Tirando o visto para Brunei em Kuching (Malásia)

Está viajando pelo sudeste asiático e quer dar um pulo em Brunei? Aqui ensinamos a forma mais fácil de tirar o visto para este país.

Câmbio oficial (março/2018)
1 real = 1,21 myr
1 dólar = 3,90 myr
1 euro = 4,85 myr

Brunei é um país pequeno (toda a sua população não chega a 500 mil habitantes), rico e governado por um sultão. Ocupa um pedacinho minúsculo da ilha de Bornéu, no sudeste asiático. O restante desta ilha é dividido entre Malásia e Indonésia.

Mapa de Brunei
Mapa de Brunei

Brasileiros que querem visitar Brunei precisam tirar o visto antecipado em alguma embaixada ou consulado. Aqui ensinamos como tirar na Malásia, mais especificamente na cidade de Kuching, na ilha do Bornéu. As informações devem servir também para qualquer outra embaixada ou consulado.

Consulado de Brunei

Brunei possui consulados em Kuala Lumpur, Kuching e Kota Kinabalu. Para quem está no Bornéu e pretende visitar Brunei de ônibus, o mais fácil é tirar o visto em Kuching (ou em Kota Kinabalu, caso você esteja viajando do leste para o oeste). O procedimento para tirar o visto em qualquer consulado é o mesmo.

As informações atualizadas, tais como horário de atendimento, telefone e e-mail do consulado de Kuching, podem ser obtidos no site: https://www.embassypages.com/missions/embassy4557.

O endereço do consulado onde tiramos nosso visto em Kuching é o seguinte:

Mapa do consulado de Brunei em Kuching
Mapa do consulado de Brunei em Kuching

O escritório do consulado fica dentro de um hotel. Incluímos no mapa também um local onde você pode tirar cópias dos documentos mais barato (a maioria dos lugares em Kuching queriam cobrar 2 myrs – quase 2 reais – por página! Aqui conseguimos por 20 centavos).

Os documentos necessários

Nós passamos no consulado e eles nos entregaram um formulário para preenchermos e a lista de outros documentos que precisávamos. Se você quiser agilizar, coloquei abaixo o link onde você pode baixar e imprimir este formulário:

formulario visto Brunei

Além do formulário preenchido, é preciso entregar o seguinte:

  • 2 fotos (embora só usaram uma) no tamanho padrão de passaporte (fizemos em Kuching por 13 myrs – 3 fotos);

  • Uma carta dizendo o motivo da sua viagem para Brunei. Nós escrevemos a carta a mão, mas colocamos o modelo aqui para você ter uma ideia: Modelo Carta Visto.txt.

  • Uma xerox da página principal do passaporte (aquela onde está a sua foto) e outra da página onde tem o carimbo de entrada na Malásia;

  • Cópia da reserva do hotel ou carta-convite de alguém (nós apresentamos uma reserva do AirBnb e aceitaram);

  • Passagem de entrada e saída no país (nós fomos de ônibus e saímos de ferry. Explicamos melhor abaixo);

  • Última fatura do cartão de crédito ou extrato bancário dos últimos 3 meses (imprimimos o extrato pelo site do Internet Banking).

Se você tiver dúvidas, pode passar no consulado e conversar com eles (o pessoal que atende é bem simpático). Também pode mandar um e-mail que eles costumam responder rapidamente. O e-mail deles é: kuching.malaysia@mfa.gov.bn.

Alguns de nossos documentos (como os extratos bancários) estavam em português, mas não tivemos nenhum problema por conta disso.

Se você estiver viajando em casal, é preciso preencher um formulário para cada um, mas pode entregar uma só carta em nome dos dois, assim como apenas uma reserva em um quarto duplo de hotel.

Ah, nós não somos casados, mas preferimos marcar o estado civil como “married” para evitar problemas. Afinal, Brunei é um país muçulmano e conservador, e talvez não vissem com bons olhos duas pessoas não casadas compartilhando uma cama de casal em um hotel.

Visto de Brunei
O visto de Brunei

Custo

O visto custa 55 MYR (algo como 46 reais) para somente uma entrada ou 85 MYR (70 reais) para múltiplas entradas. A validade é de 3 meses.

Você paga na hora que estiver submetendo os documentos para o visto. Melhor levar dinheiro trocado.

Horário de atendimento

O horário para submeter o pedido do visto é das 8h30min às 11h30min.

Para recolher o visto é das 14h às 15h30min.

Demora

O visto leva 3 dias úteis para ficar pronto, contando o dia em que você deixou os documentos. Ou seja, se você fizer o pedido na segunda-feira, deverá ter tudo pronto na quarta-feira pela tarde (não esqueça de conferir se não há feriados na semana).

Passagens de entrada e saída

A maioria das informações que encontramos na internet eram de pessoas que entravam e saíam de Brunei de avião. Como tínhamos a intenção de ir de ônibus e sair de ferry, ficamos um pouco perdidos. Mas é tranquilo: você pode comprar a passagem de entrada e saída pelo site http://www.easybook.com. A confirmação da passagem deste site é aceita pelo consulado.

No nosso caso, apresentamos uma passagem de Miri para Brunei (entrada) e um ferry de Brunei para a ilha de Labuan (saída). Não foi preciso apresentar passagem de Kuching para Miri ou de Labuan para Kota Kinabalu.

Note que é possível seguir para Kota Kinabalu de ônibus, mas isso significaria voltar para a Malásia, entrar novamente em um pequeno território de Brunei e então entrar novamente na Malásia. Além da chatice de fazer várias imigrações e perder várias páginas do passaporte com carimbos, ainda precisaria pegar um visto de múltiplas entradas para Brunei (já que você entraria oficialmente duas vezes no país). Melhor pegar o ferry mesmo.

Saída de Brunei
Mapa da saída de Brunei para Kota Kinabalu

É isso, pessoal! Não deixem de conhecer Brunei!

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Tirando o visto para Brunei em Kuching (Malásia)

  1. Pessoal muito legal o blog de vcs, venho acompanhando já algum tempo e adoro o estilo que vcs abordam as viagens, principalmente por irem a países mais alternativos e sempre serem super detalhistas quando aos gastos e as dicas.Meus sinceros parabéns quanto mais países diferentes melhor.
    Minha pergunta é vi o roteiro inicial de vcs e até então ao chegar aos EUA vcs iriam para Africa ou Europa não lembro, o que alterou esse caminho qual foi a ideia que fez vcs olharem pro outro lado e irem para as Filipinas?
    Um abraço acompanho sempre vcs!

    1. Olá, Fabio! Muito obrigado!
      Nós acabamos invertendo o nosso roteiro por questões financeiras. Precisaríamos comprar um carro para cruzar os EUA, e pelo que vimos a África é um continente bem caro. Decidimos viajar primeiro pelos países baratos, assim o dinheiro rende um pouco mais na poupança e temos mais tempo para escrever postagens e colocar mais fotos para vender. Nossa esperança é chegar nos lados mais caros com mais dinheiro entrando, assim podemos viajar mais tranquilamente por lá.

      Abraços e obrigado por nos acompanhar!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *