Sempre ficou curioso de saber como é a cidade do carteiro do Chaves? Nós fomos até lá, e aqui mostramos tudo sobre Tangamandápio!
Câmbio oficial (nov/2017)
1 real = 5,87 pesos mexicanos
1 dólar = 19,10 pesos mexicanos
Já havíamos encontrado Tangamandápio no Google Maps, mas mesmo assim queríamos ir até lá conferir se existia de verdade.
Fora da rota clássica do turismo no México, Santiago Tangamandápio é uma cidadezinha no interior do estado de Michoacán. Conta com pouco mais de 10 mil habitantes e quase não recebe turistas. Nós ficamos em um dos dois únicos hotéis da cidade, e éramos os únicos hóspedes. Na rua, todos nos olhavam com uma cara de quem pensa: “que diabos estes turistas fazem por aqui?”.
Se valeu a visita? É claro que sim!
Significado
Se o nome “Tangamandápio” parece engraçado, seu significado não é menos curioso. Tangamandápio, na língua Purepecha, significa “tronco podre que se mantém em pé na água”.
Como chegar?
Tangamandápio está a 165 quilômetros da capital de Michoacán, Morélia. Para chegar até lá, é preciso ir até Zamora, e de Zamora pegar um ônibus no terminal até Santiago Tangamandápio (saem a cada 20 minutos mais ou menos).
Os valores que pagamos nestes trajetos foram:
-
Morélia – Zamora: 185 pesos (algo como 33 reais), 2h30min de viagem.
-
Zamora – Tangamandápio: 20 pesos (menos de 4 reais), 30 min de viagem.
Se vier do litoral, pode ir até Uruapan, e de lá seguir direto para Zamora (120 pesos).
Hospedagem
Há apenas dois hotéis na cidade, ambos próximos à estrada (estão no Google Maps). Nós ficamos no Markez que era o mais barato (280 pesos em um quarto de casal – algo como 52 reais).
Se quiser mais opções, o ideal é ficar em Zamora e fazer um bate-volta.
O que fazer?
Tangamandápio é uma típica cidadezinha de interior, com alguns prédios coloniais pouco conservados e uma vida tranquila. Não há muito o que fazer – seu valor está mais no simbolismo criado pelo seriado Chaves mesmo.
Logo na entrada há uma estátua em homenagem ao Jaiminho.
Mais para o centro há uma pequena e bonita praça, cheia de carrinhos vendendo comida e cercada por sorveterias. A igreja também é pequena e simples, mas bem conservada.
Se você quiser tirar uma foto com a placa de Tangamandapio na estrada, basta seguir alguns poucos metros até o fim da cidade, no sentido oposto ao de Zamora.
É isso, pessoal! Gostaram de conhecer a cidade do Jaiminho?
Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:
Para mais dicas bacanas e acompanhar a nossa viagem de volta ao mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Eu sempre tive a curiosidade de saber sobre essa cidade que gerava tanta fadiga no eterno Jaiminho. Obrigado por compartilharem essa incrível lembrança da minha infância.
Não há muito o que fazer lá, né? Melhor evitar a fadiga.
heheh bem por aí! 😀
Legal!Gostei de conhecer Tangamandápio!😁😁😁😁
vcs conseguiram comprar pó em tangmandapio? to querendo ir dar um role la. entao se vcs puderem me ajudar com um canalzinho do pó agradeço