Não tem como visitar San Cristóbal de las Casas e não se encantar: sua bela arquitetura colonial, seu ambiente ao mesmo tempo tranquilo e vibrante e sua rica cultura indígena formam uma combinação perfeita!
Câmbio oficial (outubro/2017)
1 real = 5,85 pesos mexicanos
1 dólar = 18,50 pesos mexicanos
San Cristóbal de las Casas é uma pequena e agradável cidade colonial, localizada no estado de Chiapas, próximo à fronteira com a Guatemala. Seu clima fresco e agradável (ainda que as constantes chuvas possam atrapalhar alguns passeios) e seus preços bastante econômicos agradam a todos os viajantes que passam por aqui. Além disso, a forte cultura indígena presente na região torna a viagem muito enriquecedora.
Se você é daqueles que prefere apreciar uma boa gastronomia enquanto bebe uma cerveja ou um vinho, não se preocupe: suas peatonais estão repletas de restaurantes para todos os gostos.
Prefere ver natureza? Tudo bem: a região está cercada de belas cascatas, cânions e lagoas para você se divertir!
Como chegar?
Geralmente quem vem a San Cristóbal de las Casas chega da Guatemala ou de Palenque. Desde aqui, é comum seguir para Oaxaca ou Puerto Escondido. Aqui seguem alguns custos de passagem:
-
Palenque – San Cristóbal: há dois caminhos: um deles é seguir no ônibus da ADO, em uma viagem que demora quase 10 horas. O preço normal da passagem é 300 pesos, embora seja possível conseguir pela metade deste valor comprando com antecedência.
Outro caminho possível é seguir em van até Ocosingo (80 pesos, 2h30min), e de Ocosingo outra para San Cristóbal (65 pesos, 2h).
O motivo de a van ser mais rápida e mais econômica que a ADO é porque elas vão por uma outra estrada mais curta. A ADO evita esta estrada porque ela passa por regiões autônomas indígenas, e às vezes há cobrança de uma especie de “pedágio”. Conosco não aconteceu, mas escutamos outros viajantes que tiveram que desembolsar 50 pesos nessa brincadeira. -
San Cristóbal – Puerto Escondido: A opção é viajar pela ADO: a viagem dura pouco mais de 12 horas e a passagem fica na faixa dos 700 pesos. Comprando adiantado é possível conseguir por pouco menos de 500.
-
San Cristóbal – Cidade do México: A viagem dura cerca de 15 horas. Os ônibus da ADO ficam entre 600 e 1000 pesos (dependendo da antecedência que você comprar). Porém, se você pedir passagem de ônibus econômico (segunda linha), consegue por 450. Nós viemos nesse, e são bastante confortáveis até, embora os assentos não inclinem tanto.
Em San Cristóbal há dois terminais: o das vans e o da ADO. A partir do da ADO é possível chegar ao centro caminhando uns 7 minutos.
O terminal de vans é bem afastado. O ideal é pegar um ônibus municipal que leve ao centro (7 pesos a passagem).
Para conferir outros valores, consulte diretamente no site da ADO: www.ado.com.mx
Onde se hospedar?
A cidade de San Cristóbal é pequena, assim que você consegue caminhar para qualquer lugar sem problemas. O ideal é se hospedar o mais próximo possível do centro.
Há hotéis e hostels bastante econômicos na cidade. Na rua 5 de Mayo e arredores há hostels onde a cama em quarto compartilhado custa 130 pesos. Se busca um hotel simples, um quarto privado para um casal sai na faixa de 300 pesos.
Uma opção boa e econômica é usar o AirBnb: nós conseguimos um quarto privado de casal por 200 pesos. A casa ficava a uns 10 minutos de caminhada do centro. O dono é bem bacana e um dia até fez um churrasco para nós.
Se quiser ficar lá, o link da casa é este:
https://www.airbnb.com.br/users/show/136488875
Se você nunca usou o AirBnb, pegue um bônus de 100 reais aqui.
Comer e beber
San Cristóbal de las Casas está repleto de restaurantes turísticos. Nas peatonais Miguel Hidalgo, Real de Guadalupe e 20 de noviembre estão os principais. Espere gastar o equivalente a algo entre 20 e 30 reais em um almoço por aí.
Se busca algo mais econômico, é só se afastar um pouco destas ruas principais. Nós almoçávamos uma parrillada para duas pessoas em uma taqueria simples por 80 pesos (uns 15 reais).
Se quiser beber em casa/no hotel, as cervejas de 1,2 litros são vendidas por 32 pesos. É comum terem promoção de 3 por 2 ou 2 por 50.
Lembre-se que no México é ilegal beber na rua.
O que fazer?
O ideal de San Cristóbal é apenas curtir sua beleza colonial, sua boa gastronomia e comprar artesanatos baratos. Não deixe de ir na feira que está em frente à Igreja de Santo Domingo. É pequena, mas bastante interessante.
Outro passeio bacana é subir o cerro, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade (é fácil encontrar este cerro: está pertinho do centro, e tem uma grande bandeira do México no topo).
Arredores
Talvez mais interessante que San Cristóbal em si sejam os arredores da cidade, onde a cultura indígena está ainda mais forte.
San Juan Chamula é uma cidade indígena autônoma. Todo domingo ocorre uma feira bem grande por aí, onde o escambo ainda é praticado. Esta feira é mais voltada aos indígenas que aos turistas, o que a torna ainda mais interessante e autêntica.
Melhor que a feira é a igreja da cidade: os rituais praticados em seu interior sofreram tanto a influência da cultura indígena que já nem é mais possível dizer que esta igreja é católica. Esta foi, sem dúvidas, a igreja mais interessante que já visitamos até hoje.
Se quiser saber mais sobre ela, leia nosso post completo aqui.
Oventic é o coração do movimento zapatista do EZLN, que veio à tona em 1994, reivindicando direitos dos indígenas. Esta cidade é autônoma e vive suas próprias leis, baseadas no socialismo e no comunismo. Se você se interessa por política e economia (independente se é simpatizante da esquerda ou não), vale a pena visitar.
Leia todos os detalhes da nossa visita aqui.
-
Cânion de Sumidero
Em San Cristóbal, praticamente todas as agências de turismo vendem tours para este lugar. O preço fica na faixa dos 300 pesos.
Nós não fizemos este passeio por conta das fortes chuvas, mas todas as pessoas que conhecemos que fizeram dizem que vale a pena.
É isso pessoal! Espero que tenham curtido a dica deste lugar!
Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:
Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Um comentário sobre “San Cristóbal de las Casas – conheça uma das cidades mais agradáveis do México”
Os comentários estão desativados.