Com um nome difícil e muitas vezes esquecida pelos viajantes, Valladolid é uma gostosa cidade colonial perto de Cancún, e a base para conhecer muitas das maiores belezas naturais do México.
Está viajando pelo país? Reserve alguns dias para Valladolid!
Câmbio oficial (agosto/2017)
1 real = 5,60 pesos mexicanos
1 dólar = 17,80 pesos mexicanos
Rodeada por lugares como Cancún e Playa del Carmen, a pequena cidade de Valladolid muitas vezes acaba sendo esquecida pelos viajantes. E é justamente aí que está o charme deste lugar: além dos preços serem muito mais econômicos, ela está rodeada por belezas naturais quase intocadas. Além disso, é a melhor base para visitar o Chichén Itzá, uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Aqui damos todas as dicas sobre Valladolid!
Como chegar?
Valladolid está em uma posição estratégica, perto de Cancún e Playa del Carmen, e a apenas 50km de Chichén Itzá.
Há ônibus frequentes de/para Cancún. A passagem custa 117 pesos (algo como 20 reais) pela Oriente, ou uns 220 pesos pela ADO. A viagem dura cerca de 3 horas.
Também há ônibus com bastante frequência para Mérida – a passagem também custa 117 pesos, e a viagem leva 4 horas pela Oriente.
De Valladolid a Playa del Carmen a passagem pela Mayab custa 132 pesos.
A estação de ônibus está bem no centro de Valladolid. Nos arredores há diversos serviços de vans e táxis compartilhados que levam às atrações turísticas da região.
Hospedagem
Hospedar-se em Valladolid é bem mais barato do que em Cancún ou Playa del Carmen.
Nós ficamos em um hotel 3 estrelas excelente, chamado Hotel 41 (https://www.facebook.com/Hotel-41-Valladolid-1682385445374474), onde a diária para um quarto de casal custa 26 dólares. O hotel tem piscina e cozinha. No quarto há ar condicionado (importante!), ventilador, TV, banheiro privado e a maior cama onde já dormimos! Está a uns 15 minutos de caminhada do centro. Talvez o melhor custo x benefício da cidade.
Quer reservá-lo? Pode fazer por aqui.
Se busca hostels, é possível conseguir uma cama em um quarto compartilhado pelo equivalente a uns 25 reais nos arredores da praça principal.
Comer e beber
Se você viaja em modo econômico, na calle 41, entre a 48 e 50, há um restaurante chinês onde o menu mais econômico custa 23 pesos (menos de 5 reais). Não é aquela delícia, mas enche a barriga.
Se quiser opções mais turísticas, busque perto da praça central ou na Calzada de Los Frailes (calle 41-A). Espere pagar algo entre 20 e 50 reais, dependendo do que pedir.
Se quiser beber de modo econômico o ideal é comprar cerveja nas mercearias: duas garrafas de 1,2l saem por 50 pesos (9 reais). Lembre-se que no México é ilegal consumir bebidas alcoólicas na rua.
O que fazer em Valladolid
Valladolid tem um centro histórico bem bonito, mas pequeno. Em 1 dia dá pra conhecer tudo. Aqui vão alguns lugares interessantes:
-
Igreja de San Gervasio
Localizada em frente à praça principal, esta bonita igreja colonial começou a ser construída em 1543, mesmo ano da fundação de Valladolid. A entrada é gratuita.
Um dos cenotes mais baratos da região, o Zací está bem no meio da cidade de Valladolid, a apenas 3 quadras da praça principal. A entrada custa 30 pesos (menos de 6 reais), e é permitido nadar em suas águas. Apesar de barato, estava bem vazio quando fomos. Imperdível.
Leia mais sobre este cenote aqui.
-
Museu de Valladolid
Está localizado na calle 41, entre a 40 e a 38. Contém objetos antigos da região, alguns da época pré-colonial. Simples, mas bastante informativo. A entrada é gratuita.
-
Convento San Bernardino de Siena
Um imponente edifício religioso, com arquitetura que lembra bastante a medieval. Foi construído em 1552.
Na praça em frente ao convento está a placa colorida que diz o nome da cidade.
O convento está no final da calle Los Frailes.
De quarta a domingo rola um show de luzes aí, apresentado em espanhol e inglês, que conta um pouco da história de Valladolid e do convento. Acontece às 21h e dura 20 minutos. Vale a pena assistir.
Arredores de Valladolid
Ainda que 1 dia seja suficiente para conhecer a cidade de Valladolid, é interessante reservar pelo menos uns três mais. Isso porque nos arredores da cidade há muita coisa a se fazer. Aqui listamos os principais:
Uma das 7 Maravilhas do Mundo está a apenas 50 quilômetros de Valladolid. Ainda que a maioria dos visitantes prefira simplesmente contratar uma excursão em Cancún ou Playa del Carmen, o ideal é usar Valladolid como base. Além de ser muito mais econômico, ainda poderá chegar lá cedo e apreciar o lugar quase vazio.
Há ônibus de Valladolid para as ruínas por apenas 31 pesos (6 reais).
Leia nosso post completo sobre Chichén Itzá aqui.
Estas espetaculares lagoas cor-de-rosa estão a menos de 2 horas de Valladolid.
Las Coloradas ainda é um destino pouco conhecido no México, o que o torna ainda mais especial. E o melhor: não se paga nada para visitar!
Dicas para a sua viagem:- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
3 comentários sobre “Conhecendo Valladolid – a cidade colonial da Península de Yucatán”
Os comentários estão desativados.