Um dos passeios imperdíveis da Cidade do México é a visita às ruínas de Teotihuacán. Há vários tours caros para lá, mas aqui ensinamos a chegar em transporte público, sem gastar tanto!
Câmbio oficial (outubro/2017)
1 real = 6 pesos mexicanos
1 dólar = 18,90 pesos mexicanos
“Lugar onde os homens se convertem em deuses”. Este é o possível significado de Teotihuacán em nahuatl, a linguagem usada pelos povos pré-colombianos da região da Cidade do México.
A história desta cidade ainda é um mistério para os investigadores. Ela foi batizada como Teotihuacán pelos povos mexicas, mas já se encontrava em ruínas quando foi descoberta por eles. O nome original ainda é desconhecido. Estudos indicam que seu apogeu aconteceu entre os séculos III e VII d.C, época em que deve ter abrigado entre 100 mil e 200 mil habitantes. O declínio teria chegado no fim do século VII, decorrente de instabilidade política, rebeliões e mudanças climáticas. Seus habitantes teriam se mudado para outras cidades da região.
Os detalhes de sua história nós não sabemos, mas uma coisa sabemos com certeza: estas são algumas das ruínas mais encantadoras de todo o México. Se você gosta de história, não pode deixar de visitá-la!
Como chegar?
Chegar por conta própria às ruínas é bem fácil: há ônibus partindo do Terminal Norte para lá a cada 15 ou 20 minutos. É possível chegar a este terminal em metrô (linha amarela, estação Terminal Norte).
A empresa que leva se chama Autobuses Teotihuacán, e seu guichê está no fim do corredor que está à esquerda da entrada do terminal. É pequena, mas é fácil reconhecê-la pelo seu símbolo em forma de pirâmide.
A passagem custa 50 pesos (pouco menos de 10 reais) o trecho. Note que existe uma cidade chamada Teotihuacán. Quando for comprar, diga que quer ir às pirâmides ou ao sítio arqueológico para evitar confusão.
O ônibus te deixará no Portão 1. Para voltar, é possível pegá-lo também no portão 2.
Valor da entrada
A entrada para a zona arqueológica custa 70 pesos (algo como 12 reais). Cobram também 45 pesos se você quiser usar uma câmera filmadora (máquinas fotográficas ou celulares são isentos).
Conhecendo Teotihuacán
Conhecer Teotihuacán é bem fácil. Ao chegar ao portão 1, alguns taxistas irão te abortar, dizendo que há que caminhar quase 4 horas até chegar às pirâmides, tudo isso em subida. Por isso, te oferecerão um táxi até o portão 3, de onde você poderá seguir em descida até o portão 1. Tudo bobagem: a subida é bem leve, e não deve durar nem 30 minutos. Além disso, passa por outras ruínas igualmente belas.
Também aparecerão algumas pessoas vendendo mapas, mas nem vale a pena gastar dinheiro com isso. É bem fácil se localizar lá dentro. Basicamente você terá que caminhar em linha reta por um grande calçadão. Ao lado deste calçadão se destacarão algumas ruínas e escavações. Do lado direito, mais ou menos na metade do caminho, está a imponente Pirâmide do Sol, onde é possível subir e apreciar uma vista panorâmica de toda a região. Ao fundo, a Pirâmide da Lua, menor em tamanho mas igualmente bela, te dará uma vista fantástica de todo o caminho percorrido.
O caminho do Portão 1 até a Pirâmide da Lua é de cerca de 2,5km. Ao lado da Pirâmide da Lua está o Portão 3, e em frente à Pirâmide do Sol está o Portão 2.
Nós levamos pouco mais de 3 horas para conhecer tudo. É opcional contratar um guia local (cobram na faixa de 600 pesos – 100 reais – por grupo).
É isso pessoal! Curtiram a dica deste lugar?
Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:
Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Muito bem vindas essas dicas. Estarei partindo pro méxico próxima segunda, chegando por cancun e voltando por CDMX, passando por Palenque, San Cristóbal, Oaxaca e Puebla. Passarei o dia dos mortos de 31 a 03 em Oaxaca, se der nos esbarramos por lá. Abraços!
Opa, estaremos em Oaxaca também nesses dias! Abraço!!
E aê Renan, estou indo agora para Teotihuacán e me baseando em suas dicas. Obrigado!
Beleza Alysson, aproveite por lá que é muito bacana!
Abraço!!