Conhecendo Ica e o oásis de Huacachina, no deserto peruano

Conhecido como “oásis da América”, Huacachina é uma parada obrigatória para quem está mochilando pelo Peru. Venha conhecer este lugar!

Referência (junho/2016)

1 real = 0,89 soles

Localização

Huacachina está localizada há apenas 5 km de Ica, e a umas 4 horas de ônibus de Lima. Uma passagem de Lima a Ica custa em torno de 20 soles, e de Ica a Huacachina um mototáxi sai por 5 soles.

Oásis de Huacachina, perto de Ica, Peru
Oásis de Huacachina, perto de Ica, Peru
Ave em Huacachina
Algumas aves imigratórias podem fazer uma parada por aqui

Conhecendo Huacachina

Localizada ao redor de um lago natural no meio do deserto, Huacachina já foi um antigo resort para ricos. O resort fechou e deu lugar a uma pequena cidade com pouco mais de 100 habitantes, mas que recebe dezenas de milhares de visitantes todos os dias. Ironicamente, o refúgio dos ricos do passado virou, hoje, um destino muito buscado por mochileiros que percorrem o Peru.

Oásis de Huacachina
Oásis de Huacachina

Apesar de o lago ser natural, a exploração da água por empresas nesta região acabou baixando muito os níveis dos rios subterrâneos do deserto, e hoje a água do lago é mantida por injeção artificial.

Às margens do lago formam uma pequena praia, mas a água já é imprópria para banho.

O lago é cercado por palmeiras, que foram introduzidas artificialmente pelos espanhóis. Também se tentou criar camelos na região, mas estes não suportaram o clima e acabaram morrendo.

Barcos na praia de Huacachina
Barcos na praia de Huacachina

A lenda

Conta a lenda que esta lagoa foi formada quando uma princesa nativa se banhava. Ao ser surpreendida por um homem que passava pela região, saiu correndo; nisso, a água onde se banhava formou a lagoa e seu manto voou e formou as dunas ao redor. A princesa teria se convertido em uma sereia, que supostamente vive no lago até hoje.

Nas épocas de resort, era comum os homens ficarem bêbados, entrarem na lagoa e morrerem afogados. Isso acabou reforçando a teoria de que esta princesa atraía os homens à lagoa com sua bela voz.

Mucuvinha nas areias do deserto de Huacachina
Mucuvinha nas areias do deserto de Huacachina

O que fazer?

Simplesmente caminhar pela pequena vila já é um passeio encantador, mas a grande beleza está nas dunas ao seu redor.

Para conhecê-las, é possível caminhar, mas esteja preparado para uma caminhada bem fatigante.

O ideal é contratar uma excursão em buggie para percorrer aquelas areias sem fim.

Nós fomos com a Viajes Ica (http://www.viajesica.com/), que nos presenteou com um passeio bem radical pelas dunas, incluindo sandboard e vista do pôr-do-sol.

Este passeio custa 45 soles. Além disso, é preciso pagar 3,60 soles de entrada às dunas.

Viajes Ica, que nos presenteou com este belíssimo passeio!
Viajes Ica, que nos presenteou com este belíssimo passeio!
Buggie que nos levou pelo deserto
Buggie que nos levou pelo deserto

 

 

Hospedagem

É possível se hospedar tanto em Ica quando em Huacachina por valores bem econômicos. Nós ficamos em Ica, em um hotel chamado Scorpions, por apenas 25 soles para um quarto matrimonial, com tv e banheiro privado. Está a umas 4 quadras do terminal, caminhando sentido a praça principal.

Se quiser economizar mais ainda, é possível acampar gratuitamente nas dunas que cercam Huacachina (apenas esteja preparado para fortes rajadas de vento com areia).

Sandboard em Huacachina
Brincando de sandboad
Pôr-do-sol nas dunas de Huacachina
Pôr-do-sol nas dunas de Huacachina

 

É isso pessoal! Gostaram das dicas?
Para acompanhar nossa volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

5 comentários sobre “Conhecendo Ica e o oásis de Huacachina, no deserto peruano

  1. Continuo acompanhando os relatos da viagem de vocês, muito bom mesmo!!! Agradeço por mostrarem os caminhos mais fáceis de um modo bem didático.
    Tenho uma dúvida sobre ir para Huacachina, chegarei por Lima e vou direto para Huaruaz, lá passarei em média 3 dias e retorno para Lima onde ficarei mais 1 dia, pensei em descer para Cusco e conhecer o Valle Sagrado 1 dia, depois MP e depois Cerros Colorado. Eu consigo ir de Lima para Huacachina e depois direto para Cusco? É mais viável?
    Grande abraço!

    1. Fala rapaz!
      Dá sim, Ica fica a 3 horas ao sul de Lima. Dá pra ir cedão e já ver na rodoviária um ônibus noturno para Cusco. Aí pega um moto-táxi até Huacachina (deve custar uns 4 soles) e em uma tarde dá pra conhecer o lugar! Pode contratar um passeio de buggy ou simplesmente caminhar por lá mesmo.
      No caminho entre Ica e Cusco também tem a cidade de Nasca. Se quiser, dá pra pedir para descer no mirador das Linhas de Nasca, e depois pegar o próximo ônibus para Cusco (bom conferir os horários para não correr o risco de ter que esperar o dia seguinte).
      Teu planejamento é meio corrido e talvez seja um pouco cansativo. Mas férias boas são assim mesmo!!
      Boa viagem, e qualquer outra dúvida só perguntar!
      Abraço!!

  2. Eu amo o blog de vcs! E estou lendo muito sobre o Peru, vou pra lá em Julho!!
    Queria saber se da pra ir para Huacachina de Lima e voltar no mesmo dia?

    1. Olá Carolina!
      Nos alegra muito que esteja curtindo nosso blog 🙂
      Dá pra fazer um bate-volta sim, só sair cedinho que não tem problemas. Essa agência que fizemos tem saídas desde Lima, mas se quiser fazer por conta própria também dá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *