Tudo sobre Baños – a capital dos esportes radicais no Equador!

Com tirolesas, balanços de tudo que é tamanho, cachoeiras, rafting, saltos de ponte, rapel e muito mais, Baños foi um dos destinos que mais nos encantou até agora. Se você for visitar o Equador, precisa incluir esta cidade em seu roteiro! Aqui contamos tudo sobre lá!

Igreja de Baños
Igreja de Baños

Com pouco mais de 13 mil habitantes, Baños é um lugar bem tranquilo. Se não fosse a vista do enorme vulcão Tungurahua, você juraria que está em alguma cidade pequena de Minas Gerais.

Suas belíssimas paisagens, cachoeiras e banhos termais atraem diariamente turistas de todos os cantos do mundo, de todas as idades. Gosta de adrenalina? Esportes radicais é o que não falta por aqui. Procura mais tranquilidade? Relaxe em um de seus inúmeros SPAs. Viaja com crianças? Ótimo, o que não faltam são atividades para eles também.

Enfim, um dos destinos mais encantadores do nosso continente, e que ainda é pouco explorado por brasileiros. Que tal quebrar este tabu?

Animado centro de Baños
Animado centro de Baños

Como chegar?

Baños está a pouco menos de 4h em ônibus de Quito. Há saídas a cada meia-hora e custam $4 dólares.

Hospedagem

Há diversas ofertas de hospedagem em Baños. Nós ficamos no hostel D’Mathias, que foi, provavelmente, o melhor hostel que já nos hospedamos até hoje. Custa $6 dólares por pessoa, e oferece cozinha completa, mesa de sinuca, toalhas, serviço de quarto, etc. Está muito bem localizado também, pertinho da rodoviária. Também tem parceria com a agência de turismo Expediciones Amazónicas, que oferece bons descontos para quem está hospedado lá. Recomendado!!

Mucuvinha relaxando no Hostel D'Mathias, em Baños, Equador
Mucuvinha relaxando no Hostel D’Mathias

Outras hospedagens mais simples custam a partir de $5 dólares, por pessoa e geralmente não oferecem cozinha.

Não encontramos camping em Baños, mas alguns hostels permitem acampar no terraço por algo entre $3 e $4 dólares por pessoa.

Comida

Opções mais econômicas estão no mercado municipal e na rua Vicente Maldonado, onde um prato pode sair a partir de $2,50 dólares.

Há um supermercado grande em Baños, em frente ao mercado municipal, onde é possível comprar comida para cozinhar no hostel.

Mucuvinha em frente a uma cachoeira de Baños
Mucuvinha em frente a uma cachoeira de Baños

O que fazer em Baños?

O que não faltam são coisas para fazer em Baños. Não é incomum um visitante chegar para ficar 3 ou 4 noites e acabar ficando 10 dias.

Vamos às atrações mais legais da região:

Casa da Árvore e o Balanço do Fim do Mundo

Uma das fotos clássicas para se tirar em Baños é aquela no balanço, ao lado de um barranco, com o vulcão Tungurahua ao fundo. Este lugar ficou mundialmente famoso depois que uma foto ali foi ganhadora do prêmio de Melhor Foto pela National Geographic em 2014. A entrada custa 1 dólar e te permite ficar quanto tempo quiser. O ônibus para chegar até lá custa 50 centavos.

Leia aqui tudo sobre este lugar.

Michele se balançando no "balanço do fim do mundo", em Baños
Michele se balançando no “balanço do fim do mundo”

Passeio de bicicleta até o Pailón del Diablo

O Pailón del Diablo está localizado a cerca de 15 quilômetros de Baños, e o caminho até lá é repleto de cachoeiras, tirolesas, balanços e tudo mais.

Ainda que seja possível fazer o trajeto de ônibus, o ideal é alugar uma bicicleta (a partir de 5 dólares para o dia inteiro) e aproveitar as inúmeras atrações da estrada.

Se quiser fazer tirolesa, recomendamos a do Manto da Noiva (15 dólares e inclui dois trajetos) pela bela vista, ou a do Kamikaze, que te permite ir de bicicleta (10 dólares; 15 se quiser incluir um DVD com fotos).

Se não quer muita adrenalina, pode dar uma volta nas tarabitas, que são umas cestas que atravessam de um lado para o outro. Antes eram usadas somente como meio de transporte pelos moradores, mas agora já são mais buscadas por turistas mesmo. O translado não passa de 2 dólares.

Esportes radicais de Baños
Tarabita ou tirolesa? Escolha seu meio de transporte!
Estrada de Baños
Rota das cachoeiras, ideal para fazer em bicicleta

Quase todo o trajeto é de descida, por isso pode ir tranquilo, mesmo que não esteja em sua melhor forma física.

Para voltar, se não quiser pedalar, poderá pagar um caminhão para te levar de volta com a bike (2 dólares).

Leia mais sobre o Pailón del Diablo aqui.

Mirador do Pailón del Diablo
Mirador do Pailón del Diablo

Rafting

Em um lugar com vários rios e dedicado aos esportes radicais, o rafting não poderia faltar. Nós fizemos com a Expediciones Amazónicas, contratando no próprio hostel, e custou 20 dólares, com um DVD de fotos incluído.

As corredeiras eram entre nível 3 e 4, ideais para quem não tem experiência ou está começando no esporte.

Se você já for profissional, pode alugar um caiaque e descer outros rios mais técnicos.

Leia como foi nosso rafting aqui.

Rafting em Baños
Rafting em Baños

Salto da Ponte

Ao chegar em Baños você já verá, pertinho da rodoviária, um pessoal saltando de uma ponte com corda. Se curte este tipo de aventura, não poderá perder a oportunidade de saltar em um visual tão bonito quanto este.

O salto custa 20 dólares. No hostel onde nos hospedamos davam desconto de $5 nas quartas e domingos.

Rapel

Não chegamos a fazer, mas é um dos passeios mais procurados por lá. Os tours custam a partir de $15 dólares, e geralmente duram umas 3 horas, incluindo um circuito com 4 ou 5 cachoeiras e um DVD com fotos.

Piscinas termais

Ao redor de Baños há várias piscinas com águas naturalmente termais. Não nos animamos de ir porque fazia bastante calor quando estávamos por lá, mas pode ser um ótimo passeio para relaxar depois de uma longa caminhada.

A entrada para estas piscinas varia de 2 a 5 dólares. É obrigatório entrar com touca (que geralmente é alugada por 50 centavos).

Piscinas termais em Baños
Piscinas termais em Baños

Tours pela Selva Amazônica

Baños é a porta de entrada para a Amazônia equatoriana. Se você sempre sonhou em penetrar no pulmão do planeta, ver animais exóticos e entrar em contato com populações indígenas, esta pode ser a sua oportunidade.

Os tours variam, desde 1 até 7 dias, e no geral custam em torno de 100 dólares por dia.

Não sabemos dizer se valem a pena ou não porque não tivemos dinheiro para experimentar! 😀

 

Além destes, Baños oferece muitos outros passeios. Venha sem pressa, e aproveite ao máximo este lugar surpreendente!

Para mais dicas de lugares legais e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial