Como ver os pandas em Chengdu – China

Chegar perto desses dóceis e gigantes animais é o sonho de muita gente. Aqui ensinamos como visitá-los!

Pandas em Chengdu, China
Hora do rango!

Os pandas são lindos. Isso é algo que todo mundo concorda. E, apesar de seu tamanho gigantesco, eles se comportam como bebês.

Mas essa fofura toda corre sério risco de extinção. Os pandas, apesar de serem fisicamente fortes, são animais bastante frágeis. Sua alimentação se baseia principalmente em bambus específicos de uma pequena região da China. E, como estes bambus são pouco nutritivos, eles acabam passando metade do dia comendo (a outra metade passam dormindo). Climas muito quentes podem matá-los. A sua reprodução não é das melhores para disseminar a espécie: primeiro porque os machos não são muito chegados em acasalar, principalmente quando estão em cativeiro. Isso levou cientistas a métodos extremos, como dar-lhes Viagra e mostrar-lhes filmes de outros pandas acasalando (sim, existe filme pornô para pandas). Segundo que a gestação é complicada: geralmente leva em torno de 5 meses (o que é considerado longo) e na maioria das vezes nascem no máximo dois filhotes.

Pandas em Chengdu, China
Pandas “brigando”

E, para piorar tudo, tem a ação do ser humano. Já destruímos grande parte do seu habitat, e também adoramos matar tudo o que é bonito. Felizmente ações do governo chinês estão conseguindo reverter este quadro, e caçar panda é um crime gravíssimo. Você pode ser condenado à pena de morte se matar um animal destes.

Centros de proteção e reprodução do panda estão espalhados pela China, e os resultados para preservar a espécie têm sido satisfatórios. Aqui mostramos como é a visita ao Cheng du Research Base of Giant Panda Breeding, um dos mais importantes do país!

Como chegar?

Para chegar ao Centro de Pesquisa, basta pegar o ônibus 198 ou 198A. A passagem custa 2 yuan (pouco mais que 1 real). Este ônibus parte do zoológico de Chengdu e para bem em frente ao centro de pesquisa. Para chegar ao zoológico há vários ônibus, dependendo de que lugar da cidade você está. No site oficial eles explicam várias rotas que você pode fazer.

Há outro centro de pesquisa famoso na cidade de Ya’an, a cerca de 1 hora de Chengdu. Não chegamos a visitá-lo, mas este centro também tem boas referências.

Pandas em Chengdu, China
Na cidade de Chengdu há pandas por todos os lados!

Preço

A entrada custa 55 yuan por pessoa (algo como 35 reais).

O passeio

O centro de pesquisa é bem grande, com uma extensa área verde, lojas de lembrancinha e alguns museus que você pode visitar. É, também, bastante cheio, principalmente nos finais de semana.

Não é difícil andar lá dentro. Há placas (em inglês) e mapas por todos os lados, e os caminhos são todos de pedra ou asfaltados. Opcionalmente pode se pegar um carro elétrico para se deslocar, embora não seja realmente necessário. Nós ficamos cerca de 3 horas por lá e fizemos tudo a pé.

É recomendado que você visite o centro de manhã, chegando lá por volta das 9 horas. Além de pegar o lugar mais vazio, ainda terá mais chances de vê-los em movimento, já que é neste horário que eles são alimentados. Dizem que, depois do almoço, eles se transformam em uma bola de pelo e dormem a tarde toda.

Pandas em Chengdu, China
Às vezes o parque fica cheio…

O horário que os vimos mais ativos foi por volta das 11 horas. Nesta hora o parque já estava bastante cheio, repleto principalmente de crianças (parece que muitas escolas fazem excursão para lá). Mas mesmo assim conseguimos ver bem.

Além dos pandas gigantes (estes que estamos acostumados), há também por lá os pandas vermelhos, que são pequenos e lembram uma raposa. Apesar de também serem chamados de “pandas”, não há relação nenhuma entre as duas espécies.

Pandas em Chengdu, China
O pouco conhecido “panda vermelho”

O parque também é lar de outros animais, como o pavão. Estes estão soltos por lá, e talvez você dê sorte de se encontrar com algum pelo caminho.

Pandas em Chengdu, China
Se der sorte pode cruzar com algum pavão caminhando pelo parque

É isso, pessoal! Aqui está um vídeo mostrando um pouco mais dos pandas:

Esperamos que tenham curtido este passeio. Para mais dicas bacanas, não deixem de nos acompanhar em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

6 comentários sobre “Como ver os pandas em Chengdu – China

  1. Precioso documentário sobre os Pandas em Chengdu, na China. A mãe natureza sempre agradece esse tipo de trabalho. Atualmente Renan, os Pandas foram retirados da lista de espécies ameaçadas em grande parte por causa do esforço dos ambientalistas chineses e também por causa do bambu, principal fonte de alimentação dos pandas. As florestas de bambu são de fundamental importância para a sobrevivência desses animais. A luta pela preservação desses maravilhosos animais e de seu habitat não pode parar.
    Parabéns pelo trabalho

    1. Obrigado Gualter!
      Ficamos felizes de saber que conseguiram reverter este quadro. Espero que não parem os esforços para que esta espécie não seja ameaçada novamente.
      Pena que outras espécies de animais ameaçados não tiveram a oportunidade de receber este tipo de cuidado. Mas temos esperança que o ser humano evolua e aprenda a conviver em harmonia com outros animais também…

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *