Com uma altura de apenas 13 metros, o Cuexcomate é um vulcão que quase passa despercebido em uma pracinha da cidade de Puebla. Aqui contamos como é visitá-lo!
Câmbio oficial (outubro/2017)
1 real = 5,90 pesos mexicanos
1 dólar = 19,20 pesos mexicanos
Quem passa distraído ao lado deste vulcão nem se dá conta de sua existência. Com apenas 13 metros de altura e uma cratera com 8 metros de diâmetro, ele mais parece um amontoado de pedras do que um vulcão em si.
Segundo estudos, em 1064 uma erupção do vulcão vizinho Pococatépepl teria ativado a circulação de águas termais subterrâneas, que forçaram sua saída para cima, formando assim o Cuexcomate.
Atualmente, ele ganhou a fama turística de ser o menor vulcão do mundo, embora especialistas afirmem que ele na verdade se trata de um gêiser (o que não o torna menos interessante; afinal, neste caso, o pessoal daqui defende que ele seria o maior gêiser do mundo).
É bem fácil chegar lá em transporte público, e o ingresso para poder descer por sua cratera é baratinho.
Se estiver em Puebla, não deixe de dar um pulo por lá!
Quanto custa?
A entrada para a cratera do vulcão custa 11 pesos (menos de 2 reais). Alguns moradores da região ocasionalmente oferecem serviço de guia em troca de uma gorjeta voluntária, contando um pouco da história e das lendas locais.
Como chegar?
O Cuexcomate está a uns 5 quilômetros de distância do centro histórico. Para chegar até lá, é só pegar um ônibus (a passagem custa 6 pesos – pouco mais que 1 real). Os que passam ao lado do vulcão são os R-3. Pode pegar o mesmo (do outro lado da praça) para voltar.
Eles passam na esquina da Heroes de 5 de Mayo com a Av. de la Reforma, a 3 quadras da praça central:
Visitando o vulcão
A visita ao vulcão é coisa rápida: ao terminar de descer a escadaria que leva ao interior de sua cratera, você chegará a uma área com um mirador a um pequeno lago subterrâneo de água cristalina. Estas foram as águas que forçaram a formação do vulcão.
Apesar de não haver necessidade, contratamos um guia local para ajudar. Demos 30 pesos de gorjeta e ele nos deu um recorrido de 5 minutos. Falou que havia alguns túneis ali, mas que já aconteceu de pessoas se perderem lá dentro, e por isso eles foram fechados. Também nos contou um pouco sobre a formação do vulcão e nos mostrou um orifício em forma de coração, onde poderíamos enfiar a mão e fazer um pedido.
É isso, pessoal! Esperamos que tenham curtido a dica deste lugar. Não deixem de ler nosso post completo sobre Puebla aqui.
Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:
Para acompanhar a nossa viagem de volta ao mundo, não deixem de curtir a nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
2 comentários sobre “Conhecendo Cuexcomate, o menor vulcão do mundo (Puebla, México)”
Os comentários estão desativados.