Hierve el Água – conheça e aprenda a chegar por conta própria (Oaxaca)

Se estiver visitando Oaxaca, dar um pulo no Hierve el Água é obrigatório! Aqui ensinamos como chegar até lá.

Câmbio oficial (novembro/2017)
1 real = 5,80 pesos mexicanos
1 dólar = 19 pesos mexicanos

Piscina natural no Hierve el Água
Piscina natural do Hierve el Água

Perto de Oaxaca estão as belas piscinas e a cascata petrificada de Hierve el Água, que muitos consideram como uma das formações naturais mais bonitas do México. Há duas formas de chegar lá: por conta própria ou em tour.

Qual vale mais a pena – conta própria ou tour?

Depende. Se você for por conta própria em transporte público, vai gastar 140 pesos (algo como 26 reais). Se for em tour, espere gastar na faixa de 210 pesos (cerca de 38 reais).

Os tours costumam incluir outros passeios na região, como centros de artesanato, uma destilaria de tequila e as ruínas de Mitla. Pela pequena diferença de preço, pode valer a pena.

Agora, se seu interesse é só visitar o Hierve el Água, vale mais a pena ir por conta própria. Isso porque, além da economia, você não fica preso ao tempo deles (2 horas). Uma reclamação que escutamos de outros viajantes é que 2 horas é muito pouco tempo. Além disso, os tours costumam chegar todos à mesma hora, deixando as piscinas muito cheias.

Piscinas do Hierve el Água
Piscinas do Hierve el Água

Quanto custa?

Além do valor do tour ou do transporte público, é preciso pagar uma taxa de 25 pesos (pouco menos de 5 reais) de entrada. Dependendo da estrada que o condutor utilizar, também terá que pagar uma espécie de pedágio de 10 pesos (menos de 2 reais).

Como chegar?

Para chegar por conta própria, você deve ir primeiramente para Mitla. Para isso, há duas opções:

  • Ônibus: custam 20 pesos, e passam todo o tempo. Para quem está no centro, um bom lugar para pegá-los é na estrada marcada como 175 pelo Google Maps. No cruzamento dela com a Bustamante há uma parada;

  • Táxis compartilhados: custam 25 pesos por pessoa, e saem de uma garagem que está na rua Ignacio Zaragoza, entre a Bustamante e a Miguel Cabrera.

Transporte para o Hierve el Água
Localização de onde pegar o táxi (seta de cima) e de onde pegar o ônibus (seta de baixo)

Sobre a questão do tempo, achamos que os dois demoraram a mesma coisa – quase 1 hora (fomos de táxi e voltamos de ônibus). A vantagem do táxi, além de ser mais perto do centro, é que você pode dar sorte de ter mais gente querendo ir para o Hierve el Água, e o taxista topar de fazer um preço bacana. No nosso caso, ele acabou cobrando 75 pesos de cada um para nos levar diretamente até lá.

  • De Mitla ao Hierve

O segundo passo é seguir de Mitla até o Hierve el Água. Esta parte já precisa de mais paciência: há caminhonetes que levam para lá (possuem assentos na caçamba), e saem quando enchem. Costumam demorar um pouco para encher. Esta viagem também leva cerca de 1 hora, e custa 50 pesos.

Não é difícil encontrar o local de onde saem as caminhonetes. Provavelmente o ônibus ou o táxi te deixará bem na frente.

Hierve el Água
Caminhonete que faz o transporte Mitla – Hierve el Água

Para voltar, é só fazer a mesma coisa. No estacionamento do Hierve já estão as caminhonetes paradas. Os ônibus de Mitla para Oaxaca te deixam pertinho do centro histórico.

Não é difícil conseguir uma carona de retorno, e as vans dos tours provavelmente toparão te levar de volta por 75 pesos se tiverem lugares.

Conhecendo o Hierve el Água

Ao chegar ao estacionamento, basta caminhar uns 5 minutos que você chegará às piscinas naturais. Há vários restaurantes simples por aí, assim como gente vendendo bebidas. Também há banheiros (3 pesos).

A maioria das pessoas fica só nas piscinas mesmo. Apesar do nome, a água é bem fria, mas a vista é sensacional. Há duas principais: uma mais rasa e outra bem funda (dá até pra mergulhar).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O próximo atrativo da região é a cascata petrificada. Dá pra vê-las das piscinas, mas você pode fazer uma trilha até lá. A trilha é fácil de ser localizada (tem uma placa dizendo que é obrigatório contratar um guia, mas não vimos nem guia nem gente contratando). Seguindo o caminho por uns 10 minutos, você chegará em cima da cascata, e terá uma vista bem bacana das piscinas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se seguir a trilha por mais uns 15 minutos, chegará na parte de baixo da cascata petrificada, que possui ótimos lugares para fotos.

Esta trilha segue por mais 1 hora e dá a volta lá por baixo, mas nós não seguimos mais (pessoas que fizeram nos disseram que não tem nada muito interessante para ver).

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Curtiram a dica do lugar?

Não deixem de curtir nossa página no face para acompanhar nossa viagem pelo mundo:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Hierve el Água – conheça e aprenda a chegar por conta própria (Oaxaca)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *