Como é o final da Grande Muralha da China?

Você sabia que a Muralha da China termina (ou começa) perto da fronteira com a Coreia do Norte? Nós fomos até Dandong conhecer o extremo desta Maravilha do Mundo.

Hushan Great Wall - o fim da Grande Muralha da China
Hushan Great Wall – o fim da Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China é uma série de fortificações erguidas no país para proteger o império chinês da invasão de outros povos, como os mongóis.

Apesar de a maioria absoluta dos turistas conhecer somente o trecho da muralha que está perto de Pequim, ela já se estendeu por mais de 21 mil quilômetros (se colocada em linha reta, daria metade da volta na Terra). Hoje, muito do que antes foi a Grande Muralha encontra-se em ruínas, mas há uma série de locais onde ela foi restaurada.

O ponto mais a leste desta muralha está na cidade de Dandong, a quase 700 km da capital, pertinho da fronteira com a Coreia do Norte. Ou seja, é aqui onde a muralha efetivamente termina (ou começa).

Cabeça do Dragão (onde se acreditava que a muralha terminava)

Por muito tempo se acreditou que o final da Grande Muralha era uma parte conhecida como “Cabeça do Dragão”. Aliás, se você já pesquisou sobre o assunto, é bem provável que tenha visto alguém afirmar que o final da Grande Muralha é assim:

Cabeça do Dragão
Cabeça do Dragão, onde se acreditava ser o ponto mais extremo da Muralha da China

Foram pesquisas recentes que descobriram que a muralha se estendia muito mais ao leste. Mas, como a “Cabeça do Dragão” já tinha esta fama e atraía bastantes turistas, os guias por lá continuam afirmando que é ali que a muralha termina. Como a muralha não tem uma forma contínua, mas se estende com vários ramos, os guias não estão de fato mentindo: ali é realmente o final de um pequeno ramo da muralha.

Cabeça do Tigre (onde a muralha realmente termina)

O final verdadeiro da Muralha da China tem esta cara:

Hushan Great Wall
Hushan Great Wall – o verdadeiro final da Muralha da China

Ela passa por cima de um pequeno cerro com formato de cabeça de tigre e finaliza no plano, pertinho do rio que separa a China da Coreia do Norte. Esta parte da muralha também é conhecida por “Hushan Great Wall”.

Apenas cerca de 1,2k m da muralha e doze torres de vigilância foi foram restaurados neste ponto, então não dá para você sair andando por ela até se perder. Mas a visita não deixa de ser interessante, já que bem poucos turistas vêm aqui. Em vários pontos você estará completamente sozinho na muralha.

Como chegar?

A muralha está a cerca de 12 km do centro de Dandong, e há ônibus para lá por apenas 5 yuan (menos de 1 dólar). Os ônibus saem de frente da estação de trens. É só perguntar para o pessoal que vão saber te indicar.

O ponto onde você vai descer, caso queira mostrar aos motoristas, é o “虎山头“.

Os ônibus saem nos seguintes horários:

6:50 – 7:30 – 8:35 – 9:50 – 10:50 – 12:00 – 14:20 – 16:30

Para voltar, é só pegar o mesmo ônibus em sentido contrário. Os horários são:

7:30 – 8:15 – 9:30 – 11:00 – 12:00 – 13:00 – 15:20 – 17:10

Dandong está a cerca de 15h de viagem de trem desde Pequim. Não faz muito sentido ir até lá, a não ser que você esteja fazendo uma longa viagem pela China ou pretenda conhecer também a Coreia do Norte. No nosso caso, fizemos o tour pela Coreia do Norte e, em vez de voltar para Pequim, passamos duas noites em Dandong para visitar a muralha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quanto custa?

A entrada para a muralha é de 60 yuan (na baixa temporada o preço cai para 55 yuan). Isso dá mais ou menos 9 dólares. É opcional pagar mais 10 yuan para visitar também o museu.

O passeio

O passeio pela muralha leva em torno de 2 horas (dá para fazer em bem menos tempo se você tiver um condicionamento físico bom).

Logo depois da entrada, você sobe para a muralha, e passa a caminhar em cima dela. A partir daí, a missão é cruzar o Cerro do Tigre. É uma subida bem íngreme e cansativa, mas dá para fazer inclusive com crianças. No caminho você passará por algumas torres de observação. Em quase todas é possível subir.

Uma vez terminada a subida, é hora de começar a descer para ver o final da muralha. Ela termina em uma pequena fortaleza, e sobre ela há alguns canhões. Infelizmente não é permitido entrar nesta fortaleza.

No final da caminhada pela muralha o caminho se bifurcava. Nós pegamos o caminho da direita, que terminava na fortaleza. Aparentemente, se seguir para a esquerda você chegará até a fronteira com a Coreia do Norte.

Chegando na fortaleza, você tem a opção de pegar uma van que te leva de volta à entrada por 10 yuan ou caminhar cerca de 20 minutos pela estrada. Se você gosta de sofrer, pode também voltar pela muralha, cruzando novamente o Cerro do Tigre.

Hushan Great Wall - o fim da Grande Muralha da China
O final definitivo da Grande Muralha

É isso, pessoal!

Aqui está um vídeo mostrando como foi passear nesta muralha:

Para mais dicas bacanas, acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *