San Cristóbal de las Casas – conheça uma das cidades mais agradáveis do México

Não tem como visitar San Cristóbal de las Casas e não se encantar: sua bela arquitetura colonial, seu ambiente ao mesmo tempo tranquilo e vibrante e sua rica cultura indígena formam uma combinação perfeita!

Câmbio oficial (outubro/2017)
1 real = 5,85 pesos mexicanos
1 dólar = 18,50 pesos mexicanos

Igreja central de San Cristóbal de las Casas
Igreja central de San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas é uma pequena e agradável cidade colonial, localizada no estado de Chiapas, próximo à fronteira com a Guatemala. Seu clima fresco e agradável (ainda que as constantes chuvas possam atrapalhar alguns passeios) e seus preços bastante econômicos agradam a todos os viajantes que passam por aqui. Além disso, a forte cultura indígena presente na região torna a viagem muito enriquecedora.

Se você é daqueles que prefere apreciar uma boa gastronomia enquanto bebe uma cerveja ou um vinho, não se preocupe: suas peatonais estão repletas de restaurantes para todos os gostos.

Prefere ver natureza? Tudo bem: a região está cercada de belas cascatas, cânions e lagoas para você se divertir!

Mucuvinha em San Cristóbal de las Casas
Mucuvinha em San Cristóbal de las Casas

Como chegar?

Geralmente quem vem a San Cristóbal de las Casas chega da Guatemala ou de Palenque. Desde aqui, é comum seguir para Oaxaca ou Puerto Escondido. Aqui seguem alguns custos de passagem:

  • Palenque – San Cristóbal: há dois caminhos: um deles é seguir no ônibus da ADO, em uma viagem que demora quase 10 horas. O preço normal da passagem é 300 pesos, embora seja possível conseguir pela metade deste valor comprando com antecedência.
    Outro caminho possível é seguir em van até Ocosingo (80 pesos, 2h30min), e de Ocosingo outra para San Cristóbal (65 pesos, 2h).
    O motivo de a van ser mais rápida e mais econômica que a ADO é porque elas vão por uma outra estrada mais curta. A ADO evita esta estrada porque ela passa por regiões autônomas indígenas, e às vezes há cobrança de uma especie de “pedágio”. Conosco não aconteceu, mas escutamos outros viajantes que tiveram que desembolsar 50 pesos nessa brincadeira.

  • San Cristóbal – Puerto Escondido: A opção é viajar pela ADO: a viagem dura pouco mais de 12 horas e a passagem fica na faixa dos 700 pesos. Comprando adiantado é possível conseguir por pouco menos de 500.

  • San Cristóbal – Cidade do México: A viagem dura cerca de 15 horas. Os ônibus da ADO ficam entre 600 e 1000 pesos (dependendo da antecedência que você comprar). Porém, se você pedir passagem de ônibus econômico (segunda linha), consegue por 450. Nós viemos nesse, e são bastante confortáveis até, embora os assentos não inclinem tanto.

Em San Cristóbal há dois terminais: o das vans e o da ADO. A partir do da ADO é possível chegar ao centro caminhando uns 7 minutos.

O terminal de vans é bem afastado. O ideal é pegar um ônibus municipal que leve ao centro (7 pesos a passagem).

Para conferir outros valores, consulte diretamente no site da ADO: www.ado.com.mx

Peatonal turística de San Cristóbal de las Casas
Peatonal turística

Onde se hospedar?

A cidade de San Cristóbal é pequena, assim que você consegue caminhar para qualquer lugar sem problemas. O ideal é se hospedar o mais próximo possível do centro.

Há hotéis e hostels bastante econômicos na cidade. Na rua 5 de Mayo e arredores há hostels onde a cama em quarto compartilhado custa 130 pesos. Se busca um hotel simples, um quarto privado para um casal sai na faixa de 300 pesos.

Uma opção boa e econômica é usar o AirBnb: nós conseguimos um quarto privado de casal por 200 pesos. A casa ficava a uns 10 minutos de caminhada do centro. O dono é bem bacana e um dia até fez um churrasco para nós.

Comendo um churrasco mexicano com Aris, nosso anfitrião do AirBnb

Se quiser ficar lá, o link da casa é este:

https://www.airbnb.com.br/users/show/136488875

Se você nunca usou o AirBnb, pegue um bônus de 100 reais aqui.

Comer e beber

San Cristóbal de las Casas está repleto de restaurantes turísticos. Nas peatonais Miguel Hidalgo, Real de Guadalupe e 20 de noviembre estão os principais. Espere gastar o equivalente a algo entre 20 e 30 reais em um almoço por aí.

Se busca algo mais econômico, é só se afastar um pouco destas ruas principais. Nós almoçávamos uma parrillada para duas pessoas em uma taqueria simples por 80 pesos (uns 15 reais).

A parrillada que comíamos por 80 pesos.

Se quiser beber em casa/no hotel, as cervejas de 1,2 litros são vendidas por 32 pesos. É comum terem promoção de 3 por 2 ou 2 por 50.

Lembre-se que no México é ilegal beber na rua.

O que fazer?

O ideal de San Cristóbal é apenas curtir sua beleza colonial, sua boa gastronomia e comprar artesanatos baratos. Não deixe de ir na feira que está em frente à Igreja de Santo Domingo. É pequena, mas bastante interessante.

Outro passeio bacana é subir o cerro, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade (é fácil encontrar este cerro: está pertinho do centro, e tem uma grande bandeira do México no topo).

Feirinha de artesanatos de San Cristóbal de las Casas
Feirinha de artesanatos de San Cristóbal

Arredores

Talvez mais interessante que San Cristóbal em si sejam os arredores da cidade, onde a cultura indígena está ainda mais forte.

San Juan Chamula é uma cidade indígena autônoma. Todo domingo ocorre uma feira bem grande por aí, onde o escambo ainda é praticado. Esta feira é mais voltada aos indígenas que aos turistas, o que a torna ainda mais interessante e autêntica.

Melhor que a feira é a igreja da cidade: os rituais praticados em seu interior sofreram tanto a influência da cultura indígena que já nem é mais possível dizer que esta igreja é católica. Esta foi, sem dúvidas, a igreja mais interessante que já visitamos até hoje.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se quiser saber mais sobre ela, leia nosso post completo aqui.

Oventic é o coração do movimento zapatista do EZLN, que veio à tona em 1994, reivindicando direitos dos indígenas. Esta cidade é autônoma e vive suas próprias leis, baseadas no socialismo e no comunismo. Se você se interessa por política e economia (independente se é simpatizante da esquerda ou não), vale a pena visitar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia todos os detalhes da nossa visita aqui.

  • Cânion de Sumidero

Em San Cristóbal, praticamente todas as agências de turismo vendem tours para este lugar. O preço fica na faixa dos 300 pesos.

Nós não fizemos este passeio por conta das fortes chuvas, mas todas as pessoas que conhecemos que fizeram dizem que vale a pena.

 

É isso pessoal! Espero que tenham curtido a dica deste lugar!

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *