Roatán – explorando as praias de Sandy Bay

Quer conhecer Roatán, mas escapar um pouco da grande aglomeração de turistas? Venha para Sandy Bay, uma praia econômica, reservada e de fácil acesso!

Câmbio oficial (junho/2017)
1 lempira = 0,138 reais
1 dólar = 23,46 lempiras

No nosso primeiro post sobre Roatán falamos das praias de West End e West Bay, onde estão localizados os principais hotéis, agências de turismo e restaurantes mais turísticos. Agora viemos conhecer a praia de Sandy Bay, muito mais autêntica e econômica!

Casas típicas de Sandy Bay, Roatán
Casas típicas de Sandy Bay

Como chegar

Sandy Bay está a 4,5km de West Bay e a 7km de Coxen Hole (o centro da ilha, onde estão o aeroporto e o local onde chegam os barcos de La Ceiba). É possível ir para qualquer um destes destinos usando os regulares ônibus, que passam de 15 em 15 minutos. A passagem custa 20 lempiras.

Se optar por um táxi coletivo, deverá gastar uns 30 lempiras para West Bay, e uns 40 para Coxen Hole.

Mapa de Sandy Bay, em Roatán
Mapa de Sandy Bay, em Roatán

Hospedagem

Por ser menos turística, Sandy Bay oferece hospedagens com custo x benefício bem melhor do que as praias de West End e West Bay.

Foi aqui que encontramos uma das poucas opções para mochileiros da ilha: o Roatán Backpackers Hostel (http://www.roatanbackpackers.com/). Neste hostel, uma cama em quarto compartilhado sai por 10 dólares, e um quarto privado para casal sai a partir de 26 dólares. Apesar de econômico, o serviço é muito bom: tem cozinha, wi-fi rápido, ducha com água quente e até piscina. A dona é uma canadense muito simpática que nos deu várias dicas sobre o que fazer na ilha. Recomendado!

Se quiser ficar lá, pode fazer a reserva por aqui.

Comer e beber

Esta praia não oferece muitas opções de bares ou restaurantes, mas foi aqui que encontramos os menus mais baratos da ilha: um prato com arroz, feijão, carne e salada sai a partir de 50 lempiras.

As cervejas nas mercearias ficam entre 25 e 35 lempiras.

Exemplo de almoço a partir de 50 lempiras

O que fazer?

As praias de Sandy Bay não possuem aquela areia branca nem a coloração turquesa das vizinhas West Bay e West End, mas são ótimas para fazer snorkel. Foi aqui que conseguimos nadar com estrelas-do-mar e arraias, sem precisar pegar tour nem nada!

Praia de Sandy Bay, Roatán
Praia de Sandy Bay

A seguir explicamos algumas coisas interessantes para se fazer aqui:

O Anthony’s Key é um resort que possui alguns golfinhos em cativeiro. Este é um dos passeios mais famosos de Roatán, e também um dos mais caros (e polêmicos): a brincadeira com eles não sai por menos de 69 dólares.

O bom é que, a partir de Sandy Bay, é possível chegar pertinho deles sem gastar absolutamente nada! O local onde eles ficam está a uns 20 metros da praia. Se souber nadar, pode chegar até a grade (como são curiosos, vão se aproximar de você). Se não, poderá vê-los saltando, dançando e fazendo outros truques a partir da praia mesmo.

Para ver todos os detalhes de como chegar até lá, leia nosso post aqui.

  • Snorkel com estrelas-do-mar e arraias

Em Sandy Bay foi o único lugar de Roatán que vimos estrelas-do-mar e arraias. O local onde mergulhamos está a uns 20 minutos de caminhada pela praia, seguindo para a direita (leste).

O mapa a seguir mostra onde foi:

Mergulho em Sandy Bay, Roatán
Local bom para mergulhar em Sandy Bay.

O começo da praia nesta região é de lodo. Recomendamos subir em um dos vários atracadouros que existem por lá e mergulhar diretamente na parte mais profunda. Alguns destes atracadouros são particulares e possuem um portão, mas encontramos um grátis.

Esta região é funda, mas o mar é calmo. Precisa saber nadar ou usar uma boia.

Veja este vídeo que fizemos lá:

  • Jardim Botânico Carambola

A uns 7 minutos de caminhada pela estrada que leva a West End está o Jardim Botânico Carambola, que possui uma boa reserva de plantas nativas e várias trilhas para fazer.

Não chegamos a ir lá, mas escutamos boas recomendações. A entrada custa 10 dólares (ou 15 com guia). Se quiser conhecer melhor o projeto, o site deles é www.carambolagardens.com.

Foto do Jardim Botânico Carambola

É isso pessoal! Espero que tenham curtido essas dicas de Roatán!

Para acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *