Como chegar à casa onde Pablo Escobar morreu – Medellín

Achar o túmulo de Pablo Escobar foi fácil, mas achar o local onde ele foi morto pela polícia deu mais trabalho – algumas ruas mudaram de nome e não há muita informação na Internet. Mas, por fim, chegamos lá, e aqui contamos para vocês como fazer!

No dia 2 de dezembro de 1993, durante uma grande operação da polícia colombiana e da CIA, o traficante mais emblemático da história foi baleado enquanto tentava escapar pelos telhados em um bairro de classe média de Medellín.

Registro da morte de Pablo Escobar, em 1993
Registro da morte de Pablo Escobar, em 1993

De lá para cá, quase tudo mudou: tanto a casa onde ele caiu morto quanto as casas vizinhas já mudaram completamente de arquitetura. Os próprios endereços já não são os mesmos.

Na Internet aparecia muita informação desencontrada: endereços que não existiam mais, fotos em vários lugares diferentes, etc.

Foi somente depois de muita pesquisa e de percorrer várias ruas usando o Google Maps é que descobrimos o endereço supostamente correto. Chegando lá, os vários carros de filmagem da Netflix confirmaram que estávamos realmente no local certo.

Equipe de filmagem da Netflix na vizinhança onde morreu Pablo Escobar
Equipe de filmagem da Netflix na vizinhança onde morreu Pablo Escobar

Chegando ao endereço onde Pablo Escobar morreu

O endereço mais preciso do local é: Calle 45g, #45D 94.

Para quem não está acostumado com os endereços na Colômbia, fica na rua calle 45g, na quadra entre a Carrera 49a e a Calle 45d.

Para chegar até lá, basta seguir de metrô até a estação Floresta, e de lá caminhar cerca de 10 minutos até o endereço indicado. O mapa a seguir mostra o caminho:

Mapa para chegar ao endereço onde Pablo Escobar morreu.
Mapa para chegar ao endereço onde Pablo Escobar morreu.

O local exato da morte é bem complicado de identificar. Praticamente todas as casas da região mudaram suas fachadas, e algumas já nem existem mais.

Os tours indicam o local da morte como sendo esta casa de três andares (que é a casa do endereço que passamos acima):

Local onde supostamente foi a morte de Pablo Escobar
Local onde supostamente foi a morte de Pablo Escobar

Um leitor do nosso blog que mora em Medellín e tem parentes nesta vizinhança nos indicou que o local exato da morte foi entre esta casa e a que estava no terreno ao lado, onde está o muro pichado.

Supostamente, Escobar estava escondido na casa que não existe mais, e tentou subir ao telhado da casa de três andares para fugir. Neste momento, sofreu um disparo e caiu novamente sobre o telhado de sua casa.

Depois disso, esta casa foi colocada à venda, mas nunca foi comprada. Abandonada, acabou sendo invadida e virando lar de moradores de rua. Algum tempo depois foi derrubada, e jamais foi reerguida.

No meio da pichação é possível encontrar escrito “R.I.P. Pablo” (Descanse em paz, Pablo).

RIP Pablo - pichação no muro da casa onde morreu Pablo Escobar
Detalhe na pichação – RIP Pablo
Representação da morte de Pablo Escobar pelo artista colombiano Fernando Botero
Representação da morte de Pablo Escobar pelo artista colombiano Fernando Botero

É isso pessoal, esperamos que tenham gostado da dica!

Leiam também nosso post contando mais sobre a história do traficante, assim como lugares de interesse dele em Medellín clicando aqui.

Para conhecer tudo o que Medellín tem a oferecer, assim como dicas de hospedagens e mais fotos, leia aqui nosso post  completo de lá!

Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

5 comentários sobre “Como chegar à casa onde Pablo Escobar morreu – Medellín

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *