Conheça Caleta Vidal, um pequeno paraíso no litoral peruano

Pequena vila de pescadores, Caleta Vidal está, de pouco em pouco, mudando sua face para receber turistas que buscam um pouco de paz e tranquilidade em sua belíssima praia. Faça uma parada por aqui quando estiver viajando para o norte de Lima!

Caleta Vidal é um daqueles lugares secretos (o próprio nome “caleta” significa “escondido”) e paradisíacos, que ainda não foi dominado pelo turismo desenfreado. Nascida como uma vila de pescadores (e isso já data de muito antes da colonização espanhola), esta pequena praia, com águas limpas e ondas grandes, está aos poucos sendo descoberta por turistas, tanto peruanos quanto mochileiros que vêm de outros países conhecer o Peru.

Barcos de pescadores na praia de Caleta Vidal
Barcos de pescadores na praia de Caleta Vidal

Viemos parar em Caleta para conhecer as impressionantes Ruínas de Caral, e acabamos passando dois dias relexando por aqui. Ainda que estávamos viajando por aqui no inverno (ou seja, sem chance para banho de mar), adoramos conhecer este lugar!

Hospedagem

Caleta Vidal ainda está se adaptando ao turismo, e os hotéis na região estão aparecendo aos poucos.

Chegamos aqui por acaso, quando buscávamos um hotel que pudesse servir de base para explorar Caral e encontramos um chamado “Villa Caral” (http://peruvillacaral.com), em Caleta. Mandamos uma mensagem e fomos muito bem atendidos pelo dono Juan, que nos passou todas as informações que precisaríamos para fazer nosso passeio.

Hotel Villa Caral
Hotel Villa Caral

Chegando em Caleta, Daniel, o rapaz que cuida do hotel, foi não apenas nosso anfitrião, mas também nosso guia pela região. Ainda nos recebeu com um almoço surpresa! Pelo excelente atendimento, recomendamos o Villa Caral a todos que passarem por lá.

Pôr-do-sol no Pacífico, em Caleta Vidal
Pôr-do-sol no Pacífico

O que fazer

Para quem nunca ouviu falar, Caral foi a civilização mais antiga da América, e a segunda mais antiga do mundo, sendo precedida somente pela Babilônica. Antes mesmo dos egípcios, este povo já construía por aqui as primeiras pirâmides que cobririam nosso planeta.

Algumas pirâmides de Caral
Algumas pirâmides de Caral

O local ainda está em processo de escavação e restauração, mas já recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Está a uns 50 minutos de Caleta Vidal, e pode ser alcançado facilmente com excursão ou com transporte público. Leia tudo sobre as Ruínas de Caral aqui.

  • Cemitério pré-colonial

Por ser uma ótima zona de pesca, Caleta Vidal já abrigou pessoas de inúmeras civilizações ao longo da história. A prova disso está nas areias que a rodeiam: ossadas humanas, restos de roupas e peças de cerâmica com centenas de anos estão espalhadas por ali. O mais impressionante é que a região ainda não foi explorada: vários itens históricos, que podem valer alguns poucos milhares de dólares no mercado negro, estão expostos, esperando serem levados para algum museu.

Restos humanos e algumas relíquias encontrados nas dunas de Caleta Vidal
Restos humanos e algumas relíquias encontrados nas dunas de Caleta Vidal

Antes de chegarmos ao Peru, jamais imaginávamos que houvesse no mundo um lugar assim. É ou não é surpreendente?

  • Passeio pelas dunas

De cavalo, de buggie, de moto ou a pé – não importa. A paisagem desértica, contrastando com as águas do Pacífico, fazem um passeio pelas dunas ser uma experiência encantadora.

É fácil caminhar pelas areias que rodeiam Caleta e alcançar vistas impressionantes do mar. Se quiser um pouco mais de emoção, pode subir em um buggie ou em alguma moto e praticar sandboard.

Belas dunas de Caleta Vidal
Belas dunas de Caleta Vidal
  • A Praia

O que melhor para fazer em uma praia, se não aproveitar a praia? 🙂
As águas limpas de Caleta são convidativas para um banho de mar, logo depois de se deliciar com um excelente peixe frito pescado na hora.

Suas grandes ondas também fazem a práica de bodyboard ser muito apreciada no local.

Praia e falésias de Caleta Vidal
Praia e falésias de Caleta Vidal
Alguns condores em Caleta Vidal
Alguns condores em Caleta Vidal

Caleta Vidal

 

É isso pessoal! Gostaram da dica?
Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo e ficar por dentro dos lugares mais incríveis do nosso planeta, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Conheça Caleta Vidal, um pequeno paraíso no litoral peruano

  1. Hola Michele, Fabricio, los salida Juan Manuel de Hospedaje Villa Caral, les enviamos muchos saludos desde la Caleta Vidal, esperamos continúen su viaje de ensueño por todo el Mundo, desde aquí reciban nuestro aliento y fuerza para que se cumplan su ANHELO. Abrazos! Saludos de Daniel y Samantha Sam.

    1. Hola Juan, Daniel y Samantha!
      Espero que estean pasando muy bien, y muchas gracias por los saludos y por toda la ayuda que nos prestaran.
      Seguimos desfrutando de tu lindo país, ahora estamos en Iquitos conociendo la selva.
      Muchos exitos para ustedes!
      Saludos a todos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *