Com uma temperatura sempre elevada e boas ondas para praticar surf, San Juan del Sur é um dos principais destinos turísticos na Nicarágua, atraindo tanto visitantes nacionais quanto internacionais. Aqui damos todas as dicas para aproveitar melhor este lugar!
Câmbio oficial (abril/2017)
1 real = 9,45 córdobas
1 dólar = 30 córdobas
Localizada no sul do país, próximo à fronteira com a Costa Rica, San Juan del Sur é a porta de entrada para as belíssimas praias do pacífico nicaraguense. Sua beleza é muito parecida com a das famosas praias costarricences, com a diferença de que aqui as coisas são muito mais baratas.
Bastante visitada por turistas de todos os cantos do mundo, este é um dos principais destinos turísticos da Nicarágua, atraindo aqueles que vem surfar, observar tartarugas ou simplesmente se refrescar em sua gostosa praia.
Viajando pelo país? A passagem por aqui é obrigatória!
Como chegar?
Para chegar até San Juan del Sur, é preciso pegar um ônibus desde o terminal de Rivas. A passagem custa 18 córdobas, e demora cerca de meia-hora. Sai quando enche (e enche bem!). Se quiser um pouco mais de comodidade, há táxis compartilhados que fazem o recorrido por 50 córdobas por pessoa.
Para quem vem da fronteira com a Costa Rica, uma opção um pouco mais cara seria pegar um táxi direto (custam entre 20 e 30 dólares). Se não, basta seguir da fronteira até Rivas (20 córdobas), e de lá pegar o ônibus para San Juan del Sur. Também é possível descer em La Virgen para economizar tempo, mas aí provavelmente pegará o ônibus lotado. Se não se importar em viajar em pé, pode ser uma boa alternativa.
Onde se hospedar?
Na cidade há diversas opções de hospedagem, com os mais variáveis preços e niveis de conforto.
Nós ficamos no Hotel Beach Please (https://www.facebook.com/beachpleasehotel), um hotel com excelente custo-benefício. A diária para um casal fica em 50 dólares, em um quarto privado com ventilador, ar-condicionado, banheiro e TV. O hotel tem cozinha e está muito bem localizado. Recomendado!
Gostou? Reserve-o por aqui.
Se busca algo mais econômico, há hostels simples que oferecem camas em quartos compartilhados a partir de 9 dólares.
Muito importante pegar um quarto com ar-condicionado, porque só ventilador não dá conta do enorme calor que faz na cidade.
Temporada de chuva
A temporada de chuvas começa em maio e vai até fins de outubro. Se for viajar nessa época, o calor é o mesmo, e a visita continua valendo a pena.
Comendo e bebendo
Se quiser comer de forma econômica, tem um restaurante simples, mas muito bom, na avenida principal, a meia quadra do letreiro com o nome da cidade. Ali, um menu com uma coca-cola sai a partir de 90 córdobas.
Se tiver uma graninha a mais, é possível comer uma lagosta nos restaurantes à beira da praia a partir de 350 córdobas o prato. Estes mesmos restaurantes funcionam como bares pela noite, e são bastante movimentados, principalmente por turistas estrangeiros.
Uma cerveja popular nos mercados e licorerias fica entre 17 e 26 córdobas. Uma garrafa de 1 litro de rum Flor de Caña (rum nicaraguense considerado um dos melhores do mundo) fica entre 140 e 350 córdobas, dependendo do tempo de envelhecimento.
O que fazer?
Além de curtir a praia e apreciar seu belíssimo pôr do sol, há vários passeios interessantes e praias vizinhas imperdíveis na região. Abaixo contamos alguns deles:
-
Vida noturna
Por ser um destino bem popular, San Juan del Sur possui uma vida noturna interessante, com bares e discotecas bastante visitadas tanto por estrangeiros quanto por nacionais. O fato de as bebidas serem econômicas no país deixa esta vida ainda mais interessante.
A maioria dos lugares está perto do centro e pode ser visitado a pé mesmo.
-
Surfar
Já é um surfista profissional, ou está querendo aprender? Não importa: alugue uma prancha e curta. Nunca surfou antes? Então faça algumas aulas e logo estará de pé, aproveitando as ondas ao máximo.
As melhores praias para surfar são a Maderas e a Playa Hermosa. Ambas são acessíveis em ônibus. A Playa Hermosa é particular e cobram uma entrada (10 dólares pelo que nos disseram).
-
Ver tartarugas
Uma das coisas mais interessantes da região é a possibilidade de poder ver as tartarugas desovando. Se tiver sorte, poderá acompanhar as pequenas tartaruguinhas saindo de dentro dos ovos e seguindo sua longa jornada até o mar.
Para ver esta beleza da natureza, vá até a praia La Flor (pegue um ônibus para El Ostional e peça para o motorista te avisar onde você deve descer). Lá é preciso pagar uma entrada de 200 córdobas (100 para nacionais). Se quiser acampar, é cobrado 500 córdobas por barraca.
A melhor época para ver as tartarugas é de julho a janeiro.
-
Cristo
Sobre o cerro à direita da praia há uma estátua de Cristo, que oferece uma bela vista da praia. É possível chegar até lá em táxi ou depois de uma caminhada de uns 45 minutos. A entrada para o mirador da estátua custa 2 dólares.
-
Petroglifo
Dizem que há um petroglifo talhado em uma pedra ao longo do rio da cidade, desenhado por civilizações indígenas de 1500 anos atrás. As informações que nos deram é que a pedra ficava próxima ao posto de gasolina da cidade. Nós procuramos e não encontramos nada, mas talvez você tenha mais sorte que nós!
- Parque Aventura Las Nubes
Um passeio bastante interessante a poucos quilômetros da cidade. O parque está sobre algumas montanhas, que oferecem uma vista espetacular tanto da praia quanto da ilha Ometepe.
No parque, além da vista, são oferecidos alguns passeios radicais, como tirolesa, rapel e algumas trilhas. Se tiver sorte, é possível ver bichos-preguiça e macacos por lá.
Para chegar ao parque, basta combinar com eles que eles te buscam no seu hotel gratuitamente. A entrada custa 5 dólares. Se quiser incluir a tirolesa, o preço fica em 30 dólares. Para consultar o preço de passeios adicionais e informações de contato, consulte o site deles:
http://parqueaventuraslasnubes.com/
É isso pessoal! Espero que tenham curtido as dicas e possam aproveitar ao máximo este destino!
Para acompanhar nossa viagem pelo mundo, não deixem de curtir nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
Dicas para a sua viagem:
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Renan, como é a segurança deste pais? Ouvi dizer que é um pais muito violento, vale a pena levar a família?
Bjss
Olá Vitória!
É um país muito tranquilo, talvez o mais seguro da América Central. Dá pra vir com a família numa boa 🙂