Patrimônio imaterial da UNESCO
, maior festa do país e segundo maior carnaval do mundo – com essa festa, nossos vizinhos provam que também são excelentes carnavaleiros. Venha conhecer como é!
Câmbio oficial (fev/2017)
1 real = 930 pesos colombianos
1 dólar = 2900 pesos colombianos
História
Com mais de 1 século de história, o carnaval de Barranquilla começou quando a cidade ainda muito pequena. Hoje Barranquilla já tem mais de 2 milhões de habitantes, e seu carnaval cresceu proporcionalmente, sendo atualmente considerado o segundo maior do mundo (depois do brasileiro, que é considerado como uma grande festa só).
Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo extremamente alegre e simpático, a festa colombiana é muito parecida com a do Brasil, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita cerveja.
Um fato interessante que lemos é que, originalmente, este carnaval seria celebrado em Cartagena, mas na época os moradores da cidade foram contra. Imagine como devem se arrepender…
Em 2003, o Carnaval de Barranquilla ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO. Se estiver pela Colômbia nesta época, seria um crime perdê-lo!
Quando acontece?
O carnaval de Barranquilla acontece na mesma data que o carnaval brasileiro, iniciando em um sábado e terminando na terça-feira.
Para ver a data certa e a programação completa de cada ano, confira este site:
www.carnavaldebarranquilla.org
Quanto custa?
Assim como no Brasil, o carnaval de Barranquilla possui muita festa gratuita na rua. Se quiser um lugar na arquibancada para ver o desfile e entradas a todos os eventos, é possível comprar um passe para os 3 dias por valores a partir de 200 mil pesos.
O bom é que beber e comer na rua é barato. Mesmo no meio do fervo, é possível comprar uma lata de cerveja por 2500 pesos. Este também é o valor de um x-salada por lá.
Hospedagem
Conseguir hospedagem em Barranquilla para os dias do carnaval não é uma missão fácil. O ideal é reservar com bastante antecedência para poder aproveitar a festa.
Outra opção é se hospedar em Cartagena ou Santa Marta e fazer um bate-volta (foi o que nós fizemos).
Chegando na hora, conseguimos encontrar alguns motéis bem fuleiros para passar a noite – 30 mil, das 23 às 8h, ou 60 mil pela diária completa. Ficam localizados ao lado do Estádio Roberto Meléndez (precisaria pegar um ônibus ou um táxi para ir e voltar da festa).
Nos arredores da festa também há motéis, embora conseguir por lá seja bem mais difícil.
Chegando e saindo
De Barranquilla há ônibus todo o tempo de/para Cartagena e Santa Marta. As passagens ficam na faixa de 15 mil saindo do terminal.
Uma dica é pegar o ônibus na estrada, no cruzamento da Rodovia 90 com a Calle 45. Ali é possível conseguir as passagens por 10 mil.
Para quem vem de Cartagena, a dica para economizar é pegar os ônibus que saem do posto de gasolina que está em frente ao terminal.
A viagem entre Cartagena e Barranquilla demora 2h; entre Barranquilla e Santa Marta, pouco mais de 1h.
Onde acontece?
Ainda que aconteçam festas espalhadas por vários bairros de Barranquilla, o fervo mesmo se concentra no Barrio Abajo, nos arredores do cruzamento da Calle 45 com a Carrera 46.
Os desfiles costumam vir pela Via 40 e terminar na Calle 45.
Nosso passeio pelo carnaval
Como estávamos em Cartagena, decidimos fazer um bate-volta até Barranquilla no sábado, dia que nos disseram ser o desfile mais bonito da festa.
Saímos de Cartagena pouco antes das 11h, em um ônibus que partia do lado de fora do terminal (mais econômico). A passagem era 12 mil. Paguei com uma nota de 50 mil e o cobrador me devolveu 20 de troco. Reclamamos e ele inventou uma desculpa para ter cobrado 15. Reclamamos mais ainda, e os outros passageiros do ônibus se puseram do nosso lado. Meio sem graça, ele acabou devolvendo o troco certo. Fique esperto, pois o pessoal aqui gosta de explorar os estrangeiros.
Em Barranquilla, peça para descer no cruzamento com a Calle 45 (quase todo mundo desce aí). Atravesse a estrada para o outro lado e logo verá ônibus descendo a 45 com placas escritas “Batalla de las Flores”. São estes que você deve pegar. Aí perto, no Parque del Estádio Metropolitano, está a estátua da Shakira. Pode dar um pulo lá para tirar uma foto.
O ônibus para a festa custava 2 mil por pessoa. Um colombiano que conhecemos nos disse para pedir para fazerem a 3 mil para os dois. Fizemos o teste e deu certo.
Não é difícil saber onde descer: logo o ônibus se meteu em uma rua cheia de pessoas fantasiadas, e foi ali mesmo que ficamos. Caminhamos mais um pouco e chegamos ao fim da avenida dos desfiles. Conseguimos tirar boas fotos do pessoal fantasiado.
Fomos um pouco mais para a frente e conseguimos ver um pouco dos desfiles com os carros alegóricos de graça, ainda que ficássemos um pouco longe. Se quiser vê-los bem, o ideal é chegar bem cedo para conseguir lugar ou pagar pela arquibancada.
Nas ruas, muita gente fantasiada festejando e bebendo. Em comparação com as cidades grandes do Brasil, o carnaval de Barranquilla é pequeno, mas não deixa de ser muito divertido. À medida que os desfiles iam acabando, mais pessoas iam se amontoando nas ruas, e a festa ia ficando cada vez maior.
Às 17h começou o famoso “Baila la Calle”, uma grande festa nas ruas que vai até de noite. Possuía algumas barraquinhas de comida e bebidas, o que nos fez lembrar um pouco as festas juninas.
Assim que começou a escurecer, saímos caminhando em busca de um hotel (já não temos mais pique para virar a noite), mas não encontramos nada. Acabamos pegando um ônibus até a estrada, e de lá outro para Cartagena (este nos cobrou 10 mil por pessoa).
Apesar de ser uma passada rápida, valeu a pena!
É isso pessoal! Curtiram a dica? Já tiveram a oportunidade de vivenciar esta festa?
Para mais dicas sobre viagens e acompanhar a nossa volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial
- Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
- Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
- Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
- Viaje sem sair de casa com os nossos livros!
Segundo maior carnaval do mundo!? Olha que legal!
Adoramos conhecer através dos relatos de vcs!
Bjo
É sim, pelo menos é o que eles dizem! hahahah
Mas deve ser mesmo. O engraçado que achamos é que o país comemora o carnaval somente nessa cidade (talvez por isso que fique tão grande).
Se estiverem por aqui por fevereiro, não podem perder hein!? 😀
Bjoss
Adorei seu site. Conteudo de qualidade e bem organizado. Abraço e sucesso
Obrigado Filipe!!
Abraço!!
Olá…adorei ler seu ponto de vista sobre o carnaval de Barranquilla. Estarei desbravando esse carnaval agora em 2018, por isso queria que vc me ajudasse com uma dica: qual palco escolher na avenida para assistir aos desfiles? Tô perdido e não vejo ninguém comentando sobre isso.
Vi que para as outras festas, a parada mesmo é rua, certo?
Aguardo seus comentários e parabenizo mais uma vez,
Paulo Feitosa
Olá Paulo! Obrigado!
Você diz de pegar uma arquibancada? Neste caso não saberia te dizer, porque ficamos na rua mesmo, pegando a saída do desfile. Em todo o caso, o percurso por onde eles desfilam não é muito longo, acho que qualquer arquibancada serve. Tem um pessoal que aluga cadeiras também, mas acho que teria que chegar cedo para garantir lugar.
O carnaval de Barranquilla parece um pouco com carnaval de cidade pequena do Brasil, não tem muita complicação não 🙂
Araço!