Sobre

Assim como a maioria das pessoas, nós também somos apaixonados por viagens.

Como um mês de férias por ano já não era mais suficiente para saciar nossa sede por estradas, decidimos largar nossos empregos, famílias e o conforto de nosso lar para viajar pelos cinco continentes.

No dia 29 de setembro de 2015 deixamos o Brasil para trás e caímos na estrada.

Levando apenas algumas roupas, uma barraca e uma mochila cada um, pretendemos percorrer as Américas, África, Oriente Médio, Ásia, Europa e Oceania gastando o menos possível.

Para diminuir os custos e conhecer ao máximo a cada país, estamos evitando viajar de avião, dando preferência a ônibus, vans, trens e até carona quando for possível. Como hospedagem e alimentação, vamos fugir dos hotéis chiques, resorts e restaurantes de luxo e procurar estar em maior contato com a população e a cultura local.

Compartilharemos aqui nossas experiências e esperamos que, de alguma forma, nossa viagem estimule outras pessoas a fazerem o mesmo.

Venham com a gente!

“Um dia é preciso parar de sonhar e, de alguma forma, partir” – Amyr Klink

Michele, Renan e Mucuvinha em Machu Picchu
Michele, Renan e Mucuvinha em Machu Picchu

Michele Martins tem 35 anos e é formada em administração.

Renan Greinert tem 34 anos e é formado em engenharia.

Mucuvinha tem 6 anos e adora sorvete.

Como tudo começou?

É difícil definir quando exatamente os planos desta viagem começaram, mas a semente foi plantada lá por volta de 2009, quando eu (Renan) fiz meu primeiro mochilão pela América do Sul. Foi um mochilão curto, de férias, passando rapidamente pelo Peru e Bolívia. Mas, no caminho, conheci muita gente que estava viajando há alguns meses (ou anos).
Viajar por vários meses? Eu nunca tinha pensado nesta possibilidade antes. Mas aquela ideia me encantou. Decidi que, quando saísse do meu emprego atual, tiraria uns 6 meses de folga para viajar pela América Latina.

Mas não foi assim que aconteceu. Apareceu uma oportunidade de trabalho em São Paulo e eu corri atrás, deixando aquele velho sonho de lado. E então mudei de emprego mais uma vez. Nada ainda. Mas eu continuava juntando dinheiro, pensando em um dia realizar a tão sonhada viagem.

Nesse meio tempo conheci a Michele e começamos a namorar. Contei para ela sobre este desejo de conhecer a América Latina e passamos a juntar dinheiro juntos. Começamos e ver vídeos de viagens e a ler livros de pessoas que largaram tudo para conhecer o mundo. Nosso sonho foi aumentando, e vimos que 6 meses não seriam suficientes. Em vez de América Latina, nossa ambição agora era conhecer o mundo todo.

Foi só em meados de 2015 que uma combinação de fatores decidiu nosso destino. A Michele pediu as contas de onde ela trabalhava e eu, por coincidência, fui demitido no mesmo dia. Encaramos como um sinal: pegamos o dinheiro do acerto, nossas antigas economias, vendemos tudo o que tínhamos e nos jogamos na estrada.

Valeu a pena?

Com certeza. Hoje, quase 4 anos depois, já percorremos grande parte do mundo, visitamos países que nem sabíamos que existiam, aprendemos muito, vivemos experiências únicas e derrubamos muitos preconceitos.

É difícil saber onde estaríamos se continuássemos com nossas vidas antigas. Talvez tivéssemos em empregos melhores, recebendo bons salários e vivendo com bastante conforto. Talvez já tivéssemos comprado nossa casa e tido um filho. Ou talvez estivéssemos desempregados, enfrentando as dificuldades que vieram com a crise. Quem sabe? O único que sabemos é que, nestes poucos anos na estrada, vivemos muito mais do que viveríamos em 100 anos de uma vida “normal”.

E que venham mais países pela frente!

Contato:
renan@mundosemfim.com

Facebook:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Se quiser saber mais de nós, aqui estão algumas notícias:

52 comentários sobre “Sobre

    1. Boa noite Luciano! O custo varia muito de acordo com o país. Pretendemos evitar ficar muito tempo em lugares caros (como Europa ou EUA) e tentar ficar com um gasto abaixo de 100 reais por dia. Também vamos tentar trabalhar em hostels no caminho em troca de hospedagem.
      Ainda estamos fazendo alguns cálculos, e antes de sairmos colocamos um post falando mais sobre este assunto!

      abs,

  1. Oi, casal! Tudo bem?

    Que demais o projeto de vcs, adorei o roteiro!! (uma pena que não tenham colocado a Nova Zelândia.. lá é TOP e mto seguro! vcs iam adorar…)

    Eu e meu noivo tbm temos um blog e compartilhamos desse sonho de viajar sem data pra voltar. Estamos começando a planejar nossa viagem para o ano que vem e pensamos em incluir algumas paradas para fazer trabalho voluntário…
    Nossa, como é difícil organizar todos os detalhes e principalmente planejar a parte prática como o que fazer com nosso apto, de quanto dinheiro vamos precisar, por qual país começar, e o principal: Devemos fazer uma reserva para a volta? Vcs estão se planejando em relação a isso? Vão guardar algum dinheiro pra quando voltarem pra casa?

    Vou seguir o blog de vcs e aproveitar todas as dicas! Quem sabe a gente não se vê por esse mundão? =)

    Parabéns pelo blog!
    bjo

    1. Oi Lígia! Obrigado pela força, bom saber que vocês tem o mesmo sonho. Espero que dê tudo certo!
      Nós não temos um planejamento financeiro muito bem definido. Fazia tempo que vínhamos juntando dinheiro, mas nunca tirávamos a ideia do papel. O empurrão que faltava veio este ano, quando eu fui demitido da empresa onde eu trabalhava. Com isso, juntamos o dinheiro do acerto e do fundo de garantia e resolvemos partir. Esperamos não gastar quase nada na viagem, pois também pretendemos trabalhar em troca de hospedagem e em projetos sociais.
      Mas precisamos de pelo menus uns 10 mil reais de reserva sim para qualquer emergência.
      Qual o blog de vocês?

      Beijos e espero que possamos nos encontrar sim!! 🙂

    1. Olá Tayanne! Por enquanto estamos seguindo sem seguro mesmo. Quando chegarmos a países mais complicados, vamos pensar na possibilidade de fazer um, aí comentamos quanto custou e como foi 🙂

      1. Legal!!
        Muito Obrigada pela resposta.

        Queria saber como vcs se prepararam para a viagem? Se fizeram alguns campings aqui no brasil?

        Muito Obrigada
        Tayanne

        1. Nós já havíamos acampado algumas vezes no Brasil, mas nos feriados e indo para praia, sem muita experiência. Camping selvagem, caronas e estas coisas mais mochileiras mesmo fomos aprendendo pelo caminho.
          Se olhar os nossos gastos, vai ver que no primeiro mês gastamos muito mais que nos seguintes. Isso porque ainda estávamos aprendendo a viajar! 🙂

          Aqui explicamos um pouco o que fizemos antes de cair na estrada:
          http://mundosemfim.com/quais-sao-os-preparativos-para-uma-viagem-de-volta-ao-mundo/

          Qualquer outra dúvida, só perguntar! 🙂

    1. Olá Fernando! Por enquanto, só tiramos o visto dos EUA adiantado. Nos países que passamos até agora não foi preciso.
      Quando chegarmos à África que vamos precisar de visto para praticamente todos os países, mas lá vamos descobrir como fazer!

  2. Oi gente! Tenho acompanhado o blog de vocês e me inspira muito mesmo!!! Eu também tenho uma viagem planejada pra começar no ano que vem, por meados de abril ou maio. Minha ideia é ficar um ano na estrada e fazer toda a américa do sul, por isso as leituras aqui têm me ajudado muito! OBRIGADA!!

    Vi a dúvida de outra viajante ali em cima e também me pergunto muito sobre isso… quando vocês começaram a planejar a viagem, chegaram a pensar nesse “pós”? Minha cabeça de aquariana nem pensa nisso, mas TODOMUNDO me pergunta a mesma coisa: “tá, e depois?” e aí a gente começa a se questionar mesmo.. como vocês lidam com isso? Estão deixando uma grana parada pensando no pós?

    abraços e sempre em frente!

    1. Olá Luísa!
      Me desculpe, o wordpress não estava notificando sobre os comentários, e só vi o seu agora! 🙁
      No caso do “pos”, não pensamos muito nisso não. Acho que, se ficássemos com isso na cabeça, nem teríamos saído de casa!
      Estamos deixando um dinheiro guardado caso tudo dê errado e precisemos voltar, mas até agora tem dado tudo certo. Se quiséssemos arranjar emprego, apareceram várias oportunidades pelo caminho.
      Ainda temos esperança de conseguir ganhar dinheiro vendendo fotos e com o blog. Mas, se não der certo, voltamos e começamos a trabalhar 🙂

      Abraços e boa viagem para você!!

    1. Olá Elen!
      Eu falava inglês. A Michele não falava nada.
      Na estrada, já aprendemos espanhol, e estamos quase fluente na língua. Agora, como vai ser nos países asiáticos, ainda não temos ideia. Vai ter que ser na base da mímica mesmo 🙂

    1. Valeu Mayco!
      Conhecemos algumas pessoas que deram a volta ao mundo de bike. Temos vontade de fazer o mesmo. Quem sabe um dia!
      Boas rotas para você!!
      Abraço!

  3. Gostaria de saber os equipamentos e suas especificações.
    Estou saindo em dezembro para 18 meses mochilando pela américa do sul e depois partir para a ásia (lugar que fiquei 2 meses).

    Aguardo mais informações da barraca,saco de dormir e afins.

    Att,

    1. Tudo em ordem Leonardo!? Obrigado!
      Sobre a África, ainda não sabemos, mas estamos planejando chegar aos EUA no fim deste ano, e ficar uns 4 meses por lá e pelo Canadá. Aí voaremos para a África.
      Provavelmente em abril do ano que vem estejamos chegando por lá!
      Abraço!!

  4. Olá gente. Cheguei aqui no blog de você através do grupo no Face de Solteiros com Mochila, pois bem, sou separada (solteira) e quero viajar, mas ainda não superei esse medo de viajar sozinha, etc.

    Antes de mais nada, parabéns para o casal, pela coragem, e a sintonia de estarem realizando um sonho.

    Por gentileza gostaria de saber quanto tempo levaram para planejar a viagem e juntar o dinheiro, tem algum post do começo dessa história? Eu não achei nenhum link para Arquivos.

    Gostaria de ter uma ideia de quanto juntar e se preparar para dar o pontapé inicial. E principalmente para não comprometer em casa, pois tenho uma filha para cuidar. Enfim, planejamento, disciplina e coragem, né…

    Abraços… good trip.

    1. Olá Fabiana! Obrigado!

      Sobre o tempo que levamos juntando dinheiro, é difícil dizer exatamente, mas foram uns 10 anos. Já estávamos juntando dinheiro desde antes de nos conhecermos (mas ainda não sabíamos exatamente para quê).
      Mas, para ter uma ideia, estamos gastando uma média de uns 80 reais por dia viajando (acredito que essa média vai aumentar um pouco quando chegarmos a algum país mais caro). Você sozinha poderia gastar uns 50, aí dá pra ter uma noção de quanto precisaria. Se quiser viajar sem tanto aperto, estipule uns 100 por dia.
      Sobre os preparativos, depois que decidimos sair mesmo, demoramos quase 4 meses para deixar tudo em ordem. Escrevemos algo aqui:

      http://mundosemfim.com/quais-sao-os-preparativos-para-uma-viagem-de-volta-ao-mundo/

      Nossa recomendação é que comece viajando para uma região segura, até perder o medo de viajar sozinha. A Patagônia (Argentina e Chile) é ótima para este tipo de viagem. Vai encontrar várias mulheres viajando sozinhas por lá, e pode até se aventurar em algumas caronas (é muito comum viajar desta forma por lá). Pra baixo de Bariloche pode considerar tudo seguro. Aí poderia descer pela Argentina e subir pelo Chile, por exemplo. Recomendamos levar uma barraca e fazer a viagem no verão, pois no inverno é bem complicado por lá.

