A pouco mais de 30km de Lima estão as ruínas de Pachacamac, um complexo que começou a ser construído muito antes dos Incas. As excursões cobram em torno de 30 dólares, mas é possível conhecer este lugar incrível sem gastar quase nada!
Referência (junho/2016)
1 real = 0,86 soles (câmbio em Lima)
1 dólar = 3,32 soles
Pachacamac
E o Peru não para de nos surpreender. Pertinho de Lima, rodeado pela cidade e pelo mar, está o impressionante sítio arqueológico de Pachacamac, ainda em processo de escavação e restauração. Talvez, depois de totalmente restaurado, este lugar possa superar Machu Picchu em grandeza.
Este lugar começou a ser habitado por volta de 200 d.C, e manteve-se ocupado por mais 1300 anos, até a invasão espanhola. Seu nome é uma referência ao “Pacha Kamaq”, deus criador da Terra segundo a crença da população local pré-inca.
Pachacamac foi um importante centro administrativo e religioso para grandes civilizações pré-coloniais em períodos distintos, como os Limas, os Huaris e, por final poderosos Incas; até ser totalmente saqueado e destruído pelos espanhóis. Hoje, 500 anos depois, os esforços para reconstruir suas inúmeras pirâmides, templos, praças e casas são incessantes.
Como chegar a Pachacamac
As excursões a partir de Lima custam entre 30 e 40 dólares, costumam durar uma manhã (ou uma tarde) e geralmente incluem as entradas e um guia.
Se quiser ir por conta própria, porém, é fácil e custa muito menos.
A partir do centro de Lima, há ônibus que seguem diretamente para lá, e custam 3 soles (nos domingos podem custar 4). Para ir desta forma, procure os ônibus que vão para San Bartolo ou para Lurín, e confirmem se passam por Pachacamac (alguns vão pela estrada nova, que passam a 4km do sítio arqueológico).
Estes ônibus partem da Av. Miguel Grau, próximo à esquina com a Wilson, em frente ao Museu de Arte de Lima.
O trajeto até lá dura em torno de 1h30min, dependendo do trânsito. Para voltar, pegue os ônibus que dizem “San Miguel”.
Quanto custa?
Se for de excursão, vai gastar entre 30 e 40 dólares.
Se for por conta própria, vai gastar:
-6 soles de ônibus (3 para ir, 3 para voltar);
-10 soles de entrada;
Opcionalmente, se quiser contratar um guia no local, eles vão cobrar 25 soles, e atendem um grupo de até 20 pessoas (o que pode ser interessante se estiver com mais pessoas).
Conhecendo Pachacamac
Hoje, pouca parte de Pachacamac está restaurada, mas os esforços são grandes. Muitas das suas ruínas estão somente 10% em pé, mas isso não tira o encanto do lugar. Quem sabe, em mais alguns anos, seja possível ver esta antiga cidade totalmente de pé!
Toda a região se estende por cerca de 600 hectares, e são necessárias cerca de 2h para percorrê-la. Além do sítio arqueológico, o local conta com um pequeno museu, onde estão guardadas algumas peças de cerâmica, um totem e muita informação sobre a história do Peru.
Na entrada te darão um mapa para ajudá-lo a percorrer Pachacamac.
Não deixem de ler nosso post com todas as dicas de Lima aqui.
Para mais dicas de viagens e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face!
www.facebook.com/mundosemfimoficial
Dicas para a sua viagem:
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
3 comentários sobre “Conhecendo as ruínas de Pachacamac (Lima) sem gastar muito!”
Os comentários estão desativados.