Perto de Fenghuang, no estado de Hunan, está um pedaço da Muralha da China que quase ninguém visita. Aqui mostramos como ela é e como fazer para ir lá.
Câmbio oficial (abril/2019)
1 real = 1,70 yuan
1 dólar = 6,71 yuan
1 euro = 7,55 yuan
A Grande Muralha da China é uma das 7 Maravilhas do Mundo e sem dúvidas o destino turístico mais procurado no país. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, a “Grande Muralha” não se trata de uma muralha única, mas sim de várias. As mais famosas estão ao norte, perto da cidade de Pequim, e costumam ser bastante disputadas entre os turistas.
Mas nós descobrimos uma ao sul, perto da cidade de Fenghuang. Esta é bem menor que a do norte, mas não deixa de ser muito interessante. E o melhor: como quase ninguém a conhece, nós éramos praticamente os únicos turistas por lá!
Esta muralha do sul foi construída durante a dinastia Ming, entre os anos de 1554 e 1622, e serviu para isolar uma minoria étnica conhecida por “Miao” do restante da China. Diz-se que o motivo disso era porque os “Miao” eram um grupo rebelde e não se submetiam às ordens do governo chinês. Felizmente estas diferenças ficaram para trás, e hoje os Miao podem circular livremente por todo o país.
A muralha tinha cerca de 190 quilômetros de extensão, e estima-se que era protegida por algo entre 5 e 6 mil soldados. Atualmente apenas uns poucos quilômetros dela foram restaurados, mas já dá para ter uma boa noção de sua imponência.
Como visitar?
A Grande Muralha do Sul está a cerca de 15 quilômetros da cidade de Fenghuang, um destino turístico bastante famoso no país.
Para chegar até a muralha, pegue um ônibus que vai para 阿拉营. Foi difícil encontrar o local onde se pega este ônibus, já que as informações que encontramos na internet estavam incorretas. Mas, depois de muito perguntar, descobrimos que é aqui:
A passagem custa 5 yuan e a viagem leva uns 20 minutos. Avise o motorista que você quer descer na muralha. Como quase ninguém fala inglês por estes lados, aqui está o nome em chinês para facilitar: 凤凰南方长城.
Quanto custa?
A entrada para a muralha custa 48 yuan por pessoa. Na verdade são 45 yuan de entrada + 3 yuan que não entendemos para que era.
A muralha fica aberta até às 17h30min.
O passeio
Prepare-se para subir muita escada.
Logo que você entrar, chegará a um grande pátio, onde há algumas lojas de artesanato, exemplares de armas que eram usadas na época e um estande para treinar arco e flecha.
A partir daí há um circuito circular para cima da montanha, onde você poderá ter a vista que os soldados tinham do topo da muralha. Se quiser ver mais da extensão da muralha, há um caminho curto para a direita e um mais longo para a esquerda.
Reserve entre 1 e 2 horas para conhecer o lugar.
É isso, pessoal!
Não deixem de nos seguir em nossas redes sociais:
Dicas para a sua viagem:- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Impressionante essas fortificações feitas de pedra e outros materiais que constituem a Grande Muralha da China, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Precioso seu ponto de vista, Renan, contemplando a Muralha do Sul, um tanto quanto menos explorada que a Muralha do Norte, que é mais próxima de Pequim. Se eu não me engano, a Muralha da China é a mais longa estrutura já feita pelo homem. Excelente passeio Renan.
Um abração.