Sempre, em discussões de mochileiros pelo Peru, surge o assunto: é possível entrar em Machu Picchu sem pagar? Sim, algumas pessoas conseguem fazer isso. Ainda que seja muito arriscado, aqui discutimos um pouco este assunto.
Antes de escrever este artigo, pensamos várias vezes se deveríamos publicá-lo ou não. Apesar de sermos contra a prática de entrar nos lugares sem pagar, também não concordamos que um lugar de tamanha importância para a humanidade seja restrito apenas àqueles que tem dinheiro. Não somos contra, por exemplo, o trem cobrar um valor absurdo, pois você tem a alternativa de fazer o mesmo caminho de ônibus ou caminhando. Porém, cobrar 128 soles (algo em torno de 40 dólares) para ver uma cidade criada pelos Incas é absurdo, ainda mais considerando que todo este dinheiro vai para o bolso dos descendentes de quem destruiu esta civilização.
As outras maravilhas do mundo cobram caro a entrada, porém você pode apreciá-las de longe. A esta, nem isso é permitido: o próprio acesso às montanhas é restrito a quem tem o ingresso de entrada.
Já adiantamos uma coisa: entrar em Machu Picchu sem pagar é uma tarefa bem difícil e arriscada. Não sabemos o que acontece se você for pego, mas é possível que seja deportado do Peru. Além do mais, é preciso caminhar uma boa parte pelo meio da selva, e você poderá se perder.
Recomendamos que, se tiver dinheiro, pague a entrada e evite qualquer dor de cabeça. Se realmente não tiver condições, continue lendo e decida o que fazer.
Entrando em Machu Picchu sem pagar
Tudo o que descrevemos aqui foi com base no que vimos em Machu Picchu e no relato de outros mochileiros que fizeram este caminho. Nós pagamos as entradas.
Vamos conhecer o terreno:

Seria interessante ler nosso post de como chegar a Machu Picchu por vias normais, aqui.
Agora você vai ter que decidir quando vai querer subir:
- Entrar pela noite: é possível subir até Machu Picchu de noite, e lá se esconder até que o parque abra e você possa se misturar aos outros turistas. Apesar de ser o método menos arriscado de ser pego, o risco de você se perder é grande. Além do mais, você não poderá usar lanterna, pois irá chamar a atenção. Só recomendamos seguir este caminho em noites de lua cheia, e se você tiver muito conhecimento em trilhas na selva. Também recomendamos que leve comida e roupa de frio.
- Cruzar o rio de noite e subir quando amanhecer: talvez esta seja a melhor opção. Você chegará quando não houver muitas pessoas, e a chance de ser pego será pequena. Além disso, vai cruzar a selva de dia, com menor chances de se perder.
- Fazer tudo de dia: Muitas pessoas preferem seguir o caminho de dia. Apesar de ser mais fácil de ser visto, também é mais fácil de se perder no meio da multidão. A vantagem de ir de dia é que você poderá atravessar a ponte tranquilamente, o que pode ser a única alternativa caso o rio esteja muito cheio.
Seja lá como for, leve uma touca e uma muda de roupas, pois você vai se sujar, e andar por Machu Picchu com cara de quem cruzou a amazônia vai chamar a atenção.
Agora, o primeiro passo vai ser passar pela portaria 1. Se estiver indo de noite, terá que cruzar o rio pelas pedras (perto de Águas Calientes é fácil cruzá-lo).
Se estiver indo de dia, pode atravessar a ponte. É bem provável que um guarda aí te peça as entradas para Machu Picchu. Se isso acontecer, diga que já visitou a cidade e que hoje está voltando para ir ao museu.
Chegado ao outro lado, é preciso subir pela escadaria. Você pode esperar amanhecer ou começar a subir no escuro: o caminho é bem marcado e relativamente fácil. A subida total demora em torno de 1h.
Feito isso, é preciso passar pela segunda portaria. Essa é mais complicada, e há dois caminhos:
Pelas terraças
Ao começar a subir, você já deverá ver algumas terraças (são tipo umas escadas nas montanhas, onde os incas faziam suas plantações) abaixo de Machu Picchu. Estas estão abandonadas e cobertas de vegetação, mas antes já fizeram parte da cidade inca. Se conseguir chegar até elas, será fácil chegar até Machu Picchu sem pagar.
Para alcançá-las, desvie do caminho pelo mato quando estiver na altura delas. Inclusive há caminhos para lá, apesar de estarem bastante cobertos pela vegetação.
Você deve fazer o seguinte:

Na subida, procure o melhor ponto para chegar às terraças. Se você chegar até o restaurante, você subiu demais; desça um pouco e procure um caminho na selva.
Dificilmente alguém vai te ver na selva; o problema maior é entrar em Machu Picchu. Por este lado, você vai chegar na cidade por um caminho que está proibido o acesso. Tome cuidado para não ser visto, senão poderá ser expulso do parque por estar em uma “área restrita”. Os fiscais costumam ficar nos pontos mais altos de Machu Picchu, e têm uma boa visão da cidade.

Pelo caminho inca
Este caminho é mais fácil e também menos provável que te vejam entrando na cidade. O que tem que cuidar é para que não te vejam entrar no meio do mato. Vamos analisar melhor como é o mapa na parte de cima da montanha:

Note que, ao chegar ao fim do caminho, haverá a portaria ao lado direito e um hotel ao lado esquerdo. Se chegar durante o dia, haverá bastante gente por aí. Se chegar de noite, deverá tomar cuidado para não ser visto pelos seguranças.
Desvie o hotel pelo lado esquerdo e se meta no meio do mato. A partir daí, o caminho é relativamente simples: vá subindo a montanha pelo mato até chegar no caminho inca. Procure manter um ponto de referência e leve uma bússola (se possível, um GPS) para não se perder.
Se seguir sempre para cima da montanha, uma hora vai chegar à trilha inca. Esta caminhada poderá te consumir até umas 2 horas, mas a possibilidade de ser visto é mínima. Há alguns canos de água que sobem a montanha até a trilha inca – se encontrá-los, poderá segui-los.
Chegando à trilha inca, fique atento se não há ninguém passando. Se o parque já estiver aberto, suba nela. Se estiver fechado, fique escondido e espere começarem a passar os primeiros turistas.
Uma vez na trilha inca, pode caminhar para qualquer lado tranquilamente: você já está em Machu Picchu! A partir daí, pode seguir para a direita e entrar na cidade (não se importe mais com os vigias; neste ponto você já é um turista como outro qualquer) ou para a esquerda e ir até a Portada del Sol, onde há uma bela para Machu Picchu.
Boa sorte!