Golpes na Tailândia – dicas para você se cuidar

A Tailândia – e principalmente Bangkok – é um lugar lindo, mas tem muita gente tentando se aproveitar dos turistas. Aqui listamos os principais golpes para você se cuidar!

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que o objetivo deste post é orientar, e não assustar. A Tailândia é um país muito seguro, e as chances de você sofrer um assalto por aqui são muito menores do que no Brasil, por exemplo (aqui caminhamos tranquilamente com a câmera pendurada no pescoço, coisa que jamais faríamos em São Paulo). Mas, por ser um destino extremamente turístico, há uma infinidade de golpistas tentando tirar vantagem dos visitantes. E o pior é que os golpes são tão bem feitos que muitos acabam nem se dando conta de que caíram em um.

Todas as dicas aqui servem para qualquer lugar do mundo, mas vamos nos focar nos golpes que são mais comuns na Tailândia.

O bom samaritano

Os tailandeses são simpáticos, hospitaleiros e gostam de ajudar, mas é muito pouco provável que um vá andar na rua com o único objetivo de sair ajudando os turistas. Se alguém bem vestido te abordar do nada, perguntando de onde você é e dizendo que tem um parente morando em São Paulo ou falando que torce para o Brasil (ou seja lá qual for o seu país), provavelmente é golpe. Se a pessoa começar a dar dicas de lugares incríveis para visitar, sua atenção deve ser redobrada. Se a pessoa falar em “feriado do Buda”, despeça-se e vá embora. Ele provavelmente tentará te aplicar um dos golpes a seguir.

Para não correr o risco de ser rude com uma pessoa bem intencionada, recomendamos dar sempre o benefício da dúvida e ser simpático, principalmente se você estiver em uma zona remota e menos turística (aí é bem provável que um estrangeiro realmente desperte a curiosidade nas pessoas). Mas, se estiver em uma zona turística de Bangkok, onde há estrangeiros por todos os lados, as chances de ter golpistas disfarçados de bons samaritanos é grande.

O tuk tuk barato

Este é clássico em Bangkok: os tuk tuks oferecem tours de várias horas pela cidade por apenas 20 baht (isso é, menos de 3 reais). É golpe, e nem perca tempo com eles. Se aceitar este tour, irá apenas a lugares pouco interessantes, e eles passarão o dia todo tentando te arrastar para lojas caras, restaurantes com menus superfaturados ou agências de turismo exploradoras. Não preciso nem dizer que eles ganham comissão se você gastar nestes lugares (e, se você se recusar a comprar, é bem provável que te ofendam ou te larguem pelo caminho).

Se quiser fazer um passeio, já saia com um roteiro definido e vá contratando táxis ou tuk tuks para te levar a cada destino específico. Se tentarem te enrolar, pegue outro. Ou, melhor ainda, procure andar de ônibus: é mais barato e mais seguro.

Leia aqui nosso post ensinando a andar desta forma:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

6 comentários sobre “Golpes na Tailândia – dicas para você se cuidar

  1. Eita Renan, que legal o post e gostaria de saber como vcs ficaram afiados em não levar golpes e identificar os mesmos. Parabéns pelas postagens, escreve e relata muito bem como sempre. Abraço

    1. Obrigado Gilmar!
      Pois olha, acho que a grande vantagem que temos é que viajamos com tempo. Nunca estamos com pressa, aí temos tempo para parar e pensar nas propostas. Muita gente cai porque às vezes tem só 1 ou 2 dias para conhecer o lugar, aí acaba fazendo as coisas com pressa e aceita qualquer oferta.
      Mas já caímos em alguns golpes pelo caminho. Na Costa Rica, um cambista com a calculadora adulterada nos roubou 30 dólares no câmbio. Tudo isso vai servindo de experiência! 🙂
      Abraço!!

      1. Verdade Renan, me lembro deste golpe e ainda bem que foram poucos e o melhor que agora vai ser impossível vcs caírem em algum outro. Obrigado pela atenção de sempre u um abração ao lindo trio

Os comentários estão desativados.