Praia de Akumal – nadando de graça com tartarugas no caribe mexicano

Um dos passeios mais populares de quem está em Playa del Carmen ou Cancún, o nado com tartarugas em Akumal pode sair um pouco caro. Mas aqui ensinamos como fazê-lo sem gastar nada!

Câmbio oficial (ago/2017)
1 real = 5,73 pesos mexicanos
1 dólar = 17,85 pesos mexicanos

Tartaruga em Akumal
Tartaruga em Akumal

Nadar com tartarugas é uma das experiências mais legais para quem curte snorkel.

Durante a temporada, a praia de Akumal (que significa, em maia, “lugar de tartarugas”) recebe várias dessas enormes criaturas, que vêm se alimentar das algas e depositar seus ovos na areia. Com isso, é possível nadar com elas pertinho da areia da praia, sem fazer muito esforço.

Em Cancún, Playa del Carmen ou Tulum os operadores vendem tours para lá por valores que oscilam entre 18 e 25 dólares, mas aqui damos todas as dicas para fazer gastando quase nada.

Trouxe sua máscara e snorkel? Então aproveite!

Como chegar

Se você estiver em veículo particular, basta seguir pela estrada que está entre Playa del Carmen e Tulum. Akumal está bem no meio destas duas cidades, a pouco mais de 40km de cada uma.

Se quiser ir de transporte público, a passagem Playa del Carmen/Akumal custa 40 pesos, e as vans saem da calle 2, entre as avenidas 15 e 20. De Tulum a Akumal o preço é o mesmo. Neste caso, basta acenar para qualquer van na avenida principal que vá sentido Playa del Carmen. O tempo do deslocamento é de pouco mais de 30 minutos.

A van te deixará na estrada (peça para o motorista avisar). A partir da estrada, basta caminhar uns 10 minutos até a praia.

Nós não conseguimos carona para sair de Playa del Carmen, mas para voltar de Akumal desta forma foi fácil.

Praia de Akumal, México
A praia de Akumal

As regras e o passeio

Ao chegar a Akumal, já vai aparecer um pessoal querendo vender o tour das tartarugas, e tentarão te passar a informação incorreta de que só é possível ingressar na praia com guia. Mentira. Há uma placa deixando bem claro que a praia é pública e gratuita.

**********************************************
NOTA (02/05/2019): Infelizmente, segundo informações de pessoas que visitaram o local recentemente, o acesso à praia já não é mais gratuito: é preciso pagar 100 pesos para entrar. Leia os comentários no final do post para mais detalhes.
**********************************************

Ao chegar à praia, há uma espécie de circuito entre boias no mar. Este é o recorrido que os tours fazem. Custam 250 pesos (é possível negociar por menos), e incluem guia, snorkel, colete salva-vidas e pés de pato.

Não havia muita informação a respeito, portanto entrei aí com meu snorkel e uma boia estilo macarrão mesmo. O circuito leva uns 15 minutos.

Quando já estava perto do fim (e já havia visto 3 tartarugas e uma arraia), um senhor com caiaque e devidamente identificado se aproximou de mim e disse que ali era uma zona protegida, e que só era permitido o ingresso com guia e com colete salva-vidas (o que me pareceu uma grande bobagem, já que vimos uma menina de um tour guiado chutar a cabeça de uma tartaruga duas vezes, por descuido). Assim, ele me indicou que saísse da zona limitada pelas boias. Ali fora eu poderia ficar tranquilamente da forma que eu quisesse.

E, nessa parte de fora, vi mais tartarugas do que na suposta zona protegida. Logo voltei para a praia e entreguei os equipamentos para a Michele (que tinha ficado cuidando da nossa mochila). Ela entrou e, mesmo sem saber nadar, conseguiu ver mais duas tartarugas tranquilamente.

Como encontrar as tartarugas

As tartarugas estão nadando livremente por todos os lados. Para encontrá-las com facilidade, basta ver onde há uma aglomeração de pessoas. Provavelmente estão ali porque encontraram alguma coisa interessante (tartaruga ou arraia).

Se estiver na temporada de tartarugas, é quase garantido que vai vê-las!

Temporada de tartarugas

A temporada de tartarugas começa em maio e vai até fim de outubro. Esta temporada coincide com a dos sargazos (algas), já que este é o alimento destes animais.

Cenote Yal-ku

Se for até Akumal, não deixe de visitar o Cenote Yal-ku. Este cenote forma um rio de águas cristalinas que vai desembocar no oceano, e é um verdadeiro aquário natural. Se der sorte, poderá ver tartarugas por lá também.

O cenote está a cerca de 3km ao norte do centro de Akumal. É possível ir caminhando ou pegar um táxi até lá.

Nadando no cenote de Yal Ku
Nadando no cenote de Yal Ku

Leia nosso post completo sobre este cenote aqui.

Não deixem de ler também nosso post completo sobre Playa del Carmen:

Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:

É isso pessoal? Curtiram a dica?

Não deixe de visitar Akumal enquanto estiver visitando o México!

Para mais dicas bacanas de nossa viagem de volta ao mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

9 comentários sobre “Praia de Akumal – nadando de graça com tartarugas no caribe mexicano

  1. Estive em Akumal em 12/05/2018.. primeiro oferecem o passeio dizendo ser a única opção pra nadar com tartarugas.. quando falamos não, dizeram que era necessário pagar uma taxa de 100 pesos por pessoa pra entrar na ilha e não tem jeito, tem que pagar, tem catraca e tudo.. entrando lá já é possível ver que o espaço de nado é pequeno.. nadamos mto e nada, poucos peixes apenas.. decidimos pagar e fomos fazer o passeio.. ficou em 500 pesos por pessoa.. nadamos mto, super cansativo.. vimos algumas tartarugas pequenas e falaram que as grandes ficavam no meio onde a entrada era proibida.. fiquei puta!, Falaram q veriamos mtas tartarugas e vimos bem poucas.. tinham alguns corais legais, vimos três polvos e só.. depois caminhamos pela areia e achamos uma parte maior pra nado.. tinham uns corais legais e peixes diferentes, melhores que aqueles que vimos no passeio.. ai bem no finalzinho do passeio vimos uma tartaruga no raso e era enorme! Acredito q tenha sido sorte, já que mtos não tiveram essa sorte de ver tartarugas.. a praia é maravilhosa, uma das mais bonitas daqui! Mas é caro, tudo mto caro!

    1. Olá, Pamela!
      Poxa, ficamos bem tristes de saber que estão cobrando taxa de entrada. Quando fomos era uma encheção de saco para alugar os equipamentos e fazer os passeios, mas não era obrigado a pagar nada. Uma pena, o caribe mexicano é lindo, mas está virando uma máfia de doer.
      Ainda bem que você conseguiu ver a tartaruga no finalzinho para valer o dia! Quando fomos, demos sorte de ver várias. Talvez seja a temporada. Nós fomos em agosto

  2. Estive em Akumal agora em abril de 2019. Segui as recomendações daqui e ignorei todo mundo que tentava me vender algo. Entramos na praia por uma parte de pedras e 2 caras ficaram gritando com a gente dizendo que não era por ali que entrava, aí chegou um com um facão e os caras começaram a ficar agressivos e a nós empurrar, então saímos e fomos para uma parte regularizada e pagamos 100 pesos para entrar. Conversamos com a polícia local que estava na porta e eles nos disseram que não há mais entrada pública para a praia. Pagamos e logo no início na praia vinha vários mexicanos falando que só podíamos ficar 25m da costa, que essa era a única parte pública. Ignoramos e fomos para um local mais à frente. Perguntei para um proprietário de barco e ele nos disse que as tartarugas começam a aparecer as 15h e que eu poderia ver com snorkel próprio. Esperamos o horário e entramos na água, ainda onde dava pé vimos uma. Um pouco mais à frente vimos outras 2 enormes. Aí chegou um cara que estava guiando um pessoal e ele reclamou que não estávamos com material de agência e que logo alguém apareceria falando para eu sair (demorou para alguém nos ver porque nosso material não era de cores chamativas, isso ajudou). Apareceu então um cara de caiaque, ele disse que a parte pública era para o outro lado, onde nem tinha sargaço e provavelmente nem tartaruga. Esse cara de caiaque queria que todo mundo saísse dali, inclusive o cara da agência. O local é lindo e dá mesmo pra ver tartarugas, mas parece que todo mundo se acha dono do lugar e quer te cobrar algo ou te falar pra sair da área deles.

    1. Olá Marcela,
      Obrigado pelas informações atualizadas! Infelizmente essa parte do caribe mexicano está cada ano mais complicada, todo mundo querendo lucrar por todos os lados. Já arrumei o post informando que agora cobram para entrar na praia.
      Que bom que conseguiram ver as tartarugas!

  3. Boa tarde!

    Sabe me dizer por favor a partir de que idade pode nadar com as tartarugas? Meu filho tem 6 anos e ficaria encantado com esse passeio.

    1. Olá Mirela!
      Acho que não tem idade mínima, mas o local é bem fundo. Veja certinho de pegar um guia de confiança e que tenha todas as boias para o tamanho dele. Vimos outras crianças nadando lá também!

Os comentários estão desativados.