Rio Secreto, em Playa del Carmen – uma aventura pelo submundo maia!

Este passeio, ao estilo National Geographic (e por que não dizer Indiana Jones?), é uma das melhores experiências da Riviera Maia. Não deixe de percorrer suas grutas de puro cristal e se banhar em suas águas sagradas!

Câmbio oficial (agosto/2017)
1 real = 5,60 pesos mexicanos
1 dólar = 17,80 pesos mexicanos

Explorando as grutas do Rio Secreto
Explorando as grutas do Rio Secreto

Segundo a crença maia, no começo era tudo água e escuridão. Então brotou a árvore da vida, e de seus inúmeros ramos saíram os deuses, as pessoas e os animais. E a base desta árvore está no infra-mundo, onde tudo permanece água e escuridão.

E, neste passeio exclusivo, você mergulhará neste infra-mundo, um lugar sagrado para esta civilização tão enigmática e espetacular. Além das belezas naturais, o passeio guiado de trará muita informação sobre a história e a geologia do local.

Curtiu? Então não perca!

Como chegar

A Reserva Rio Secreto está a apenas 15 minutos de Playa del Carmen em van. Para chegar lá, basta pegar qualquer van que siga para Tulum (saem da calle 2) e pedir para descer na entrada do parque. A passagem custa 25 pesos mexicanos (algo como 5 reais).

Se quiser mais comodidade ou estiver em Cancún, também é possível contratar o serviço de transporte disponibilizado por eles.

Grutas do Rio Secreto, México

Horário

Os tours guiados acontecem diariamente, nos horários de 9h, 10h, 11h, 12h e 13h. É bom chegar com meia-hora de antecedência para ver um vídeo e fazer os preparativos necessários.

Crianças

Apesar de ser um tour de aventura, é possível sim realizá-lo com crianças a partir de 4 anos, já que é dado todo o material de segurança e os guias são muito bem treinados.

Valores

  • Adultos: 79 dólares
  • Adultos PLUS (inclui rapel, bicicleta e uma outra gruta): 99 dólares
  • Crianças (4-12 anos): 39,50 dólares
  • Adultos residentes na região: 450 pesos mexicanos.

Este valor inclui o tour guiado, equipamento completo (capacete, lanterna, roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas e bastão de caminhada) e um almoço ao estilo buffet livre. O passeio completo dura quase 4 horas.

Para mais informações e consultar os valores com transporte incluído, veja o site deles:

www.riosecretomexico.com.mx

Rio Secreto, México
Olha a cor desta água

O que levar?

Não precisa levar nada. Eles dão tudo, inclusive as toalhas para você poder tomar um banho depois do passeio.

Em todo caso, se tiver com câmeras, bolsa, carteira ou mochila, eles fornecem um locker (gratuito) para que você guarde suas coisas. Nas grutas não é permitido entrar com nada além da roupa fornecida (há um fotógrafo profissional que acompanha, caso você queira comprar algumas fotos no final do passeio).

O tour

Nós chegamos ao Rio Secreto às 12h30min. Esperamos uns 10 minutos e então começaram a formar os grupos de quem iria fazer o tour em espanhol e de quem iria fazer em inglês. Nós escolhemos fazer em espanhol, e demos sorte de que nossa guia (Paola) também falava português.

Com a nossa guia Paola

Assistimos um breve vídeo contando a história do lugar e então seguimos de van alguns poucos quilômetros selva adentro, onde estavam as entradas para as grutas. Ali havia banheiros e um locker para deixarmos nossas coisas.

Vestimos nossos equipamentos, encontramos com nossa guia e seguimos uma pequena trilha em meio ao bosque tropical até uma das entradas das grutas (se der sorte, pode ver alguns animais neste caminho). O legal é que, apesar de haver bastante gente visitando, há também várias entradas, por isso cada grupo faz o tour praticamente sozinho.

Como este é um lugar sagrado para os maias, é preciso pedir autorização aos deuses antes de entrar. Por isso, ali há um xamã, que faz um pequeno ritual de entrada.

Permissão recebida dos deuses, começamos nosso caminho.

Rio Secreto, México
Ritual para conseguir permissão dos deuses maias

Lá dentro, você esquece do tempo. É tudo tão escuro e tão calmo que não dá pra ter noção se é manhã, tarde ou noite. O relógio nos indicou que ficamos mais de duas horas, mas pareceu ter durado bem menos.

O caminho é feito partes caminhando, partes flutuando na água (não precisa saber nadar, pois o colete salva-vidas não permite que você afunde). Durante o percurso, a Paola (nossa guia) nos deu várias informações, tanto sobre os maias quanto sobre as formações da caverna. Um dos conhecimentos mais legais é que a resposta para o enigmático fim da civilização maia pode estar naquelas cavernas: como as estalactites (estas pontas que descem do teto) se formam de maneira diferente nas estações de chuva e de seca, os pesquisadores puderam ver através delas que houve um período de mais de 100 anos de seca. Isso pode ter levado ao colapso dos maias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de ver uma paisagem mais bonita que a outra, terminamos nosso passeio com um merecido buffet livre, que incluía até um prato muito parecido com a nossa feijoada.

Fomos pegar o ônibus de volta para Playa del Carmen pouco antes das 17h.

É isso pessoal! Curtiram o passeio? Leiam mais coisas legais para fazer em Playa del Carmen aqui.

Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

9 comentários sobre “Rio Secreto, em Playa del Carmen – uma aventura pelo submundo maia!

    1. Este lugar é espetacular mesmo, e pra ajudar as fotos ainda são tiradas por fotógrafos profissionais!
      O Mucuvinha falou que está achando o México muito chato, porque todos os passeios são na água! 😀

      Beijos!!!

  1. Olá, vou em janeiro para cancun e amei esse passeio!!
    as fotos com o fotógrafo são caras ? sabe o valor?
    nós vamos alugar um carro! é tranquilo para ir de carro até lá?

    1. Olá Louise!
      O CD com todas as fotos do fotógrafo é 100 dólares. Ou, se quiser comprar as fotos separado, se não me engano sai 20 dólares cada uma.
      No final do passeio você pode ver todas as fotos, e decidir se quer comprar tudo ou só uma delas.
      É bem tranquilo de ir em carro alugado sim, a entrada do Rio Secreto é bem indicada, e tem estacionamento e tudo.
      Tenho certeza que vão adorar o passeio! 🙂
      Boa viagem!!!

    1. Valeu Lucas!!
      Dá pra ir tranquilo sim, o passeio inclui colete e tudo mais, e não é preciso mergulhar nem nada. No nosso grupo, quase ninguém sabia nadar! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *