Visitando o Parque Explora – um passeio imperdível de Medellín

De todos os passeios que fizemos em Medellín, este foi, sem dúvidas, o mais divertido. O Explora é um parque de ciências, com vários jogos para divertir e ensinar tanto crianças quanto adultos. Não perca!

Câmbio oficial (outubro/2016)
1 real = 910 pesos colombianos

Um pouco de ilusão de ótica no Parque Explora
Um pouco de ilusão de ótica no Parque Explora

Dentre os passeios imperdíveis de Medellín, está o Parque Explora (http://www.parqueexplora.org/), um imenso parque de diversões científico que ajuda crianças e adultos a entenderem melhor de física, biologia e várias outras ciências, através de jogos e brincadeiras interativas. Acabamos passando mais de 4 horas lá dentro, e nos sentimos como se tivéssemos voltado aos 8 anos!

Quando visitar Medellín, não perca!

Como chegar ao Parque Explora

O parque está em frente à estação de metrô Universidad, pertinho do Jardim Botânico. Uma boa opção é combinar estes dois passeios no mesmo dia!

Túnel do tempo no Parque Explora
Michele entrando no túnel do tempo

Quanto custa?

A entrada, que dá acesso a todas as atrações do parque, custa 23 mil pesos colombianos. Crianças com menos de 1,10m não pagam.

Horário

O horário de funcionamento é das 8h30min às 17h30min durante a semana, e das 10h às 18h nos sábados e domingos.

Reserve pelo menos umas 4h para passear por lá!

Conhecendo o parque

Logo na entrada já há um parquinho, com vários jogos para se divertir com jogos de física. Acho que a ideia era que fosse voltado para crianças, mas vimos vários adultos aproveitando para se divertir por lá. Nós, obviamente, participamos da brincadeira!

Seguindo mais adiante você entra em um aquário, provavelmente o aquário mais bonito e mais bem cuidado que já vimos em nossas vidas. Há diversos tipos de peixes, dos mais diversos tamanhos (inclusive um peixe elétrico), arraias e tartarugas.

Na sequência se entra em um serpentário, tão bem cuidado e tão legal quanto o aquário. Dentre os animais daqui, destacam-se a temível anaconda, e diversas espécies de répteis e anfíbios exóticos.

Aquário do Parque Explora
Aquário do Parque Explora
Espécie rara de anfíbio do Parque Explora
Espécie rara de anfíbio no serpentário.

Depois fomos para a sala que achamos a mais impressionante de todas: a sala da mente. Aqui tem vários jogos que brincam com o cérebro, como esta sala que deixa uma pessoa maior que a outra, algumas brincadeiras para perder o equilíbrio, etc. Praticamente todas aqueles posts do facebook do tipo “qual círculo é maior?”, “olhe atentamente para o ponto X e depois para a parede”, “os quadrados são da mesma cor?” estão disponíveis e explicados aqui.

 

A sala seguinte é a da física: se você não curtia esta matéria na escola, talvez o parque faça você mudar de opinião. Há diversos jogos, principalmente de ótica e força, para despertar o interesse nas pessoas.

O mais legal é que cada sala é cheia de funcionários, com bastante conhecimento no assunto, que vão te ajudar a entender melhor cada experimento.

Como um complemento da de física está a sala do tempo: ela ajuda a entender melhor essa parte tão incompreendida da física. Pode não ser a mais interessante para as crianças, mas os adultos com certeza vão adorar.

Além destas, todo o tempo há atividades e experimentos específicos. Os horários e os locais são avisados pelos alto-falantes, mas infelizmente não conseguimos participar de nenhum, pois estávamos tão entretidos com os outros jogos…

Tudo bem, fica para uma próxima vez!

Brincando de radialista.
Brincando de radialista.
Jogos de física do Parque Explora
Sala com jogos de física
Voltando à infância
Voltando à infância
Um dos vários jogos do parque.
Um dos vários jogos do parque.
Área externa, para a diversão das crianças.
Área externa, para a diversão das crianças.

É isso pessoal! Esperamos que tenham curtido esta dica.

Para acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Um comentário sobre “Visitando o Parque Explora – um passeio imperdível de Medellín

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *