Conheça o Parque Nacional Los Alerces, um dos mais bonitos da Argentina!

Na província de Chubut, a cerca de 200km ao sul de Bariloche, está um dos parques mais bonitos da Argentina, mas que ainda é pouco explorado por brasileiros.

Tivemos o privilégio de recorrê-lo na caçamba de uma caminhonete, e compartilhamos aqui com vocês como foi a experiência!

Referência (março/2016)
1 real = 4 pesos argentinos


 

Chegamos a este belíssimo parque por acaso. Estávamos em El Bolsón pedindo carona para Esquel, e uns “gauchos” argentinos nos levaram. Comentaram que moravam na pequena cidade de Cholila, e que poderíamos dormir em sua casa e, no dia seguinte, seguir para Esquel de carona atravessando o parque. Veja a sorte que tivemos! Por pouco, não perdemos este lugar tão bonito.

Mucuvinha pegando carona no Parque Los Alerces
Seguindo de carona ao Parque Nacional Los Alerces

No dia seguinte, conseguimos carona na caçamba de uma caminhonete até o parque e acabamos dormindo por lá.

Como chegar a Los Alerces?

O método mais normal de chegar ao parque é a partir de Esquel. Se tiver seu veículo próprio fica mais fácil; se não, é possível seguir de carona ou pegar um ônibus que leva até lá (a passagem custa em torno de 150 pesos argentinos, dependendo de onde você for descer).

Mapa do Parque Nacional Los Alerces
Mapa do Parque Nacional Los Alerces.

Outra entrada é por Cholila, na parte norte do parque. Esta entrada tem bem menos movimento, por isso é menos recomendada para quem quiser ir para lá de carona. O mesmo ônibus que passa em Esquel passa por aqui também.

 

A entrada no parque é paga: 100 pesos para brasileiros (com essa entrada, pode ficar lá dentro pelo tempo que quiser).

Dentro do parque, é possível acampar em alguns lugares gratuitos, que oferecem banheiro somente durante a alta temporada (na baixa, o banheiro é na natureza mesmo). Nestes lugares também é possível fazer fogo nas churrasqueiras.

Parque Nacional Los Alerces
Acendendo o fogo em um acampamento gratuito do Parque Nacional Los Alerces

campings pagos também, com água quente e tudo. Estes custam entre 130 e 200 pesos.

E, por mais absurdo que pareça, em alguns lugares la dentro se cobra o estacionamento! Prepare-se paga gastar uns 50 pesos para ver algumas atrações, se não quiser caminhar e estiver de carro.

O parque

Com vários lagos de água cristalina e cortado pelo impressionante rio Arrayanes, este parque é considerado um dos mais bonitos da Argentina.

Parque Nacional Los Alerces
Parque Nacional Los Alerces

Os destaques aqui são as árvores nomeadas Alerces (que chegam a tamanhos enormes e podem ter mais de 2 mil anos) e as Arrayanes, árvores com tronco laranja que crescem somente na região andina da patagônia argentina e chilena.

Parque Nacional Los Alerces
As vistas do parque são incríveis

Qualquer semelhança entre esta paisagem e o filme Bambi não é mera coincidência: vários pesquisadores afirmam que Disney poderia ter se inspirado nessa vegetação para fazer o desenho. As árvores laranjas dos bosques de Bambi supostamente seriam Arrayanes.

Parque Nacional Los Alerces
Um dos vários lagos com águas cristalinas.

É possível percorrer todo o parque em apenas 1 dia, se tiver veículo próprio, mas o ideal é acampar pelo menos uma noite aqui. Se quiser conhecer bem cada canto do parque, reserve uns 3 ou 4 dias para fazer todas as trilhas.

Paisagens do filme Bambi no Parque Nacional Los Alerces
Estas paisagens podem ter inspirado Walt Disney no filme Bambi

Ah, certifique-se de ter um bom saco de dormir e um isolante térmico, pois a temperatura à noite cai bastante!

Se tiver uma graninha a mais, é possível dormir em algum hotel no parque, evitando assim o risco de passar frio.

Noite no Parque Nacional Los Alerces
Céu estrelado no parque.

No parque também há uma pequena vila, onde é possível comprar lembranças e comida. Apesar de os preços não serem exorbitantes, é melhor levar comida de Esquel.

Melhor época para visitar

Cada época tem suas vantagens, e por aqui as estações são bem marcadas.

  • Verão: as temperaturas são bem elevadas, o que é ótimo para quem quiser mergulhar nos belos lagos do parque.

    Banho no lado do Parque Nacional Los Alerces
    Aproveitando o calor do verão para tomar banho neste belo lago.
  • Outono: talvez a estação mais bonita para observar a natureza. As folhas de algumas árvores mudam de cor para amarelo e marrom, deixando um colorido impressionante.
  • Primavera: os bosques ficam todos floridos, deixando um colorido muito bonito. Se tiver sorte, pode pegar dias de calor para tomar banho de lago.
  • Inverno: lindo para quem quer ver neve, mas o acesso fica bem complicado. Como as estradas no parque são, na maioria, de terra, fica tudo cheio de lama, com o risco de fechamento durante os dias mais complicados.

 

Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo! 🙂
www.facebook.com/mundosemfimoficial

7 comentários sobre “Conheça o Parque Nacional Los Alerces, um dos mais bonitos da Argentina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *