Conhecendo Coro e os Médanos – uma cidade Patrimônio da UNESCO na Venezuela

Com uma das mais autênticas cidades coloniais que já conhecemos e um deserto encantador, Coro é um lugar que precisa estar no seu roteiro pela Venezuela!

Referência (dez/2016)
1 dólar = 3,35 reais
1 dólar = 2700 bolívares fuertes*

*No câmbio negro. A inflação e o aumento do dólar são praticamente diários na Venezuela.

Cidade de Coro - Patrimônio da UNESCO na Venezuela
Letreiro de Coro

Fundada em 1527, Coro é uma das primeiras cidades coloniais instaladas na América. É um dos poucos exemplos vivos da rica fusão entre as arquiteturas espanholas e alemãs, e por esse critério ganhou o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993, sendo o primeiro lugar a receber esta denominação na Venezuela.

Coro chegou a ser a capital administrativa da colônia, mas devido às incontáveis invasões de piratas, a capital acabou sendo deslocada para Caracas.

Hoje Coro é uma importante cidade venezuelana, porta de entrada para a Península de Paraguaná e parada obrigatória para quem quer visitar o Parque Nacional Médanos de Coro. Seu centro histórico é muito bonito e conservado, e conta com cerca de 600 edifícios históricos.

Centro histórico de Coro
Centro colonial de Coro

Chegando e saindo

De Coro há ônibus contantes para Valência, Mérida, Punto Fijo, Caracas e Maracaibo. É preciso pagar a taxa do terminal (60 bolívares) para poder embarcar.

Um ônibus para Valência sai na faixa de 2 mil (4 horas), e um para Mérida na faixa de 5 mil (14 horas).

Ruas coloniais de Coro
Tranquilas ruas de Coro

Hospedagem

Chegamos em Coro e vários hotéis estavam lotados. Não sabíamos bem a razão, mas acabamos tendo que ficar num dos mais chiques de lá – o Hotel Caribe. Apesar de ser um 3 estrelas e ter até piscina, a diária para um casal estava em 15 mil (algo como de 20 reais!). Acho que foi o hotel mais chique que já nos hospedamos até hoje, além de ser muito bem localizado.

Opções mais econômicas ficam na faixa dos 5 mil por pessoa. Procure hotéis próximos ao centro histórico, pois é a região mais bonita e segura da cidade.

Igreja colonial de Coro
Igreja colonial de Coro

Comida e bebida

Restaurantes mais econômicos estavam na faixa dos 2800 (algo como 1 dólar), e os mais chiques saíam na faixa dos 6 mil.

Trocar dinheiro

Se quiser trocar dólares por aqui, procure na rua o pessoal que oferece compra e venda de ouro. As lojas de roupas da av. Manaure também costumam comprar dólares.

Segurança

Durante o dia, Coro nos pareceu uma cidade bastante tranquila, inclusive para tirar fotos. Depois das 19h, porém, as ruas já ficam escuras e desertas. Pela noite é melhor andar de táxi (que são muito baratos).

Casas coloniais do centro de Coro
Centro Histórico de Coro

O que fazer em Coro?

  • Centro histórico

Com casas antigas e bem pintadas e ruas de pedra, o centro histórico de Coro nos pareceu um dos mais bonitos e autênticos que vimos até agora. Diferente da maioria das cidades coloniais por onde passamos, Coro não vive de turismo, o que a torna ainda mais especial. Sem dúvidas é digna do título de Patrimônio da Humanidade que recebeu da UNESCO!

Seu centro todo pode ser percorrido a pé durante uma tarde.

  • Parque Nacional Médanos de Coro

Este Parque Nacional protege as dunas de areia de Coro, um dos lugares turísticos mais famosos da região. Para chegar até lá, basta pegar um táxi, que vai cobrar na faixa de 1000 bolívares (combine para que o taxista venha te buscar depois).

Este deserto costumava oferecer passeios de buggie e a cavalo, mas agora estão proibidos por questões de preservação. É possível caminhar por ele por conta própria, mas é recomendável pedir para algum dos guardas te guiar, já que é fácil se perder.

Tanto a entrada no parque quanto o serviço de guia são gratuitos.

As dunas do Parque Nacional Médanos de Coro
Parque Nacional Médanos de Coro
Parque Nacional Médanos de Coro
Médanos de Coro

É isso pessoal! Espero que tenham curtido esta dica!

Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Conhecendo Coro e os Médanos – uma cidade Patrimônio da UNESCO na Venezuela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *