Fazendo a extensão do visto da Indonésia em Bali

Quer passar mais do que 30 dias na Indonésia? Aqui ensinamos a fazer a extensão do visto na ilha de Bali!

Câmbio oficial (maio/2018)
1 real = 3800 rúpias
1 dólar = 14 mil rúpias
1 euro = 16.650 mil rúpias

O processo de extensão do visto em Bali é fácil, mas pode ser bem demorado. Portanto, recomendamos que você dê entrada assim que chegar à ilha, e aproveite o tempo de espera para conhecê-la.

O mesmo procedimento pode ser feito em Jacarta, embora a maioria dos viajantes prefira fazer em Bali, por ser um destino mais turístico.

Lembrando que você só pode estender o seu visto caso tenha pagado o visto de entrada no país (35 dólares). Caso tenha entrado com o visto gratuito, não será possível fazer a extensão. Leia mais sobre os vistos da Indonésia aqui.

Quanto custa?

A extensão do visto custa 350 mil rúpias (algo como 25 dólares) e te dá direito a mais 30 dias a partir da data de expiração do seu visto atual (em resumo, você poderá ficar um total de 60 dias no país).

Quando entrar com o pedido?

Você deve entrar com o pedido de extensão do visto depois que completar pelo menos 14 dias na Indonésia, e antes de faltar 7 dias para o seu primeiro visto vencer. Em resumo, como o visto inicial é de 30 dias, você deve fazer o pedido da extensão entre 14 e 23 dias a partir da data de sua chegada na Indonésia.

Já ouvimos falar de gente que entrou com o pedido faltando menos de 7 dias para o vencimento e não teve problemas, mas por recomendação da oficina de imigração é melhor não se arriscar.

O novo visto vai somar 30 dias ao anterior, não importa quando você entre com o pedido.

Onde fazer?

Bali possui três oficinas de imigração onde você pode solicitar a extensão do visto:

  • Ngurah Rai (perto do aeroporto)
    Endereço: Jalan Raya Taman Jimbaran, Kuta Seletan, Kabupaten Badung, Bali 80361

    Email: [email protected]

  • Denpasar

    Endereço: Jalan D.I. Panjaitan No. 3, Kel. Dangin Puri Kelod, Kec. Denpasar Timur, Denpasar, Bali, 80235

    Tel: (+62) 361 227828, 231149, 265030

    Email: [email protected]

  • Singaraja (norte de Bali).

    Endereço: Jalan Seririt Singaraja Pemaron Singaraja, Bali, 81151

    Tel: (+62) 362 32174

    Email: [email protected]

Nós tentamos contato por e-mail para tirar algumas dúvidas e nunca fomos respondidos.

O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 15h (a de Denpasar funciona até às 16h). Fecham das 12h às 13h (13h30min na sexta) para almoço.

Nós fomos na de Ngurah Rai pois era a mais perto de Kuta, onde nos hospedamos.

Quanto tempo demora?

Já ouvimos falar de gente que consegue o visto em uns 3 ou 4 dias. O nosso demorou 9 dias (entramos com o pedido no dia 08/05 e pegamos o passaporte novamente no dia 17/05).

O que levar?

Você vai precisar visitar a imigração 3 vezes durante todo o processo. No primeiro dia, é preciso levar:

  • Passaporte (vão ficar com ele até o fim do processo);

  • Cópia do passaporte (página da sua foto);

  • Cópia do visto da Indonésia (página onde carimbaram a sua entrada);

  • Cópia das passagens de saída do país.

Note que os vistos são tratados individualmente. Se você viaja em casal e comprou as passagens juntos, tire duas cópias dos comprovantes, para anexar uma cópia no processo de cada um.

Em último caso há uma lan house ao lado da oficina de imigração onde tiram cópias por 2 mil rúpias (50 centavos de real).

Visto Indonésia
Página do seu visto antigo, que você deve tirar cópia

O processo do visto

Aqui descrevemos os passos que fizemos para renovar o visto:

  • Primeira visita: (08/05/2018) – Chegamos à oficina de imigração poucos minutos antes de fecharem para o almoço. Fomos atendidos por uma recepcionista que revisou nossos documentos e nos deu uma ficha para preenchermos. Dizem que tem que preencher com caneta preta (não se preocupe, eles têm canetas lá para emprestar).
    A ficha era simples de preencher e vinha em inglês. Nela pediam o endereço e o telefone do hotel onde você está hospedado (então lembre-se de anotar isso antes de ir). Também pede o contato de algum familiar no Brasil, a sua profissão e o endereço de onde você trabalha (deixamos o endereço em branco e não tivemos problemas).
    Terminado de preencher a ficha, pegamos uma senha e fomos atendidos em menos de 5 minutos. Um atendente revisou se preenchemos tudo em ordem, pegou nossos passaportes e nos entregou o boleto de 350 mil rúpias para pagarmos no banco (não é qualquer banco que aceita; nós pagamos no BNI). Disse que deveríamos voltar no dia 14 com o boleto pago para fazer a segunda etapa do visto.

  • Segunda visita: (14/05/2018) – Na segunda visita é preciso chegar antes das 11h. Neste dia você só precisa apresentar o comprovante do pagamento e um outro papel que te entregam no primeiro dia. Então vai ser encaminhado para tirar uma foto e as digitais. O processo todo não demorou nem 15 minutos. Nos informaram que nosso visto estaria pronto no dia 17 pela tarde, quando poderíamos ir buscar nossos passaportes.

  • Terceiro dia: (17/05/2018) – Chegamos lá às 14h e já fomos encaminhados para uma fila à parte. Novamente tudo rápido, e em menos de 10 minutos já estávamos com os passaportes em mãos.

Enfim, o processo é bem simples e não consome muito do seu tempo, mas pode demorar para você ter seu passaporte de volta.

Enquanto esperávamos, aproveitamos para viajar por Bali. Não tivemos nenhum problema para reservar hotéis ou alugar uma moto sem estar com o passaporte (todo mundo já está acostumado com isso).

É isso, pessoal! No mais, curtam muito a Indonésia!

Não deixem de ler todas as nossas dicas sobre Bali aqui:

Para mais dicas bacanas, acompanhem nossa viagem em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

5 comentários sobre “Fazendo a extensão do visto da Indonésia em Bali

  1. Oi! Muito obrigado pelas dicas. Só fiquei com dúvida numa questão. Vocês já tinham comprado voo para depois do período em que o primeiro visto acabava, certo? Sabem se é possível pedir esse mesmo
    Documento sem o bilhete do voo?

    1. Fala Ruben!
      Nós já tínhamos a passagem sim, compramos antes de chegar na Indonésia. Na entrada não nos pediram nada, mas na extensão do visto era exigido. Não sei se rolaria fazer sem isso. Poderia usar a desculpa de que vai seguir por terra até o Timor Leste. Talvez aceitem. Melhor talvez seria tentar mandar um e-mail para eles. Nós mandamos e nunca tivemos resposta, mas talvez você tenha mais sorte.
      Abraço!

  2. Vamos amanhã até uma agência aqui em Bali para solicitar a extensão. Porém todas são tão longe de onde estamos…hahahaha! Muitooooo obrigada pelas dicas valiosas de sempre! 😍

  3. Olá Renan ! Primeiramente quero agradecer, suas informações foram de muita valia para nós, terima kasih ! Estamos de férias pela Indonésia e ficaremos por dois meses. Gostaria de contribuir atualizando algumas informações sobre procedimentos e valores da extensão do visto para quem pretende ficar mais de 30 dias na Indonésia. Ao desembarcar, no próprio aeroporto mesmo, você necessariamente precisa procurar pelo guichê de solicitação de extensão do visto. Lá você informa que deseja permanecer no país por mais de 30 dias e desembolsa cerca de 355 mil rúpias (equivalente a quase 26 dólares) por pessoa: detalhe a considerar: vá munido de rúpias, pois se você chegar com dinheiro estrangeiro terá de pagar o equivalente a 150 mil rúpias (equivalente a quase 11 dólares) a mais por turista, taxinha de câmbio básica ! Feito isso, você terá em mãos um pequeno e insignificante papelzinho (menos de 1/4 de uma folha A4), que te dará o direito de requerer junto à imigração sua extensão de estadia. Imprescindível ressaltar que, como o Renan ja colocou aqui, caso você posteriormente decida estender sua estadia por mais de um mês, um “diazinho” por exemplo, não será possível se você, no ato do desembarque, não tiver solicitado e pago a requisição.
    Em Bali há inúmeros agentes que podem fazer o trabalho da requisição pra você, as taxas vão de 500 (equivalente a quase 36 dólares) a 800 mil rúpias (equivalente a quase 58 dólares) pra cada turista acrescido da taxa governamental de 500 mil rúpias (sim, a taxa teve um significativo aumento desde a vinda do Renan – valor equivalente a quase 36 dólares). No caso de você optar por um agente, você só precisará comparecer uma única vez na imigração. Nós decidimos fazer por conta tendo consciência de que teríamos de comparecer três vezes ao posto. Estamos em Canggu, decidimos fazer a requisição na imigração de Denpasar, pelo fato de estarmos mais próximos. Chegamos lá e a primeira pergunta da atendente foi: onde estão hospedados ? Nós dissemos e ela que de pronto já nos disse que não seria possível realizar a requisição ali, pois para quem está instalado em Canggu teria que ir na imigração de Ngurah Rai, uma questão de divisão por localidade, então se você decidir fazer por conta também, verifique em qual posto solicitar, de acordo com o endereço de seu hotel. Neste posto que fomos, há um banco móvel para receber o valor. Outro detalhe: somente até o meio dia é possível retirar a senha para dar a entrada, após o almoço eles não recolhem solicitações de extensão, esse horário é reservado para os demais serviços.
    Totalizando as custas da extensão da estadia:
    – Valor total por turista (feito por conta): 855 mil rúpias (equivalente a quase 62 dólares)
    – Via agente: 1,355 a 1,555 milhões de rúpias (entre 97 a 113 dólares)
    No mais, todas as outras informações muito bem colocadas pelo Renan estão atuais !
    Parando pra pensar, tive a impressão do seguinte: quer ficar 30 dias na Indonésia – não precisa requisitar nem pagar por visto algum. Quer ficar de 31 dias em diante: paga-se o visto por dois meses de permanência (que é o tempo máximo que o turista pode ficar no país)! Justo ? Definitivamente não ! No entanto, não há alternativa !
    Abraços !

Os comentários estão desativados.