      Mas é isso, boa sorte nas suas futuras viagens! Qualquer coisa só perguntar 🙂

      Abraços!

  5. Estou apaixonada com a pàgina de voces. Estou tomando coragem para fazer um mochilao pela colombia e estou me deleitando com os posts de vcs. Torcam por mim e felcidades pra vcs!

  6. Incrível o projeto! Um verdadeiro projeto de vida! Vamos (esposa e eu) seguir o blog para acompanhar suas aventuras e pegar dicas para nossas viagens, ainda somos do tipo que viaja 1 mês por ano hahaha!
    Boa sorte pra vcs e que as experiências fantásticas se acumulem! Abraços!

    1. Olá Leandro! Muito obrigado!
      Esperamos que as dicas que postamos aqui possam ser úteis nas viagens de vocês. Nós começamos com férias de 1 mês também, aí quando nos demos conta já estávamos na estrada sem prazo para voltar 🙂
      Abraços!!

    2. Incrivel ,esse projeto ,sou formado em geografia e curto muito o video de vcs, sou de sp capital, espero um dia poder conhecer 1 por cento do que vcs ja conheceram , vcs pretendem explorar a africa e o oriente medio? Forte abraco Denilson

      1. Parabens ,muito ousado e corajoso esse projeto , parabens pelas informacoes pra mim que sou vidrado em outras culturas etnias estou me deliciando parabens ja virei fa de vcs

      2. Olá Denilson!!
        Muito obrigado pelo comentário e por nos acompanhar pelo mundo!! 🙂
        Temos certeza que um dia a oportunidade aparece para você, e a gente ainda se encontra por essas estradas.
        Queremos explorar África e Oriente Médio, sim. Se tudo der certo, viajaremos pelo mundo todo!

        Abração!!

  7. Bom dia.
    Muito legais os vídeos de vocês.
    Eu não teria essa coragem.
    Parabéns, felicidades, saúde e muitas viagens pela frente.
    Vou ficar na torcida pra que tudo de sempre o mais certo possível.
    Abraços pro Renan, Michele e Mucuvinha.

  8. Olá, comecei ver seus vídeos e não consigo parar, adorei, sempre quis fazer algo assim, quem sabe um dia acontece, abraços e tudo de ótimo. Sigo acompanhando, bye.

  9. Eu e meu marido estamos viciados em seus vídeos, não conseguimos parar de assistir, muito legal, obrigada por nós proporcionar essas loucuras com vcs e pelo aprendizado, Michele e Renan parabéns pela garra e por vcs não se estressar com nada, bjsss no coração, Boa sorte
    Qual lugar do Brasil vcs são.

  10. Adoro cada vídeo de vocês, muito bacana! Isso que eu chamo de aventura, principalmente quando estiveram com os nômades da Mongólia!
    Eu moro em São Bento do Sul(SC), mas sou de São Paulo! Sou jornalista, adoraria escrever sobre vocês, Renan e Michele, aventuras no Mundo Sem Fim!
    Vou acompanhá-los por cada canto desse mundo velho por onde passarem!!!
    Se cuidem, meus queridos!!!
    Mandem um alô para mim, Regiane, e o meu filho Matheus, aqui de São Bento do Sul (SC)!
    Beijão 😉

  11. Oiiiii, como estão vocês, tudo bem??
    Adoro cada vídeo de vocês, muito bacana! Isso que eu chamo de aventura, principalmente quando estiveram com os nômades da Mongólia!
    Eu moro em São Bento do Sul(SC), mas sou de São Paulo! Sou jornalista, adoraria escrever sobre vocês, Renan e Michele, aventuras no Mundo Sem Fim!
    Vou acompanhá-los por cada canto desse mundo velho por onde passarem!!!
    Se cuidem, meus queridos!!!
    Mandem um alô para mim, Regiane, e o meu filho Matheus, aqui de São Bento do Sul (SC)!
    Beijão 😉

  12. Olá Renan e Michele.

    Sou viajante também, a vida me levou por outros caminhos,
    levo grupos em viagens descontraídas, mochileiras sempre que possível.

    Tenho visto todos os videos de voces, muito bom.

    Parabéns pela aventuras.

    Deixo um abraço desde Floripa.

    Marcos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *