Cameron Highlands – conhecendo as plantações de chá sem gastar nada

Quer conhecer as famosas plantações de chá da Malásia, mas não está a fim de gastar com tours? Aqui ensinamos a fazer por conta própria!

Câmbio oficial (fev/2018)
1 real = 1,20 myr
1 dólar = 3,90 myr
1 euro = 4,82 myr

Cameron Highlands
No meio da plantação de chá

Este post vai ser curto: a região de Cameron Highlands possui diversas opções de tours e trekkings, mas seu grande atrativo são as plantações de chá. Nós não tínhamos certeza se era possível vê-las sem gastar com entradas ou excursões, mas fomos até lá e descobrimos que sim (e que é bem fácil inclusive).

Há várias fazendas destinadas à plantação de chá e café, e estes campos formam bonitas paisagens que se estendem a perder de vista pelas montanhas. Se você contratar um tour, visitará várias delas, e talvez seja incluída alguma explicação adicional e uma xícara de chá de cortesia. Mas se você, assim como nós, é mão de vaca e prefere economizar o dinheiro do tour para gastá-lo em cerveja mais tarde, aqui vão nossas dicas!

Cameron Highlands
Mirante da plantação de chá

Tanah Rata

A cidade base para ver as plantações de chá é a pequena Tanah Rata. Esta cidade possui clima agradável, fresco de dia e frio pela noite, e é bastante preparada para receber turistas. Na rua principal há restaurantes e cafés de todos os tipos e que vendem tanto comida oriental quanto ocidental. Os pratos nos lugares mais simples custam a partir de 5 myr.

Há também várias opções de hospedagens, das mais chiques às mais simples. Como é um destino também apreciado pela população local, é comum os preços subirem nos fins de semana ou feriados.

Nós pegamos o hotel Camlodge, que era bem no centro e econômico (fique atento a promoções no Booking). O quarto de casal com ventilador, TV e banheiro privado com ducha quente (não precisa ar condicionado, pois o clima é fresco) saiu por 55 myr. Não tem cozinha, mas oferecem água fria para beber e quente para fazer chá, café ou noodles. Se quiser se hospedar nele ou buscar outras opções em Tanah Rata, pode fazer a busca e a reserva por aqui.

Mucuvinha em Cameron Highlands
Mucuvinha em Cameron Highlands

Chegando e saindo

Tanah Rata possui ônibus frequentes de/para Kuala Lumpur por 35,40 myr. A viagem leva em torno de 3 horas. De Kuala Lumpur os ônibus saem do terminal TBS. Se quiser consultar os horários dos ônibus ou comprar a passagem pela internet, pode fazer por aqui.

Outro destino comum para quem está em Tanah Rata é seguir para a reserva natural Taman Negara. É possível ir de ônibus/van para Jerantut (a partir de 45 myr, 3h) e de Jerantut pegar um ônibus para Taman Negara (7 myr, 1h30min). Outra opção é contratar o transfer completo com uma agência direto para o Taman Negara (na faixa de 80 myr; faz uma parte do trecho em barco).

Visitando uma plantação de chá sem gastar nada

A maioria das plantações de chá fica longe, o que obriga os turistas a contratarem um tour ou alugarem uma moto (o transporte público é praticamente inexistente para estes lugares).

Mas tem uma, na estrada que vai para Ringlet (se você estiver vindo de Kuala Lumpur, vai passar por ela), que é possível chegar a pé e é grátis para visitar. Ela está a uns 50 minutos de caminhada do centro de Tanah Rata, e aparece no Google Maps com o nome de “Casa de Chá Cameron Valley”. Se não quiser caminhar, é muito fácil conseguir carona por aqui (nos ofereceram mesmo sem estarmos pedindo).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta plantação fica ao lado de uma casa de chá, e da casa de chá é possível descer uma escada e ir até um mirante  no meio da plantação. O acesso ao mirante é grátis, e você nem precisa consumir nada para ir até lá. Mesmo assim, recomendamos passar a casa de chá e seguir mais uns 50 metros pela estrada, que é de onde se tem a melhor vista.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Se quiser fazer algo com mais comodidade e visitar outras atrações da região, pode contratar um tour em Tanah Rata. Não faltam agências por lá, e é possível contratar tudo na hora mesmo, sem precisar fazer reserva antes nem nada.

Não deixe de curtir nossa página no face para acompanhar nossa viagem pelo mundo:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Cameron Highlands – conhecendo as plantações de chá sem gastar nada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *