Explorando o Taman Negara por conta própria

A poucas horas de Kuala Lumpur está a reserva natural Taman Negara. As excursões para lá são um dos passeios mais populares pela Malásia, mas é possível visitá-lo por conta própria gastando bem menos!

Câmbio oficial (fev/2018)
1 real = 1,20 myr
1 dólar = 3,90 myr
1 euro = 4,82 myr

Reserva Natural Taman Negara
Reserva Natural Taman Negara

Esta floresta, com mais de 130 milhões de anos, é uma escapada ideal para aqueles que querem se afastar do agito da cidade grande e entrar em contato com a natureza. A possibilidade de acampar, ver macacos, nadar nos rios ou percorrer o maior circuito de arvorismo do mundo atrai turistas nacionais e estrangeiros. Isso para não falar de seus preços econômicos: a entrada custa menos que 1 real!

É muito comum que os hotéis e agências de Kuala Lumpur vendam excursões para lá. Nós preferimos ir por conta própria, e por dois motivos: um deles é a economia, claro. Mas o outro, não menos importante, é que estas excursões passam por estes “santuários” que exploram os elefantes em prol do turismo, atividade que somos totalmente contra.

Aqui damos todas as dicas de como chegar até lá!

Como chegar

A cidade base para conhecer o Taman Negara é Kuala Tahan. Desde Kuala Tahan é só pegar um barco para cruzar um rio (1 myr por pessoa) e já estará no parque. Os barcos saem o tempo todo e não precisa esperar encher. Para chegar a Kuala Tahan é preciso ir primeiro a Jerantut.

Taman Negara
Rio que separa Kuala Tahan de Taman Negara
  • Jerantut – Kuala Tahan

Há duas opções: de ônibus (7 myr, 1h30min). Os ônibus saem do terminal de Jerantut às 8h e às 15h, e voltam de Kuala Tahan às 10h e às 17h. É possível comprar a passagem na hora mesmo. A estrada é boa durante todo o caminho.

Outra opção é ir em barco. A passagem custa 55 myr e a viagem dura 2h30min. Os barcos saem aproximadamente de hora em hora do porto que está a 10km ao norte de Jerantut. Para chegar ao porto, as vans de excursão cobram 10 myrs (embora nos disseram que há transporte público por 1 myr).

Do terminal Pekeliling saem ônibus de Kuala Lumpur a Jerantut às 8h, 11h45min, 16h e 20h. A passagem custa 18,20 myr (nos feriados sobem para 20,20 myr). A viagem dura cerca de 3 horas.

De Jerantut para Kuala Lumpur, os horários são: 7h30min, 11h45min, 3h45min e 7h15min.

Convém comprar as passagens com antecedência, principalmente se estiver viajando em um feriado ou fim de semana. Você pode conferir a disponibilidade e reservar por aqui.

  • Desde Cameron Highlands

É comum as pessoas passarem por Cameron Highlands antes de seguirem para o Taman Negara. Desde a cidade de Tanah Rata (a base de Cameron Highlands) há ônibus por 55 myr para Jerantut, às 8h. As agências também vendem este trecho pelo valor de 60 myr, embora pesquisando nós encontramos uma por 45 myr (a agência onde compramos se chama Golden).

O transporte da agência leva até o porto. Se quiser seguir para o centro de Jerantut, avise o motorista que ele dá um jeito de te colocar de graça em alguma van que siga para lá.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hospedagem

Em Kuala Tahan há uma boa oferta de hospedagens, com camas em quartos compartilhados na faixa dos 30 myr por pessoa e quartos privados para casais a partir dos 60 myr. Também é possível acampar dentro do parque.

Se você quiser algo com melhor custo x benefício, pode se hospedar em Jerantut e fazer um bate-volta ao parque, seguindo no ônibus das 8h e voltando no das 17h. Em Jerantut há opções de mercados, restaurantes e hotéis econômicos.

Nós nos hospedamos no hotel Greenleaf, que está a uma pequena caminhada do terminal de ônibus. É um hotel bem simples, mas muito econômico: nosso quarto de casal, com ar condicionado, saiu por apenas 35 myr. As camas em quarto compartilhado custavam 15 myr por pessoa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Onde comer

Em Jerantut há opções de restaurantes simples com menus a partir de 5 myr. Em Kuala Tahan os valores são um pouco mais altos.

Dentro do parque não há restaurantes, mas você pode levar sanduíches para comer durante a trilha.

Preços

A entrada para o parque custa apenas 1 myr. Outros gastos opcionais são:

  • Uso de câmera fotográfica: 5 myr.

  • Entrada para o circuito de arvorismo: 5 myr.

  • Entrada para o Bumbun Tahan (uma torre para observação de animais): 5 myr.

Note que o passe para o arvorismo ou para a torre precisa ser comprado junto com a entrada do parque.

Teoricamente você pode entrar sem pagar e sem declarar a sua câmera, já que praticamente não há controle. Porém, logo na chegada há um aviso dizendo que a punição para aqueles que forem pegos com câmeras não declaradas ou que tenham entrado sem pagar é de 5 mil myr ou 2 anos de cadeia. Melhor não correr o risco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que levar

Dizem que é bom ir com calças compridas, pois há muitas sanguessugas no parque. Nós fomos de shorts e não vimos sanguessuga nenhuma. Talvez elas apareçam só quando chove.

É interessante levar repelente. Os mosquitos não chegam a ser um incômodo no parque, mas esta é uma zona com casos de malária, então é melhor se cuidar.

Conhecendo o Taman Negara

A reserva é bem grande e há circuitos lá dentro de até 9 dias. O circuito clássico pode ser percorrido facilmente em 1 dia. Praticamente todo este circuito é composto por passarelas, então você não precisa nem se preocupar com o tipo de calçado que vai usar. Também é bem fácil se localizar, pois há várias placas indicando o caminho. Se você for levar celular com GPS, o aplicativo maps.me tem todas as trilhas.

Mapa de Taman Negara
Mapa de Taman Negara

Os principais pontos de interesse são:

  • Canopy

Este é o circuito de arvorismo mais longo do mundo. Tem cerca de 530 metros de comprimento e chega a alturas de até 40 metros. Dá um pouco de medo, mas é bastante seguro, mesmo para crianças.

  • Bukit Teresek

É um pequeno cerro que oferece belas vistas de toda a reserva. A subida é cansativa, mas praticamente toda por escadas. Ao chegar ao primeiro mirante, você pode seguir mais uns 200 metros por uma trilha até um segundo mirante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Lubuk Simpon

É uma pequena praia de rio, onde você pode se banhar para se afastar do calor. A correnteza não é forte, mas é preciso tomar cuidado com o movimento dos barcos na parte mais funda. O camping fica perto deste rio.

Pelo caminho, fique atento ao barulho das árvores. Nós vimos macacos e alguns pássaros bem diferentes pelo caminho. Outros animais são mais difíceis de ver.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além destes passeios, é possível dar algumas voltas de barco pela região e até visitar uma tribo aborígene. As excursões de 1 dia a partir de Kuala Tahan saem na faixa dos 40 myrs.

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido as dicas deste lugar.

Para conhecer mais lugares bacanas pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *