Visitando as enormes pedras de Los Estoraques – Colômbia

Lugar pouquíssimo conhecido pelo turismo, a “Área Natural Única Los Estoraques” está no caminho de quem pensa em mochilar pela região do Norte de Santander, entre Bogotá e o caribe. Aqui mostramos como é e ensinamos a chegar lá!

Los Estoraques
Los Estoraques

Com uma área de apenas 6km², a região de Los Estoraques é uma das menores áreas protegidas da Colômbia. Um pouco afastado das principais rotas turísticas do país, este lugar recebe pouquíssimos visitantes por dia. O bom disso é que ele permanece bem preservado, e você poderá recorrê-lo tranquilamente, sem ter que disputá-lo com centenas de outros turistas.

Este parque conta com grandes e únicas formações desérticas, criadas pelo trabalho do vento e da erosão por milhares de anos.

Seu nome se dá por conta de uma planta que existia na região, chamada “istoraque”. Infelizmente, devido ao seu uso indiscriminado na medicina e na perfumaria, esta planta já não existe mais por ali.

Michele caminhando por "Los Estoraques"
Michele caminhando por “Los Estoraques”

Como chegar a Los Estoraques?

Chegar à região de Los Estoraques não é difícil, mas requer alguma paciência. Primeiramente é preciso chegar à cidade de Aguachica (a maioria dos ônibus entre Bogotá e Santa Marta param lá). De Aguachica é preciso pegar um transporte até Ocaña. Este transporte pode ser feito em van ou táxi compartido, e ambos custam 14 mil pesos. Pegue o que estiver mais perto de encher. Esta viagem, apesar da curta distância, pode demorar mais de 1h por conta da infinidade de curvas e obras na estrada.

Em Ocaña, peça para descer na praça principal. A partir dali, caminhe 2 quadras até chegar ao local onde saem os transportes para La Playa de Belén (no mesmo esquema: ônibus e van, e custam 6 mil). A viagem de Ocaña até La Playa dura cerca de 1 hora.

La Playa é uma cidade colonial minúscula, e a partir de sua praça principal até Los Estoraques é possível seguir caminhando. A distância é de aproximadamente 600 metros.

Se você vem da Venezuela por Cúcuta, há ônibus de Cúcuta até Ocaña por 37 mil pesos, e a viagem dura quase 5 horas.

Entrando nos labirintos de Los Estoraques
Entrando nos labirintos de Los Estoraques

Hospedagem

Para conhecer Los Estoraques há duas opções: hospedar-se na pequena cidade de La Playa ou ficar em Ocaña e fazer um bate-volta de 1 dia.

Nós optamos por ficar em Ocaña, já que esta cidade é bem maior e oferece maiores opções de restaurantes e mercados. Conseguimos um hotel a 1 quadra da praça principal por 35 mil, em um quarto matrimonial com banheiro privado (ducha de água fria) e TV.

Los Estoraques
Los Estoraques

O passeio

Chegamos a Los Estoraques pouco antes das 13h. Havia uma bilheteria no local, mas estava fechada (não sabemos se não estão mais cobrando ou se estavam almoçando, mas como estávamos no horário permitido para a visitação, entramos).

Havia também uma placa no local indicando que era preciso de guia para visitar o parque, mas como não encontramos nenhum guia por ali, seguimos por nossa conta mesmo.

De fato, o caminho não é tão bem marcado, mas com atenção é possível seguir sozinho sem problemas. Há alguns pontos de interesse no recorrido, que estão indicados com placas. Fique atento para não perdê-los!

Chegando a Los Estoraques
Chegando a Los Estoraques

Todo o recorrido pelo parque, caminhando com calma e tirando fotos tranquilamente, demora em torno de 1h30min.

Além do Los Estoraques, a pequena cidade de La Playa também vale a visita. Com praticamente todas as casas impecáveis, bem restauradas e pintadas de branco, esta é mais uma das belas cidades coloniais da Colômbia, com a diferença que esta é bastante autêntica, já que não vive do turismo.

Bela cidade de La Playa de Belén
Bela cidade de La Playa de Belén

É isso pessoal! Curtiram a dica?

Para seguir acompanhando nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Visitando as enormes pedras de Los Estoraques – Colômbia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *