Taman Festival – O parque de diversões abandonado de Bali

Gosta de visitar lugares abandonados, assustadores e considerados assombrados? Então não deixe de visitar o Taman Festival quando estiver em Bali!

Mucuvinha na bilheteria do Taman Festival
Mucuvinha na bilheteria do Taman Festival

O Taman Festival deveria ser um enorme e atraente parque de diversões à beira da praia. Lá está seu cinema, um palco de apresentações, várias piscinas e o que seriam restaurantes ou brinquedos. Uma vez, há alguns anos atrás, tudo estava pronto para receber seus milhares de turistas.

Mas estes turistas nunca chegaram. O parque foi completamente abandonado antes da inauguração, e hoje está sendo engolido pela natureza. Existem turistas que vão lá, mas de um perfil um pouco diferente: são aqueles que buscam lugares alternativos e gostam de experiências que são, no mínimo, inusitadas. O Taman Festival se converteu em um lugar um tanto assustador. O abandono e o avanço da natureza deu ao lugar um ar bastante sombrio. A sala escura do cinema continua lá, e se converteu no lar de aranhas e outros insetos. As bonitas estátuas que acenariam para as crianças, hoje parecem saídas de um filme de terror. E os crocodilos? Bem, os crocodilos… diz a lenda que, quando o parque foi abandonado, estes animais já haviam chegado a onde seria um pequeno zoológico, e foram deixados por lá. Hoje, seu principal alimento são os turistas que se aventuram por estes lados. Mas não se preocupe, não passa de uma lenda (embora não seja má ideia ter cautela, só por precaução).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não se sabe bem por qual motivo o parque foi abandonado. A hipótese mais provável é que, por conta dos ataques terroristas em Bali, os donos acharam que o negócio não seria mais lucrativo, já que o turismo na ilha quase se esgotou nesta época.

Onde fica?

O parque fica a uns 20 quilômetros de Kuta. Para ir lá o ideal é pegar um táxi ou alugar um veículo, pois o transporte público em Bali é bem limitado.

A localização exata do parque é a seguinte:

Mapa do Taman Festival, o parque de diversões abandonado de Bali
Localização do Taman Festival

Como visitar

Os prédios onde seria a recepção do parque foram tomados por alguns moradores locais. Eles acabaram se encarregando de, por conta própria, converter o parque abandonado em uma espécie de atração turística assustadora. Assim, cobram uma pequena taxa dos visitantes em troca de garantir a limpeza e a segurança do lugar. Para nós pediram 20 mil rúpias de cada um (algo como 5 reais), mas demos uma chorada e fizeram os dois por 30 mil. Um casal de estrangeiros que chegou depois pagou 10 mil cada um. Enfim, vale a pena dar uma chorada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Recomendações

Perto dos prédios (principalmente no cinema) há bastante caco de vidro no chão, e algumas das principais vias de acesso estão bastante tomadas pelo mato. Vale a pena ir de tênis ou de botas, pois de chinelo pode ser perigoso.

O cinema é bem escuro. Se quiser explorá-lo, é bom levar uma lanterna.

Vale a pena também levar repelente.

No mais, apesar do ar sombrio, o passeio é seguro, e algumas pessoas visitam o parque inclusive com crianças. Alguns dos moradores locais pode oferecer o serviço de guia. Se você quiser ver cada detalhe do parque, pode ser interessante, pois alguns lugares são difíceis de encontrar. Convém negociar o valor do passeio guiado antes, para não ter surpresas.

Aqui está um vídeo que fizemos mostrando como foi nossa visita ao Taman Festival:

E aí, gostou do passeio? Se curte esse tipo de lugar, vale a pena visitar também o Ghost Palace Hotel em Bali.

Leia também este post com todas as dicas sobre o que fazer por lá:

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para estar por dentro de vários lugares bacanas pelo mundo!

Um comentário sobre “Taman Festival – O parque de diversões abandonado de Bali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *