. Se se sentir inseguro, considere pegar um táxi para dar uma volta por lá.

Se tiver oportunidade, converse com o pessoal da região. Pode ter certeza que a conversa será muito enriquecedora!

Saindo do bairro Pablo Escobar
Indo embora do bairro, depois de conversar com pessoas fantásticas.

É isso pessoal! Espero que tenham curtido a nossa visita.

Se quiser conhecer mais a história do traficante ou conhecer outros pontos de interesse dele em Medellín, dê uma lida aqui.

Para conhecer tudo o que Medellín tem a oferecer, assim como dicas de hospedagens e mais fotos, leia aqui nosso post  completo de lá!

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossas redes sociais:

2 comentários sobre “Visitando o bairro Pablo Escobar, em Medellin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *