Quanto ganhamos com nosso blog?

Muita gente tem a curiosidade de saber se é possível viajar e pagar as contas com um blog de viagens. Aqui abrimos as contas do nosso, detalhando quantas visualizações recebemos e quanto recebemos com isso!

Antes de começarmos nossa viagem, essa era uma dúvida que tínhamos: vale a pena escrever um blog?

Sem dúvidas, valeu: tanto pelos amigos que fizemos quando pelo conhecimento que adquirimos e passamos para a frente escrevendo os artigos de cada lugar.

Agora, na questão da grana, vale?

Já havíamos escrito um post logo que começamos a receber os primeiros centavos pelo blog:

Agora, 8 meses depois, vamos mostrar o que mudou.

Quantidade de acessos

A partir deste ano, passamos a ter uma média um pouco superior a 1000 acessos por dia. Esta foi nossa evolução:

Quantidade de visitas no blog ao longo dos meses
Evolução da nossa quantidade de visitas

O pico de outubro de 2016 foi quando completamos 1 ano de viagem, que fizemos um post bastante completo descrevendo os gastos.

O grande pico de janeiro foi depois de visitarmos a Venezuela. Nossa viagem por lá nos rendeu uma boa quantidade de seguidores, o que fez com que nossa média em 2017 subisse bastante.

Atualmente estamos com os seguintes números:

  • média de 1276 acessos diários em 2017;
  • 39.646 curtidas no facebook.

Quanto ganhamos com isso?

Nós não temos nenhum patrocinador nem nada do tipo. Os ganhos vem de propagandas que temos com o Google Adsense, com o booking e com pequenas parcerias que fazemos com hotéis e agências de viagem. Aqui descrevemos cada um:

Google Adsense

É um programa do google, onde você reserva uma parte da sua página para exibir propagandas. Cada vez que alguém clica nessas propagandas a gente ganha uns centavinhos.

No nosso caso, temos uma propaganda no topo do menu da direita, uma no meio dos posts e algumas lá embaixo, onde aparecem sugestões de posts (alguns da nossa página, alguns de outras).

Os nossos ganhos nos últimos 30 dias foram:

Ganhos do nosso blog com google Adsense
Ganhos do nosso blog

Ou seja, 28,53 dólares (quase 1 dólar por dia).

Neste quadro, o valor importante é o RPM (receita por mil). No nosso caso, 71 centavos de dólar.

Isso quer dizer que, a cada 1000 visualizações da página, ganhamos 71 centavos. Como nossa média é de 1276 acessos diários para este ano, quer dizer que ganhamos, em média:

1276*0,71/1000 = 90 centavos de dólar por dia.

O pagamento você recebe cada vez que acumula 100 dólares. Já recebemos o primeiro pagamento nosso, tudo em ordem. O depósito foi feito pelo google diretamente na nossa conta bancária.

Booking

No canto direito da nossa página tem uma caixa de pesquisa do Booking. Toda vez que alguém faz uma reserva por ali, nós ganhamos uma pequena comissão.

Ainda que seja meio malandragem (várias vezes aconteceu de a pessoa fazer a reserva, pagar, ir ao hotel e o booking não nos pagar dizendo que a reserva não foi confirmada), é uma fonte de renda extra.

Estamos com 13 euros acumulados desde que começamos este programa. É preciso juntar 100 euros para receber o primeiro pagamento.

Nossa caixa de pesquisa do booking. Casa vez que reservam por aí, ganhamos uns centavos.

Se vocês viajam pelo booking, façam a reserva pelo nosso site! 🙂

Parcerias com hotéis e agências de turismo

Esta é a nossa proposta mais lucrativa para o site. Em muitos lugares conseguimos trocar passeios e hospedagem por divulgar o local no nosso blog.

De vez em quando entramos em algumas furadas. Já aconteceu de ficarmos de graça em um hotel e ele ser muito ruim. Como nossos leitores são mais importantes que qualquer economia (afinal, só estamos ganhando isso graças a vocês), nessas situações preferimos pagar ao hotel para não fazer a propaganda. Às vezes o estabelecimento entende, pega o dinheiro e se desculpa. Às vezes não cobram nada, e se contentam com divulgarmos a cidade. Também tem uns poucos que se ofendem, pegam o dinheiro e nos mandam para aquele lugar. Faz parte.

