Visitando os Chocolate Hills de Bohol (Filipinas) em transporte público

Vai conhecer a ilha de Bohol? As Colinas de Chocolate são um passeio imperdível, e você pode fazer tudo usando transporte público e gastando menos de 15 reais.

Câmbio oficial (janeiro/2018)
1 real = 15, 40 pesos filipinos
1 dólar = 49,80 pesos filipinos
1 euro = 59,90 pesos filipinos

As colinas de chocolate em Bohol, Filipinas
As colinas de chocolate

Os Chocolate Hills, ou Colinas de Chocolate, são impressionantes formações geológicas existentes no interior da Ilha de Bohol, nas Filipinas. Tratam-se de mais de 1000 colinas quase idênticas, de formato redondo e cônico.

O origem destes cerros divide a opinião de estudiosos: alguns acreditam tratar-se do acúmulo de depósitos de corais moldados pelo vento e pela chuva ao longo dos anos, enquanto outros defendem tratar-se do resultado de erupções vulcânicas. Sem uma versão oficial, ficamos com a lenda local, que é a mais legal: dizem tratar-se das lágrimas de um gigante imortal chamado Arogo, derramadas por conta da morte de sua amada.

Seja lá qual for a origem verdadeira, uma coisa é certa: você não pode deixar de visitá-las!

Chocolate Hills, Bohol
Chocolate Hills, Bohol

Como chegar?

Há diversas excursões para as colinas de chocolate, mas você pode chegar lá facilmente usando transporte público. Desde a cidade de Tagbilaran saem ônibus frequentes para Carmen. Basta pegar qualquer um destes ônibus e pedir para descer no Chocolate Hills. A passagem custa 55 pesos (menos de 4 reais) e a viagem demora quase 2 horas.

Os ônibus saem do terminal que está ao lado do shopping Island City Mall (mapa abaixo).

Terminal de onde saem os ônibus para o Chocolate Hills

Outra opção é combinar este passeio com o Santuário dos Társios. Para isso, Pegue um jeepney do lado de fora deste terminal que vá para Sikatuna e peça para descer no santuário (20 pesos, 30 min). Depois de passear por lá, pegue outro jeepney no mesmo sentido que vá até Loboc (20 pesos, 30 min). Desde Loboc é só pegar o primeiro ônibus que suba até Carmen (30 pesos, 1 hora).

Entrada

A entrada para o mirador do Chocolate Hills custa 50 pesos (pouco mais que 3 reais).

O passeio

Pouco antes de chegar às colinas você passará por uma bonita e densa floresta, que serve de abrigo a uns poucos társios selvagens que ainda sobrevivem na ilha.

Passando a floresta, você logo começará a ver os morros perfeitos surgindo no meio das plantações de arroz. O conjunto da paisagem com as casinhas simples é muito bonito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Avançando mais alguns minutos você chegará à entrada do mirante. Ali há alguns restaurantes simples e lojas que vendem lembrancinhas bem baratas (uma camiseta de adulto sai por 99 pesos – menos de 10 reais). A partir de então é preciso caminhar uns 20 minutos morro acima por uma estrada asfaltada, ou então negociar com algum motoqueiro para que ele te leve.

Chegando ao centro de visitantes você já terá uma bonita vista das montanhas. Para chegar ao mirante mais alto é preciso subir uma escadaria de uns 250 degraus.

Uma das vantagens de ir sem tour é que você pegará o mirante praticamente vazio. Quando chegamos, estava lotado. Então o guia chamou o pessoal de seu grupo para ir embora e ficou praticamente vazio. Quando estávamos indo embora, outro tour chegou, enchendo novamente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Curtiram a dica deste lugar?

Para conhecer mais lugares bacanas pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Visitando os Chocolate Hills de Bohol (Filipinas) em transporte público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *