Tirando o visto do Vietnã no Laos

Como tirar o visto do Vietnã de maneira fácil e sem carta convite para quem estiver viajando pelo sudeste asiático.

A visita ao Vietnã era uma incógnita para nós, e quase riscamos o país do nosso roteiro. O problema é que, em todos os blogs que líamos, diziam que só era possível tirar o visto na hora se chegássemos por avião (e com uma carta convite), ou se tirássemos ele adiantado no Brasil. Mas nós não tínhamos ideia de quando iríamos para lá, por isso não deu para adiantar o visto. E não gostamos de viajar de avião: queríamos entrar no país por terra mesmo.

Mas resolvemos tentar a sorte e vir para o Laos. E, para nossa alegria, conseguir o visto vietnamita aqui foi bem mais fácil do que imaginávamos! Ainda conseguimos tirar o visto de 3 meses.

Tirando o visto do Vietnã em Luang Prabang (Laos)

Em teoria você pode tirar este visto em qualquer país vizinho onde tenha consulado do Vietnã. Como vamos para lá depois do Laos, teríamos a opção de tirar o visto em Luang Prabang ou em Vienciana. Nós tiramos o nosso em Luang Prabang.

Se você quiser ir para o Vietnã depois de visitar o Camboja, acredito que possa fazer o mesmo procedimento em Phnom Penh.

  • O consulado do Vietnã em Luang Prabang

O consulado do Vietnã fica bem no centro de Luang Prabang, e dá para ir caminhando a partir de praticamente qualquer hotel. Ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Logo na entrada do consulado há placas indicando onde faz o visto. Todas as vezes que fomos lá o consulado estava vazio e o atendimento foi bem rápido. Os funcionários que nos atenderam foram bem simpáticos e nos tiraram todas as dúvidas.

Consulado do Vietnã em Luang Prabang (Laos)
Consulado do Vietnã em Luang Prabang (Laos)
  • Valor do visto

O visto de 30 dias custa 55 dólares e é válido para 1 entrada.

O visto de 90 dias custa 75 dólares e é válido para 1 entrada.

Levam 2 dias úteis para ficar pronto (ou seja, se deixar lá na segunda, vai ficar pronto na quarta).

Há a opção de pagar mais caro e tirar o visto no mesmo dia ou no dia seguinte, e também de pedir de múltiplas entradas. Não chegamos a verificar o preço para essas outras opções.

Você pode pagar em dólares americanos ou em dinheiro local. No caso do Laos, era mais vantajoso pagar em dólares mesmo.

  • O que é necessário

-Passaporte (fica com eles até o visto ficar pronto);

-1 foto tamanho passaporte;

-Preencher a ficha de solicitação de visto (eles entregam na hora);

-Pagar a taxa (paga na hora).

A ficha tem apenas perguntas básicas e é bem simples de preencher. Um dos campos era “nome de contato no Vietnã”, que deixamos em branco. Outro campo que pode gerar dúvidas é a profissão (caso você esteja desempregado), pois eles pedem o endereço de onde você trabalha. Duvido que alguém vá conferir isso, mas em todo o caso nós colocamos as profissões que tínhamos antes de viajar e no endereço escrevemos “home office”.

Eles também pedem a data de entrada e de saída do Vietnã. A de saída pode deixar em branco. A de entrada não precisa ser exata, mas a validade do visto será baseada nela, então é melhor tentar colocar o mais certo possível.

Por exemplo, vamos dizer que você marcou como data de entrada o dia 1. O seu visto terá validade até o dia 30. Se você entrar no país no dia 10, poderá ficar apenas 20 dias por lá. E, claro, você não poderá entrar no país antes do dia 1.

O pessoal do consulado é bem prestativo e te ajuda a preencher.

  • Solicitando o visto

Solicitamos nosso visto (pedimos o de 3 meses) em uma terça-feira de manhã. Na quinta-feira de manhã ele já estava pronto.

O pedido foi bem rápido: entregamos o passaporte, a ficha e a foto e pagamos a taxa em um guichê ali mesmo. O sudeste asiático costuma ser meio chato com dólares velhos ou manchados, mas aqui não teve problema. Aproveitamos para nos livrar das notas mais velhas que tínhamos.

Retirar o visto foi tão tranquilo quanto fazer a solicitação: voltamos lá, entregamos o comprovante e nos deram os passaportes. Tudo resolvido em menos de 5 minutos.

No consulado eles fornecem mapas e guias grátis do Vietnã.

Visto do Vietnã
Visto do Vietnã

E é isso, agora estamos prontos para um novo país!

Para mais dicas bacanas sobre o sudeste asiático, acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *