De todas as cachoeiras da região, esta é, sem dúvidas, a mais impressionante. Se você estiver em Baños, a visita é obrigatória! E o melhor: para chegar aqui não se gasta quase nada!
Com 80 metros de altura, o Pailón del Diablo é uma das cachoeiras mais altas do Equador. Embora sua altura seja pequena se comparada a algumas cachoeiras colossais dos países vizinhos, a força de suas águas, somada a beleza da natureza que a cerca, tornam este um destino impressionante.
Localizada a poucos quilômetros de Baños, a capital dos esportes radicais, é visita obrigatória para quem vem ao Equador!
Como chegar?
O Pailón del Diablo está localizado a pouco mais de 15km de Baños. Para chegar lá, há algumas alternativas:
- Ônibus: a maneira mais barata de chegar ao Pailón. Pegue no terminal qualquer ônibus que vai para Puyo ou Tena (saem a cada meia hora ou menos) e peça para descer em Rio Verde. A passagem custa 50 centavos de dólar. Há também um ônibus de linha que custa 25 centavos, mas não descobrimos de onde parte e nem com qual frequência.
Para voltar, basta acenar para qualquer ônibus que esteja passando sentido Baños. - Bicicleta: provavelmente a forma mais bonita e divertida de chegar lá. É possível alugar bicicletas a partir de 5 dólares por dia em Baños. Aí basta seguir em descida até lá, passando por belíssimas cachoeiras e várias tirolesas no caminho. Para voltar, se não quiser pedalar a subida de volta, pode pagar uma caminhonete (2 dólares por pessoa+bicicleta; partem quando enchem). Há estacionamentos grátis para bicicletas no Pailón e nos principais pontos de interesse.
- Chivas: são caminhões de excursão que levam os turistas na parte de trás. Custam 6 dólares, e vão parando em vários pontos de interesse no caminho. Alternativa interessante para quem não quer pedalar.
- Buggy: Várias agências alugam buggy, a um preço médio de 20 dólares por hora, e cabem duas pessoas. Se optar por este método, pode aproveitar para conhecer outros lugares de Baños também, como o Balanço do Fim do Mundo.
Quanto custa?
O Pailón del Diablo possui duas entradas, e ambas custam 1,50 dólares. Uma delas te permite ir pertinho da cachoeira (há, inclusive, um caminho para chegar atrás dela) e o outro te permite ver mais de longe, através de umas pontes suspensas.
Também é possível ver o Pailón gratuitamente da estrada, embora a vista seja de mais longe.
O Pailón
Nós fomos apenas na entrada que leva mais próximo à cachoeira. Você parte de um estacionamento por uma trilha fácil, de descida (para subir cansa um pouco, mas não é difícil) por cerca de meia-hora. Lá embaixo há um restaurante e a bilheteria para comprar a entrada.
A partir daí, em uns 5 minutos você já chega no mirador principal da cachoeira (se estiver frio, convém levar capa de chuva, pois você irá se molhar um pouco).
Se quiser continuar, a trilha segue por uma caverna onde você precisa passar agachado. Atravessando esta pequena caverna você sairá ao lado da cachoeira – e aí sim molha bastante.
Se quiser continuar um pouquinho mais, chegará atrás da queda d’água!
Esta entrada te permite cruzar uma pequena ponte suspensa também, que está ao lado do restaurante, para ter uma visão da cachoeira de frente.
Se quiser ir para a outra ponte, volte para Rio Verde e procure a outra entrada, que parte do lado do rio.
Se quiser ver a cachoeira de longe siga pela estrada no sentido Puyo por mais 1km.
É isso pessoal! Curtiram a dica?
Para saber tudo sobre Baños, leia nosso post completo aqui.
Para conhecer mais lugares bacanas, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Uma pena o Equador não estar em nosso roteiro….lugares incríveis!
Vai que vocês se animam e colocam ele no roteiro!
É um ótimo país para acampar e viajar de carona. Se não fosse o fato de gastarmos com um tablet novo, este teria sido o mês que menos gastamos dinheiro 🙂
Venho acompanhando o blog de voces há algum tempo, e Baños foi um dos lugares que mais gostei. Ainda nao conhecia.
Com certeza tentarei visitar o Equador nas minhas próximas férias!
Obrigada e continuem postando!!
Olá Marcela! Obrigado por acompanhar nossa viagem! 🙂
Venha para o Equador sim. Além de Baños há muitos outros lugares incríveis para conhecer. Não vai se arrepender!!