Este templo, de 62 milhões de dólares, foi erguido no coração de Singapura para guardar um fragmento de valor inestimável: um dente do Buda.
62 milhões de dólares podem parecer um investimento um pouco exagerado para guardar um pedaço de dente. Mas, quando este dente supostamente pertenceu a Buda, a coisa muda de figura.
Erguido na China Town, bem na região central da Singapura, o Buddha Tooth Relic Temple & Museum é uma das atrações mais impressionantes do país, ainda que muitos turistas o desconheçam.
O templo foi construído em 2007 e tem 5 andares. É possível visitar todos eles, embora muita gente não saiba e acabe indo somente no andar térreo (uma grande pena, pois o dente está no quarto andar). É que o elevador está um pouco escondido, em uma área que parece restrita ao público.
O dente
O dente, supostamente um dos molares do Buda, foi recuperado em 1980 de um templo destruído em Mianmar. Não há muito mais informações sobre o assunto.
Infelizmente não é permitido fotografá-lo, mas nós fomos lá perto. É possível vê-lo através do vidro, guardado em uma sala totalmente construída em ouro (até o chão é de ouro). Estima-se que há mais de 270 quilos de ouro maciço ali dentro.
Sobre o dente, bem… não somos especialistas, mas é fácil notar que está mais para o dente de uma vaca do que de uma pessoa. Apesar de não podermos chegar perto, dá para notar que seu tamanho é gigantesco.
Curiosos, fomos pesquisar na internet. Dentistas que já viram fotos ou visitaram o local afirmam que é impossível que se trate do dente de um humano. Os monges do local nunca deixaram um especialista se aproximar para avaliar a autenticidade do fragmento. Segundo os monges, eles acreditam que é verdadeiro, e é isso que importa.
Visitando o templo
O templo apresenta uma beleza impressionante do lado de fora, embora não pudemos admirá-lo muito bem por conta de umas obras que estavam sendo realizadas na rua.
A entrada no templo é gratuita. É preciso estar com calças ou saias que vão pelo menos até o joelho, e estar com os ombros cobertos. Se não estiver com a vestimenta adequada não tem problema, pois eles emprestam uns panos para você usar como saia ou para cobrir os ombros.
O primeiro andar é usado para cerimônias, e possui diversas estátuas muito bem trabalhadas. Percebemos que muitos turistas achavam que isso era tudo e iam embora. Nós, felizmente, fomos fuçar um computador com um mapa que tem logo na entrada, e vimos que era possível, sim, visitar os andares superiores. Por este mapa encontramos o local dos elevadores.
Há um andar intermediário, entre o primeiro e o segundo, onde é possível ver as estátuas de cera de alguns líderes religiosos e ter uma visão melhor da sala de cerimônias.
O segundo andar possui algumas relíquias e um altar. Também tem uma sala onde oferecem cursos de meditação (35 dólares a aula).
No terceiro andar há um museu dedicado à história do Buda, com alguns objetos antigos em exibição. Na entrada passam um desenho, meio ao estilo Cavaleiros do Zodíaco, que conta um pouco sobre o budismo.
No quarto andar está o suposto dente do Buda. Neste andar não é permitido tirar fotos e é preciso fazer silêncio, pois muitas pessoas vão ali para meditar. Não é possível visitar a sala onde está o dente, mas você pode admirá-lo através de uma parede de vidro. Se o dente é verdadeiro ou não, não importa: o lugar é realmente impressionante.
No quinto andar há um jardim e as estátuas de 10 mil budas. Cada uma destas estátuas é dedicada a um doador. Se você quiser ter uma com o seu nome ou o da sua empresa, é só fazer uma doação ao museu (a partir de 80 dólares singapurenses por ano).
É isso, pessoal! Curtiram o lugar?
Para conhecer mais lugares bacanas pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Um comentário sobre “Conhecendo o Templo do Dente de Buda, em Singapura”
Os comentários estão desativados.