Lugar pouquíssimo conhecido pelo turismo, a “Área Natural Única Los Estoraques” está no caminho de quem pensa em mochilar pela região do Norte de Santander, entre Bogotá e o caribe. Aqui mostramos como é e ensinamos a chegar lá!
Com uma área de apenas 6km², a região de Los Estoraques é uma das menores áreas protegidas da Colômbia. Um pouco afastado das principais rotas turísticas do país, este lugar recebe pouquíssimos visitantes por dia. O bom disso é que ele permanece bem preservado, e você poderá recorrê-lo tranquilamente, sem ter que disputá-lo com centenas de outros turistas.
Este parque conta com grandes e únicas formações desérticas, criadas pelo trabalho do vento e da erosão por milhares de anos.
Seu nome se dá por conta de uma planta que existia na região, chamada “istoraque”. Infelizmente, devido ao seu uso indiscriminado na medicina e na perfumaria, esta planta já não existe mais por ali.
Como chegar a Los Estoraques?
Chegar à região de Los Estoraques não é difícil, mas requer alguma paciência. Primeiramente é preciso chegar à cidade de Aguachica (a maioria dos ônibus entre Bogotá e Santa Marta param lá). De Aguachica é preciso pegar um transporte até Ocaña. Este transporte pode ser feito em van ou táxi compartido, e ambos custam 14 mil pesos. Pegue o que estiver mais perto de encher. Esta viagem, apesar da curta distância, pode demorar mais de 1h por conta da infinidade de curvas e obras na estrada.
Em Ocaña, peça para descer na praça principal. A partir dali, caminhe 2 quadras até chegar ao local onde saem os transportes para La Playa de Belén (no mesmo esquema: ônibus e van, e custam 6 mil). A viagem de Ocaña até La Playa dura cerca de 1 hora.
La Playa é uma cidade colonial minúscula, e a partir de sua praça principal até Los Estoraques é possível seguir caminhando. A distância é de aproximadamente 600 metros.
Se você vem da Venezuela por Cúcuta, há ônibus de Cúcuta até Ocaña por 37 mil pesos, e a viagem dura quase 5 horas.
Hospedagem
Para conhecer Los Estoraques há duas opções: hospedar-se na pequena cidade de La Playa ou ficar em Ocaña e fazer um bate-volta de 1 dia.
Nós optamos por ficar em Ocaña, já que esta cidade é bem maior e oferece maiores opções de restaurantes e mercados. Conseguimos um hotel a 1 quadra da praça principal por 35 mil, em um quarto matrimonial com banheiro privado (ducha de água fria) e TV.
O passeio
Chegamos a Los Estoraques pouco antes das 13h. Havia uma bilheteria no local, mas estava fechada (não sabemos se não estão mais cobrando ou se estavam almoçando, mas como estávamos no horário permitido para a visitação, entramos).
Havia também uma placa no local indicando que era preciso de guia para visitar o parque, mas como não encontramos nenhum guia por ali, seguimos por nossa conta mesmo.
De fato, o caminho não é tão bem marcado, mas com atenção é possível seguir sozinho sem problemas. Há alguns pontos de interesse no recorrido, que estão indicados com placas. Fique atento para não perdê-los!
Todo o recorrido pelo parque, caminhando com calma e tirando fotos tranquilamente, demora em torno de 1h30min.
Além do Los Estoraques, a pequena cidade de La Playa também vale a visita. Com praticamente todas as casas impecáveis, bem restauradas e pintadas de branco, esta é mais uma das belas cidades coloniais da Colômbia, com a diferença que esta é bastante autêntica, já que não vive do turismo.
É isso pessoal! Curtiram a dica?
Para seguir acompanhando nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Um comentário sobre “Visitando as enormes pedras de Los Estoraques – Colômbia”
Os comentários estão desativados.