Para conseguirmos essas parcerias, procuramos os hotéis com melhores notas do booking e do tripadvisor, e mandamos mensagens oferecendo a proposta. Isso tem dado bastante resultado. Não vimos grandes diferenças na aceitação em relação a quantidade de seguidores que temos. Aparentemente, a maioria concorda em nos receber mais para nos ajudar a seguir viajando do que pela propaganda em si.

Para ter uma noção de quantas hospedagens grátis temos conseguido com isso, veja nossa planilha de gastos aqui.

AirBnb

Também temos uma propaganda do AirBnb na nossa página. Basicamente, quando uma pessoa faz um cadastro com o nosso link, ela automaticamente ganha 100 reais de bônus, e nós ganhamos um bônus de 45 reais quando ela faz a sua primeira viagem.

Começamos recentemente e até agora não ganhamos nada, mas parece promissor.

Se você não conhece o AirBnb, é um programa para se hospedar na casa de pessoas. Costuma ser mais barato que hotel e pode ter algumas comodidades adicionais, como máquina de lavar roupas e cozinha. Se quiser se cadastrar nesse sistema, pegue nosso bônus de 100 reais aqui.

E quanto custa ter o blog?

Nosso blog está hospedado no goDaddy. O que pagamos, basicamente, é o registro do domímio “mundosemfim.com” (anual) e o serviço de hospedagem (mensal). Fizemos um plano de 3 anos, e os gastos são:

  • 35 reais por ano;
  • 19 reais por mês.

Outras fontes de renda

A outra fonte de renda que estamos conseguindo na viagem é com a venda de fotos. Temos fotos para vender em 3 sites, e isso está nos gerando um lucro de quase 2 dólares por dia.

Se quiser saber melhor como isso funciona, leia nosso post aqui:

É isso pessoal! Espero que os detalhes da nossa experiência possam ajudá-los a decidir se vale a pena seguir este caminho ou não.

Lembrando que a ideia do nosso blog não é a de ganhar dinheiro, mas sim a de ajudar outras pessoas a viajar (embora uma graninha extra não faça mal a ninguém). Temos uma média de umas 15 postagens mensais. Se postássemos mais, com certeza estaríamos ganhando bem mais dinheiro. Tem blogueiros que escrevem 15 posts por dia. Aí vai do objetivo de cada um.

Quer acompanhar nossa viagem pelo mundo? Curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

11 comentários sobre “Quanto ganhamos com nosso blog?

  1. Puxa, fiz recentemente duas reservas pelo Booking.com. Não sabia que podia fazer através seu Blog. Agora estou ligada. Bjs

    1. Olá Silvia!
      Pois é, fica meio escondidinho mesmo ali no canto. Mas obrigado pelo interesse! Se puder fazer as próximas por aqui, vai nos ajudar bastante a conhecer mais lugares! 🙂
      Bjos!

  2. Legal! Tenho um blog de viagens e tb tenho o objetivo de ajudar as pessoas a viajarem sempre…me dá mto prazer mostrar que é possível viajar! O dinheiro é consequencia!

    1. Bacana Naiane!
      Acho que essa é a ideia mesmo: fazer o que gosta, o que vier é lucro! 🙂
      Sucesso no seu blog e nas suas viagens!

  3. Que post maravilhoso! Mas fiquei com uma dúvida: vocês trabalham por fora? Tirando o blog… Existe alguma renda além dessa?

    1. Olá Mariana! Obrigado!
      Atualmente não trabalhamos por fora nem temos outra fonte de renda não. Estamos investindo para ver se conseguimos transformar o blog e a venda de fotos em uma fonte com a qual consigamos nos manter 🙂

  4. Olá, casal!! Muito legal esse post!

    Tenho uma dúvida: como é o email que você costumam mandar para as empresas (hotéis/tour operador) para propor a parceria? O que vocês propõem em troca?

    Se não se sentirem confortáveis em falar, não tem problema!

    1. Olá Ju!
      Simplesmente contamos sobre nossa viagem e dizemos que estamos promocionando os lugares por onde passamos, e perguntamos se topam nos dar uns 3 dias de hospedagem ou alguns passeios em troca de indicarmos o hotel ou agência no nosso site. Também oferecemos nossas fotos para o pessoal.
      Mas nada muito formal não! Se o estabelecimento tiver whatsapp, mandamos por whats mesmo que costuma ser mais rápido 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *