Montañita – Tudo sobre a Ibiza do Equador

Belas praias, surfe, baleias, baladas que viram a noite, música de rua e lugares para relaxar: não importa o que você procure, esta pequena praia equatoriana tem de tudo!

Referência (agosto/2016)
1 dólar = 3,25 reais

Montañita já foi conhecida como a “Ibiza da América do Sul”. Talvez esta comparação seja um pouco exagerada, mas é fato que esta antiga vila de pescadores hoje atrai turistas do mundo inteiro por suas festas, baladas e belas praias – ótimas para o surfe.

Se o seu negócio é mais relaxar, não tem problema: afaste-se umas poucas quadras do centro e tudo o que você ouvirá pela noite serão os sapos coachando. Pegue sua cerveja gelada, um prato de ceviche e esqueça do mundo enquanto admira as águas azuis do Pacífico!

O calçadão de Montañita
O calçadão de Montañita

Conhecendo Montañita

Com poucas ruas asfaltadas, Montañita é uma praia pequena. Possui um centrinho com umas 6 quadras bem badaladas, onde estão as discotecas, os bares e os principais restaurantes, disputados por turistas do mundo inteiro e moradores locais que seguem seu ritmo de vida tranquilo.

Afastando-se alguns metros, o agito já dá lugar à tranquilidade, fazendo de Montañita também um ótimo destino para quem quer relaxar.

Por aqui pode esquecer carro, táxi ou ônibus: tudo o que você precisa é de um par de chinelos confortáveis para percorrer todo o lugar!

A praia de Montañita
A praia de Montañita

Hospedagem

Apesar de ser uma praia famosa, hospedagens em Montañita são econômicas.

Não importa se você busca agito ou tranquilidade: recomendamos ficar um pouco afastado da zona central. Assim, além de ser mais econômico, você poderá dormir à noite (ou de dia, se preferir). Um ótimo lugar para procurar é para os lados de Tigrillos (uma rua que sobe para o outro lado da estrada).

Uma cama em um quarto compartilhado sai na faixa de $5 a $6 dólares por pessoa. Um quarto matrimonial privado custa na faixa de $10 a $15 dólares (no centro espere pagar acima de $30).

Há campings a partir de $2 dólares por pessoa.

Uma ótima dica é o Hotel Tu Ventura (https://www.facebook.com/Hotel-ecologico-tu-ventura-en-montañita-ecuador-922931667821246/?fref=ts). Um quarto matrimonial com banheiro privado sai entre $12 e $15; oferece cozinha, wi-fi, duchas com água quente (isso é raridade em Montañita) e está em um lugar tranquilo, a poucos metros do centro.

Nós chegamos para ficar uns poucos dias, mas acabamos alugando o quarto por duas semanas (nos fizeram 15 dias por apenas $60 para duas pessoas!).

Belísismo hotel Tu Ventura, onde passamos nossas "férias"!
Belísismo hotel Tu Ventura, onde passamos nossas “férias”!

Restaurantes

Os restaurantes mais econômicos de Montañita servem pratos muito bons por $3 dólares. Opções com frutos do mar ou comidas mais sofisticadas podem ficar entre $4 e $10 dólares.

Não precisa procurar muito: no centro há opções para todos os gostos (e bolsos).

Centrinho de Montañita. De dia, uma tranquilidade...
Centrinho de Montañita. De dia, uma tranquilidade…

Bares, bebidas e baladas

Uma garrafa de Brahma ou Pilsener de 600ml no mercado, gelada, custa entre $1,25 e $1,50, dependendo do mercado e da hora (se levar o casco ganha 25 centavos de desconto). Mercados na Tigrillos são mais baratos.

Os bares e baladas costumam vender 3 cervejas por $6, ou 2 tragos (caipirinha, mojito, cuba libre…) por $6.

As baladas geralmente não cobram a entrada de mulheres (exceção em feriados), e a dos homens costuma ficar entre $5 e $10. Nas quintas costuma haver baladas em que as mulheres, além de entrarem de graça, ainda podem beber gratuitamente das 22h às 24h.

Montañita vibrante pela noite!
Montañita vibrante pela noite!

Drogas

A polícia costuma fazer vista grossa, e o consumo da maconha está praticamente liberado em Montañita.

Outras drogas também é possível conseguir, mas recomendamos cautela, principalmente para mulheres que viajam sozinhas. Casos de mulheres que são abusadas depois de ficarem “muito loucas” infelizmente acontecem.

Wi-fi

Montañita oferece wi-fi gratuito em todo o centro e também na praia. Praticamente todos os hotéis e campings também oferecem acesso à Internet.

Segurança

Montañita é uma praia bastante segura, mesmo de madrugada, e assaltos são raríssimos. Há que tomar cuidado com batedores de carteira quando as ruas estiverem muito movimentadas.

No caso das mulheres, principalmente, há que cuidar com pessoas que possam querer tirar proveito de seu estado de embriaguez. Estes casos infelizmente acontecem em lugares onde há muita festa…

Iguana em Montañita
Quando passar perto do lago fique atento às iguanas que vivem por ali!

Chegando e saindo

Um ônibus de/para Guayaquil custa 6 dólares, e o trajeto dura pouco mais de 3 horas.

Nós conseguimos fazer este trajeto facilmente de carona. Seguir de uma praia para outra, porém, nos pareceu bastante difícil de carona, e tivemos que pegar ônibus algumas vezes.

Um ônibus de Montañita até Puerto Lopez custa $2,50 por um trajeto de 45 minutos.

O que fazer em Montañita?

Além de curtir a praia, você também pode aproveitar para alugar uma prancha (e até ter aulas de surfe, se não souber surfar), fazer parapente, tirolesa, etc.

Outros lugares imperdíveis na região são:

Se chegar em Montañita na temporada de baleias (junho a setembro), não deixe de fazer este passeio. Nós fizemos o tour com a Millon Service (https://www.facebook.com/MillonService), o mais econômico e que ofereceu um passeio excelente.

Imensa cauda da baleia para fora d'água
Avistando baleias perto de Montañita

Leia tudo sobre este tour aqui.

Los Frailes

Localizada dentro do Parque Nacional Machalilla, Los Frailes é provavelmente a praia mais bonita do Equador depois das de Galápagos. Na temporada também é possível avistar baleias por ali.

Um ônibus de Montañita até lá custa $3 e leva pouco menos de 1 hora.

A entrada é gratuita, e o parque fica aberto até às 16h.

Leia mais sobre Los Frailes aqui.

Praia vizinha de Los Frailes, vista do mirador. Para quem quer tranquilidade, esta é bem mais deserta.
Praia de Los Frailes, no Parque Nacional Machalilla!

 

É isso pessoal! Espero que tenham curtido o lugar onde escolhemos para tirar uns dias de “férias” enquanto viajamos 😀

Para mais dicas de lugares bacanas e acompanhar a nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:

www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Montañita – Tudo sobre a Ibiza do Equador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *